Como ler na web sem usar as mãos

1 min de leitura
Imagem de: Como ler na web sem usar as mãos

Ler uma página na internet pode ser uma tarefa fácil para a maioria de nós. Mas para pessoas com necessidades especiais, o simples manusear do mouse ou do teclado pode se tornar um grande obstáculo. Além disso, há sempre um malabarista de plantão que tenta ler as notícias do Tecmundo enquanto arremessa quatro ou cinco laranjas para o alto, alternadamente.

Seja qual for o cenário, nós temos a solução: HandsFread, uma ferramenta que possibilita o rolar automático de páginas web. Para utilizá-la, basta acessar a página do serviço e seguir as instruções abaixo. Apesar de não existir dedo algum girando o scroll do mouse, você logo perceberá que o software pode ser uma verdadeira “mão na roda”.

Configurando o HandsFread

Depois de carregar o site, você deve configurar o intervalo de tempo que deve ser usado para a rolagem (Scroll Interval) e, junto com ele, a quantidade de pixels que será deslizada tela acima (Scroll Increment):

Ajuste a velocidade de rolagem ideal para sua leitura (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Caso você não esteja certo sobre a configuração, clique em “Preview” para ter uma ideia de como será executada a rolagem. Se a configuração agradar aos seus olhos, basta então prosseguir com a instalação do bookmarklet, isso é, um pequeno programa que funciona a partir da barra de favoritos de um navegador web, como se fosse apenas mais uma de suas páginas favoritas.

Arraste, solte e... Voilà!

Depois de instalado, basta clicar sobre o bookmarklet para utilizá-lo (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A instalação não poderia ser mais simples. Depois de ajustar as configurações, basta clicar sobre o botão “HandsFread” e arrastá-lo para a um espaço livre da barra de favoritos do seu navegador. Depois disso, para finalmente usar o recurso do bookmarklet, basta carregar um artigo qualquer na internet e, em seguida, clicar sobre o link “HandsFread”, na janela do web browser usado por você.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.