Windows: Como fazer o ponto de restauração ocupar menos espaço

2 min de leitura
Imagem de: Windows: Como fazer o ponto de restauração ocupar menos espaço

A importância dos pontos de restauração é extremamente alta, principalmente quando você quer retomar as configurações de um ponto exato, caso o seu computador tenha apresentado algum problema.

Porém, apesar de extremamente úteis, os pontos de restauração acumulam muitas gravações de dados que costumam ocupar um espaço grande em disco. De vez em quando, o armazenamento é tanto que chega a utilizar vários gigas do HD apenas com essa funcionalidade.

É possível liberar uma parte desse espaço ocupado pelos pontos de restauração apagando as gravações mais antigas. Em alguns casos, você pode chegar a ganhar 1 ou 2 GB de HD que estavam sendo ocupados desnecessariamente por essa função. Neste tutorial, vamos ensinar duas formas simples de controlar esse armazenamento.

Defina um limite máximo de armazenamento

A primeira forma permite que você controle a quantidade de espaço utilizada pelos pontos de restauração estipulando um limite de porcentagem de armazenamento. Conforme esse número máximo vai sendo atingido, a proteção do sistema passa a apagar os dados mais antigos.

1. Acesse o Menu Iniciar do Windows, clique com o botão direito do mouse sobre “Computador” e selecione o item “Propriedades”;

2. Na coluna esquerda da página, acesse a seção “Proteção do sistema”;

3. Clique sobre o botão “Configurar”, localizado na parte inferior da tela;

4. A tela passa a mostrar algumas configurações relacionadas aos pontos de restauração e à proteção do sistema como um todo. Na parte inferior dessa janela, mexa com a barra que corresponde ao uso máximo do disco para definir a porcentagem que pode ser usada para esse tipo de armazenamento;

5. Agora basta aplicar e confirmar as mudanças para que o novo limite de uso seja respeitado pelo sistema.

Apague os pontos de restauração antigos

A segunda forma de evitar a utilização excessiva do disco rígido é apagando os dados mais antigos gravados pela proteção do sistema. Existe uma maneira de eliminar apenas os pontos ultrapassados, deixando os atuais ainda gravados no HD, para que você não fique na mão caso precise utilizá-los.

1. Acesse o caminho Menu Iniciar>Todos os Programas>Acessórios>Ferramentas do Sistema e clique em “Limpeza de Disco”;

2. Caso o seu HD tenha mais de uma ártição, uma janela será aberta solicitando que você escolha a unidade de Disco Rígido na qual a limpeza será aplicada;

Escolhendo a unidade de Disco Rígido para a limpeza

3. Feito isto, aguarde o carregamento da página e acesse a aba “Mais Opções”. Na parte referente à “Restauração do Sistema e Cópias de Sombra”, clique no botão “Limpar”;

Importante! No final deste processo, os arquivos que estiverem selecionados na guia “Limpeza de Disco” também serão excluídos. Caso você não queira que isso seja feito, tire a marcação das caixas de seleção correspondentes aos itens que você deseja manter.

4. Na janela de confirmação que será exibida, clique em “Excluir” e clique em “Ok” para confirmar a operação;

Confirmando a Operação

5. Uma nova janela de confirmação será aberta e você deve confirmar clicando em “Excluir Arquivos”;

Confirmando novamente

6. Feito isto, será exibida uma telinha com o andamento do processo. Pronto, os dados referentes aos pontos de restauração mais antigos estão apagados e você já pode conferir a quantidade de espaço em disco que essa operação o ajudou a ganhar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.