Seu PC demora para ligar? Veja algumas dicas para deixá-lo mais rápido

1 min de leitura
Imagem de: Seu PC demora para ligar? Veja algumas dicas para deixá-lo mais rápido

Depois de algum tempo utilizando um computador, é inegável que ele vai se tornando cada vez mais lento. Isso pode ser notado em diversas tarefas – uma delas é a hora de ligar a máquina. Porém, é possível mudar algumas configurações para melhorar a situação sem gastar dinheiro.

Ative a inicialização rápida

O Windows 10 tem um recurso pouco conhecido, mas muito útil. É a "inicialização rápida", que faz com que o computador ligue com mais agilidade. Para ativar a função, clique com o botão direito no menu Iniciar. Depois, vá em "Opções de energia" e entre em "Escolher a função do botão de energia". Clique em "Alterar configurações não disponíveis no momento" e, para finalizar, ative a opção.

Desabilite a iniciação automática de programas

Vários programas estão configurados para iniciar junto com o Windows – um bem conhecido é o Skype. Apesar de ser uma configuração útil em algumas situações, ela faz com que o sistema demore mais tempo para ser desligado.

Para desativar a inicialização automática, pressione as teclas Ctrl + Alt + Del para abrir o Gerenciador de Tarefas ou clique com o botão direito na barra de ferramentas. Na aba "Inicializar", preste atenção aos programas que mais causam impacto na inicialização do sistema e desabilite-os.

Desabilite hardware desnecessário

Quando o computador é iniciado, são carregados drivers para todos os dispositivos que estão ligados na máquina, como drives de discos ópticos (CD, DVD e Blu-ray), webcams, impressoras, antenas de Bluetooth e outros que são pouco utilizados.

Ao desabilitar esses dispositivos, é possível que o PC gaste energia em processos mais importantes. Basta abrir o Gerenciador de Dispositivos, clicar com o botão direito sobre os itens desejados e selecionar "Desabilitar". Você verá setas pretas em cima dos ícones.

Aposte em mais memória RAM

Se você achar necessário investir em seu PC para deixá-lo mais rápido, comprar mais memória RAM pode ser uma boa opção. Mas não se esqueça de verificar se a placa-mãe poderá acomodar pentes maiores e se as placas estão funcionando de forma adequada.

Utilize um SSD

Se espaço de disco não é tão necessário assim, optar por um SSD no lugar do HD é uma boa alternativa para ganhar mais velocidade. Eles são mais caros, mas deixam o PC bem mais rápido e gastam menos energia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.