Como voltar para o Facebook antigo

4 min de leitura
Imagem de: Como voltar para o Facebook antigo

A interface do Facebook sofreu uma grande transformação há alguns meses e, como já era de se esperar, o novo visual não agradou a todos que acessam a rede social. Não é incomum encontrar pessoas reclamando que os recursos do serviço ficaram muito escondidos e confusos, dificultando a comunicação com os amigos.

Se você também não ficou muito feliz com as mudanças que a rede social de Zuckerberg trouxe, saiba que é possível voltar ao visual antigo do Facebook. Instalando alguns complementos para navegadores como o Google Chrome e o Firefox, é possível visualizar as opções do serviço como antes.

Vale lembrar que as alterações não estão ligadas diretamente à rede social, mas ao navegador utilizado para acessar o serviço. Por isso, ao mudar de navegador ou utilizar outro computador para acessar o Facebook, a aparência volta ao estilo novo. Além disso, os demais usuários verão o seu perfil com a Timeline.

Você vai precisar de...

Para fazer as mudanças, é preciso ter um pouco de paciência, uma conta no Facebook, é claro, e uma série de complementos para o navegador que você utiliza. Não é preciso instalar todas as extensões apresentadas abaixo. Você pode selecionar apenas aquela que altera uma opção na aparência do Facebook que realmente incomoda e deixar o restante como está.

Todos os apps são instalados exatamente da mesma maneira. Ao acessar o link para download, você será redirecionado para a página da Chrome Web Store. Clique em “Adicionar ao Chrome” para baixar a extensão no seu navegador e pressione o botão “Instalar” para implementá-la.

Tudo em  um

Existe um complemento muito interessante, que permite modificar diversas opções do Facebook utilizando apenas uma ferramenta. Entre os ajustes feitos pela extensão estão a reativação do modo “normal” de ver as fotos, a volta do antigo chat, o retorno da timeline cronológica e temas para deixar o seu perfil mais original.

Algumas ferramentas do Social Fixer adicionam funcionalidades ao serviço de Zuckerberg, como a colocação de um botão especial para marcar um item como lido ou esconder as mensagens que ainda não foram vistas. São dezenas de funcionalidades para você explorar e personalizar o modo com o qual o Facebook exibe o seu conteúdo.

O Social Fixer possui versões para o Chrome, Firefox, Safari e Opera. Utilize os links abaixo para baixar a edição do complemento referente ao navegador que você utiliza.

Vamos por partes

O fim dos anúncios

A extensão Facebook Classic é uma mão na roda para quem não gostou da grande quantidade de propaganda colocada na coluna mais à direita da interface do Facebook. O complemento não permite nenhum tipo de configuração, mas faz uma limpa nos links patrocinados, deixando o visual mais limpo.

Para o Firefox, o complemento responsável por fazer a faxina nas propagandas é o Facebook Ticker Removal. O funcionamento das duas extensões é exatamente o mesmo: basta instalar o app e abrir o Facebook para conferir as mudanças.

Fotos como antigamente

A visualização de imagens também mudou bastante com o emprego da nova interface do Facebook, fazendo com que as figuras agora sejam mostradas em uma espécie de pop-up. O Revert FB Photo Viewer ajuda bastante na hora de ter a exibição das fotos do modo antigo.

O complemento deixa de lado a forma mais teatral de mostrar as figuras e traz de volta os botões “Próximo” e “Anterior” na tela, para você navegar pelas fotos. No navegador da Raposa, quem faz com que as imagens sejam exibidas do jeito antigo é o Facebook Photo Theater Killer.

O chat de volta

Um dos elementos que mais rendeu discussões quando o Facebook adotou o novo visual foi o chat, que passou a mostrar na lista mesmo os contatos que não estavam online. Por isso existe o Get Back Old Facebook Chat. Com ele, apenas quem está navegando pela rede social e disponível para conversar é mostrado na janela do bate-papo.

Tidy Facebook Chat é quem garante essa funcionalidade no Firefox. Nenhuma das extensões permite personalizar outras opções, mas facilitam bastante na hora de encontrar seus amigos em meio à lista de contatos.

A volta do botão “Comentar”

Quem fica um pouco perdido sem o botão “Comentar” na janela de comentários do Facebook pode parar de se preocupar com isso. O Facebook Comment Fixer devolve essa opção à rede social e torna a vida mais simples para quem estava acostumado a usar o mouse para enviar suas ponderações a respeito de algum assunto.

No Firefox, é o aplicativo F.B. Purity a extensão responsável por devolver o botão “Comentar” para a tela do Facebook.

Sem mais perguntas

Que as pessoas sejam curiosas para saber um pouco mais sobre você é normal. Mas ficar recebendo questões sem sentido dos seus amigos acaba perdendo a graça depois de algum tempo; e foi exatamente o que aconteceu com o recurso de fazer perguntas que o Facebook oferece.

Para inibir a exibição dos questionários enviados pelos seus amigos, é bom utilizar o Kill Facebook Questions. Embora o complemento não bloqueie definitivamente o envio dessas perguntas, ele ajuda a esconder as notificações, deixando a interface bem mais limpa. A alternativa para o Firefox é o F.B. Purity.

.....

Com apenas algumas extensões, você pode ter o visual do seu Facebook próximo ao que era antes das mudanças feitas há alguns meses pela equipe do serviço. E você, leitor, o que mais incomoda na nova interface da rede social?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.