Android: como gerenciar arquivos

1 min de leitura
Imagem de: Android: como gerenciar arquivos

Quanto maior é o número de aplicativos que você utiliza, maior é o número de pastas criadas no seu aparelho. Quando há integração com fotos, arquivos de áudio e vídeo, em muitos casos os apps optam por criar áreas próprias para armazenar o conteúdo, relativas ao seu uso.

Existem diversos aplicativos destinados ao gerenciamento de arquivos no Android. No Baixaki, você encontra uma série deles, mas uma das opções mais populares e interessantes é o ES File Explorer. Leve e gratuito, o aplicativo fornece uma das maneiras mais inteligentes de organizar conteúdos no seu smartphone ou tablet.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Conhecendo a interface

Depois de instalar o aplicativo, clique sobre ele para acessá-lo. Logo na tela inicial, são listadas todas as pastas disponíveis no Android. Clique sobre uma delas para ter acesso ao conteúdo e, posteriormente, no botão de retorno para voltar à lista.

Barra de tarefas

A barra de tarefas do app disponibiliza uma série de funções. É possível ter acesso rápido às pastas mais importantes, bastando para isso adicioná-las ao seu grupo de conteúdos favoritos. O botão “MultiSeleção” habilita a possibilidade de copiar mais de um arquivo por vez.

Outras funções incluem “Pesquisa”, para que você possa buscar uma pasta ou arquivo específico; “App Manager”, para o gerenciamento de aplicativos; e “Lista”, para que você possa criar listas personalizadas de conteúdo.

Transferindo conteúdo

Para mover conteúdo dentro das pastas, tudo o que você precisa fazer é manter o dedo pressionado sobre um arquivo específico. Fazendo isso por alguns segundos, um novo menu surge na tela, listando opções como “copiar”, “colar”, “renomear”, “deletar”, “criar atalho”, “enviar” ou “verificar propriedades”.

Acessando tudo

O ES File atua tanto nos repositórios locais do aparelho como nas pastas do cartão de memória SD, partições compartilhadas por rede LAN, documentos de servidores FTP ou seções de aparelhos conectados por meio da tecnologia Bluetooth.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.