Como bloquear sites sem instalar programas

Aprenda a usar as ferramentas do sistema para impedir que uma página seja aberta.
  • Visualizações722.395 visualizações
Por Paulo Guilherme em 19 de Abril de 2012

Como bloquear sites sem instalar programas (Fonte da imagem: iStock)

Ter controle sobre as páginas que abrem e fecham em seu computador é mais fácil do que parece. E, para isso, não é preciso nenhum tipo de programa especial. Basta que você siga alguns passos simples.

Como fazer

Para conseguir bloquear um site, você deve, primeiro, acessar um arquivo do sistema chamado “hosts”. Você pode chegar até ele de duas maneiras diferentes:

  • Abrindo a ferramenta “Executar” do computador (pressione as teclas Windows+R) e, no campo em branco, inserindo o texto “notepad %windir%\system32\drivers\etc\hosts” (sem aspas);
  • Encontrando o arquivo “hosts” na pasta do Windows. Seu local-padrão é C:\Windows\System32\Drivers\Etc.

Agora, abra o arquivo como um bloco de notas e crie uma nova linha no fim do texto. Nela, você deve inserir o código “127.0.0.x”, seguido do endereço do site que você deseja bloquear. Mas aqui há um fator importante: o “x” do código acima precisa ser substituído por um número, que nunca pode ser igual ao de outro item da lista.

Como bloquear sites sem instalar programasAmpliar

Seguindo o processo corretamente, você vai ter algo semelhante à imagem acima. Se tudo estiver certo, resta apenas salvar o arquivo e reiniciar seu navegador.

Dessa forma, sempre que alguém tentar abrir uma página bloqueada, seu navegador vai apenas exibir uma tela em branco. Não há qualquer tipo de aviso de erro ou mensagem do computador; o site simplesmente não é carregado. Para permitir que o endereço abra novamente, é só apagar o item correspondente da lista.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!