Como adicionar jogos externos ao Steam

1 min de leitura
Imagem de: Como adicionar jogos externos ao Steam

Muitas pessoas não sabem, mas é possível adicionar um game ao Steam mesmo que você não o tenha comprado da loja virtual da Valve. Assim, o aplicativo pode se tornar a central de jogos de seu PC.

A mídia que você utilizou não faz diferença alguma. Seja ela física ou digital, tudo que importa é que o jogo esteja instalado em seu computador. Depois disso, basta seguir alguns passos simples.

Como fazer

A ferramenta que você deve usar para isso está visível o tempo todo em seu Steam, mas você provavelmente nunca deu atenção para ela: a função “Add a game...”, localizada no canto inferior esquerdo da janela. Tudo que você precisa fazer é clicar no botão e, no menu que é aberto, escolher a opção “Add a Non-Steam Game...”.

Fazendo isso, uma nova janela é aberta, contendo uma lista com todos os aplicativos instalados em seu computador. Aqui não há segredo algum: é só selecionar os itens que você deseja adicionar ao Steam e clicar em “Add selected programs” (1).

Caso o game que você procura não esteja ali, também é possível clicar no botão “Browse” (2) para fazer uma busca manual pelo executável do jogo. É um pouco mais trabalhoso, mas funciona.

Ampliar

Se você seguiu todos os passos corretamente, o game adicionado agora faz parte da biblioteca de seu Steam. Infelizmente, não há como ter acesso às vantagens que você teria se tivesse feito a compra do jogo diretamente pela loja virtual da Valve, como os achievements, as novidades e o suporte da empresa.

Central de entretenimento

Ampliar

Talvez você já tenha percebido enquanto escolhia os games a serem colocados na lista do Steam, mas o fato é que o programa não se limita apenas a ter suporte a jogos. Qualquer software pode ser adicionado à sua biblioteca, seguindo os passos descritos anteriormente. Por isso, você pode transformar a loja virtual em um gerenciador de aplicativos de todo o tipo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.