Como colocar ventoinhas no gabinete para refrigerá-lo melhor [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Como colocar ventoinhas no gabinete para refrigerá-lo melhor [vídeo]

Em mais um tutorial especial do Tecmundo, vamos ensinar como instalar uma ventoinha no gabinete do seu PC. A peça parece simples, mas tem um papel fundamental para manter os componentes do gabinete resfriados.

Algumas pessoas podem pensar que se trata simplesmente de parafusar o cooler e conectá-lo à placa-mãe, mas não é bem assim. Muitos gabinetes atuais têm vários espaços nos quais é possível instalar uma ventoinha, e a escolha do melhor posicionamento para o seu caso depende se você pretende retirar o ar quente de dentro da torre ou assoprar ar frio para o interior dela.

E por que uma ventoinha pode exercer duas funções diferentes? Simples: o ar quente sempre sobe. Portanto, um cooler na parte de cima do gabinete tira esse ar de dentro do gabinete, abrindo mais espaço para a circulação de ar com temperatura mais amena; já um ventilador na parte de baixo direciona o ar frio de fora para dentro da torre.

Nossos componentes

A ventoinha que nós utilizamos não é muito comum, pois tem 90 mm. Há coolers de vários tamanhos, e, para saber qual é o melhor para o seu caso, você deve conferir qual deles o seu gabinete comporta. Algumas torres podem suportar ventoinhas de 120 mm ou mais em casos específicos.

Para este tutorial, vamos mostrar a instalação da mesma ventoinha em dois gabinetes diferentes. Um deles é mais simples, com espaço apenas para um cooler na parte de trás; o outro é mais avançado, com duas possibilidades de instalação — uma atrás e outra na lateral, sendo que, neste último caso, é possível acoplar um duto que direciona o ar até o processador.

Precauções iniciais

Primeiro, é sempre recomendado descarregar a energia eletroestática do seu corpo, tocando em algum material de metal não pintado e devidamente aterrado. Também é possível utilizar uma pulseira antiestática para este fim.

Além disso, antes de instalar uma ventoinha, repare bem nela. A maioria tem duas setas desenhadas: uma indica o sentido do giro das pás e a outra aponta a direção do ar. Logo, para retirar o ar quente de dentro do gabinete, esta última seta deve estar apontada para fora; a fim de direcionar ar frio para dentro da torre, ela deve apontar para dentro.

Abertura do gabinete e instalação da ventoinha

Se você não tem prática, sugerimos que você leia este artigo que explica minuciosamente como abrir o gabinete. Com a torre aberta, atente para as áreas nas quais é possível colocar o componente.

O nosso gabinete mais simples só oferece uma opção. Observamos atentamente o processador e então optamos por posicionar a ventoinha como um exaustor para ajudar a remover o ar quente expelido pelo dissipador da CPU. Você deverá observar as peculiaridades do seu gabinete e do seu processador para decidir qual é a melhor opção em relação ao direcionamento do ar.

Para prender o cooler na parte de trás do gabinete, basta alinhar bem a ventoinha e parafusá-la com firmeza. Confira os buracos dos parafusos, pois alguns gabinetes oferecem espaço tanto para coolers de 80 mm quanto de 90 mm.

Já no nosso gabinete mais avançado, optamos por instalar a ventoinha na lateral, ventilando a torre com ar frio de fora para dentro e complementando o duto de resfriamento que já veio de fábrica. Nestes casos, a instalação é um pouco mais complexa. Primeiro, é necessário desparafusar o duto do gabinete. Então, deve-se prender a ventoinha diretamente na torre para depois parafusar o duto nele.

Veja na imagem que o que fizemos foi adicionar a ventoinha na base do duto, melhorando o funcionamento do dispositivo. Se no seu caso não houver nenhum duto, basta prender o cooler diretamente na lateral com quatro parafusos.

Conectando na placa-mãe

Com a ventoinha presa, é hora de plugá-la na placa-mãe por meio de um simples conector de três pinos, o que significa que o cooler vai funcionar permanentemente e sempre na mesma velocidade.

Atente que outros modelos funcionam de acordo com a temperatura do gabinete. Estes últimos se encaixam em um conector específico chamado FAN. O que você não pode fazer é ligar a ventoinha no conector CPU FAN, que é destinado somente para o cooler do processador.

Observe as suas necessidades e faça testes

Se o seu gabinete tem mais de uma possibilidade de instalação de ventoinhas, você pode fazer diferentes testes para saber qual lugar é o melhor. Cada torre tem diferentes projetos para finalidades distintas, portanto, a melhor posição em um pode não ser a melhor em outro. Você pode baixar o software HWMonitor do Baixaki para acompanhar a temperatura do processador enquanto faz os testes.

.....

Esperamos ter ajudado você em mais um tutorial. Confira também nosso vídeo e até uma próxima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.