Como controlar vários computadores com apenas um mouse e um teclado

1 min de leitura
Imagem de: Como controlar vários computadores com apenas um mouse e um teclado

(Fonte da imagem: iStock)

Se você já teve que utilizar dois computadores diferentes ao mesmo tempo, provavelmente sabe como isso pode ser um verdadeiro inferno: mover o mouse de um tentando controlar o outro e executar um comando no teclado errado são apenas alguns dos problemas.

Por isso, o Tecmundo preparou um passo a passo para que você nunca mais precise sofrer com essa confusão novamente, controlando todos os computadores através de um único mouse e teclado.

Pré-requisitos

  • ShareMouse

Como fazer

Antes de começar a utilizar o aplicativo, você deve antes se certificar que todos os computadores estão conectados em uma mesma rede. Se isso já estiver certo, siga em frente.

O passo seguinte é instalar o programa em todos os computadores que vão ser controlados. Aqui, é importante ficar atento: certos antivírus podem identificar o ShareMouse como um spyware, devido à forma como ele funciona. Por isso, lembre-se de permitir o aplicativo como uma exceção.

Neste ponto, o sistema de controle já deve estar funcionando. Se você desejar, ainda é possível acessar o menu “Settings”, para, por exemplo, inserir uma tecla de salto entre as telas.

Com tudo configurado, você vai poder alternar entre os computadores com facilidade: basta mover o mouse em direção à outra tela para controlá-lo. Com isso, também é possível copiar arquivos de um sistema ao outro, simplesmente arrastando-o até o outro monitor.

Livre, mas nem tanto

É importante avisar que o ShareMouse é livre apenas em situações específicas. Quebrando certas regras, o aplicativo muda automaticamente para sua versão demonstrativa. Para mantê-lo grátis, siga os itens descritos abaixo:

  • O programa pode ser usado em até dois computadores;
  • O programa pode ser usado em até dois monitores;
  • O aplicativo não deve estar operando em um sistema de servidores;
  • Não devem haver controladores de domínio na rede local;
  • Não devem ser utilizados programas profissionais, como Photoshop, AutoCAD, 3Ds Max e outros;
  • Você não deve receber compensações financeiras em seu computador.

Embora seja necessário ficar atento para não ter problemas, a maioria das pessoas nunca vai precisar se preocupar com isso. Assim, tudo que resta a fazer é aproveitar as vantagens do aplicativo.

Fonte: ghacks.net

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.