Windows 8: como criar um CD de recuperação

3 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como criar um CD de recuperação

Como todo software, os sistemas operacionais também estão sujeitos a falhas repentinas. A diferença é que, quando o problema está no SO, as chances de você perder os arquivos pessoais são maiores. É por isso que os sistemas possuem o recurso de recuperação, o qual tem como objetivo restaurar os arquivos corrompidos e fazer com que tudo volte a funcionar normalmente.

No Windows, há a recuperação automática do sistema caso algo não saia como o esperado, mas nem sempre ela funciona da forma como deveria. Por isso, criar um disco de segurança é importante. O Tecmundo já abordou esse assunto e mostrou todos os passos para criar uma mídia bootável para restaurar o Windows 7.

Agora é a vez do Windows 8. Confira abaixo todos os passos necessários para criar uma mídia ou um pendrive de recuperação para o novo sistema operacional da Microsoft.

Você vai precisar de...

Para executar os passos descritos abaixo, você precisa ter em mãos uma mídia de CD ou DVD em branco ou um pendrive. Caso o computador que você queira arrumar não esteja iniciando, é possível criar o disco de recuperação a partir de outra máquina, desde que a versão do Windows 8 que ela esteja utilizando seja a mesma do seu PC (32 ou 64-bits).

O passo a passo

CD/DVD

1) Acesse a Charms Bar do Windows 8, posicionando o mouse no canto inferior direito da tela ou por meio do atalho “Tecla do Windows + C”.

2) Clique na opção “Control Panel”.

3) Na janela que abrir, selecione a opção “Large icons”, que pode ser encontrada em “View by”.

4) Agora, localize o item “Recovery” e o execute, clicando duas vezes sobre ele.

5) Na tela seguinte, selecione a opção “Advanced tools” e, em seguida, clique em “Create a recovery drive”.

6) O assistente de criação será mostrado na tela. Pressione o botão “Next” e aguarde alguns instantes.

7) O próximo passo é clicar na opção “Create a system repair disc with a CD or DVD instead”.

8) Insira a mídia em branco no drive de CD/DVD e selecione a unidade correspondente no campo “Drive” exibido na tela.

9) Para finalizar, clique em “Create disc” e aguarde até o processo de criação do disco ser finalizado. Uma mensagem é mostrada na tela quando a tarefa for concluída.

Agora que você já criou o disco de recuperação, já pode utilizá-lo para arrumar o computador. É só iniciar a máquina com a mídia dentro do drive correspondente e seguir os passos descritos pelo assistente do sistema operacional.

Pelo pendrive

O processo para criar um pendrive de recuperação é bem parecido com aquele utilizado para as mídias.

1) Acesse a Charms Bar do Windows 8, posicionando o mouse no canto inferior direito da tela ou por meio do atalho “Tecla do Windows + C”.

2) Clique na opção “Control Panel”.

3) Na janela que abrir, selecione a opção “Large icons”, que pode ser vista em “View by”.

4) Agora, localize o item “Recovery” e o execute, clicando duas vezes sobre ele.

5) Na tela seguinte, selecione a opção “Advanced tools”, clicando em “Create a recovery drive” logo em seguida.

6) O assistente de criação será mostrado. Com o pendrive conectado ao computador, pressione o botão “Next” e aguarde alguns instantes.

7) A próxima janela mostra uma lista com todos os dispositivos móveis conectados à máquina. Selecione o pendrive desejado e clique em “Next” para dar continuidade ao processo.

8) Um alerta é exibido na tela, avisando que todos os dados do pendrive serão apagados permanentemente. Caso tenha certeza que selecionou o dispositivo correto, pressione o botão “Create”.

9) Agora, é só esperar até que a criação do disco de recuperação seja finalizada. Ao final do processo, clique em “Finish” para encerrar a atividade e ejetar o pendrive da máquina a fim de utilizá-lo no PC com problema.

Como o pendrive criado é bootável, você não precisa se preocupar em configurar a BIOS para que a inicialização da máquina seja feita pelo dispositivo USB. É só conectar o periférico no computador e seguir os passos descritos pelo assistente da Microsoft.

.....

Mesmo que o Windows 8 esteja funcionando perfeitamente em seu computador, é sempre bom ter um disco de recuperação pronto. Assim, caso aconteça algum problema, você não precisa ficar preocupado e correr atrás das ferramentas necessárias, bastando inserir o CD ou DVD no drive e recuperar o sistema.

Para conhecer outras ferramentas de recuperação do computador, não deixe de acessar o artigo “O PC deu pau? Este guia vai fazê-lo voltar a funcionar”. Dessa forma, você fica por dentro das soluções que podem ser utilizadas quando a sua máquina apresentar algum problema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.