VLC Media Player: como converter arquivos para outros formatos

1 min de leitura
Imagem de: VLC Media Player: como converter arquivos para outros formatos

O VLC Media Player é um dos programas mais conhecidos de sua categoria. Muitos o têm como o principal player multimídia no computador, especialmente por ele ser de código aberto e ter compatibilidade com os formatos de áudio e vídeo utilizados atualmente, além de ler DVDs, VCDs e até discos Blu-ray.

No entanto, poucos sabem de outra funcionalidade do VLC que pode ser bastante útil: este software também atua como um conversor. Assim, ele proporciona à pessoa a praticidade de ter um único programa que lê e converte arquivos, além de não exigir comandos complexos — como pode ser conferido no passo a passo a seguir.

Pré-requisitos

VLC Media Player

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Convertendo arquivos

O primeiro passo no processo de conversão de arquivos consiste em clicar no tópico “Mídia” — ícone localizado no menu superior do programa — e, em seguida, selecionar “Converter/Salvar”. Essa opção também pode ser acessada pelo atalho “Control+R”.


Na janela “Abrir Mídia”, você deve clicar primeiramente no botão “Adicionar” para escolher o arquivo que será convertido. Depois, basta selecionar “Converter/Salvar”.


No último passo para a conversão, você deverá escolher o destino do arquivo em seu computador (basta clicar em “Procurar”), decidir no campo “Perfil” o formato para o qual o documento será convertido e, por fim, clicar em "Iniciar" — botão localizado na parte inferior da janela.


O tempo do processo de conversão varia para cada arquivo, dependendo do tamanho original. Trata-se de algo simples que faz com que o VLC Media Player proporcione uma das maneiras mais fáceis para converter arquivos em formatos básicos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.