Como e por que mudar o nome da minha rede sem fio?

O passo a passo para você personalizar o nome da sua rede Wi-Fi.
  • Visualizações70.828 visualizações
Por Elaine Martins em 30 de Junho de 2011

Com a popularização dos dispositivos portáteis, a utilização de redes sem fio aumentou significativamente nos últimos meses. A presença de roteadores wireless nas casas tornou-se algo bem comum. Em meio a tantos usuários de Wi-Fi, como fazer para que sua rede tenha um nome diferente e possa ser facilmente identificada perante às dezenas de sinais captados pelos aparelhos?

Boa parte dos roteadores permite que o usuário modifique suas configurações e dê o nome que desejar para uma rede. Além de ficar mais fácil encontrar um ponto de acesso em meio aos vários listados, um título personalizado pode servir também para deixar os vizinhos longe da sua conexão.

Como e por que mudar o nome da minha rede sem fio?

Nomes suspeitos, como trojan horse, spyware e vírus, podem ajudar a manter os ladrões de conexão afastados da sua rede. Se você nunca mexeu nas configurações do roteador, não precisa se preocupar. Mais abaixo você encontra alguns passos básicos para acessar as configurações do roteador e personalizar o nome da sua rede.

Mudando o nome da rede

Acessando o roteador

Para que você consiga nomear uma rede sem fio, é preciso acessar as configurações do roteador. Normalmente, o acesso às opções é feito por meio de um endereço IP, que deve ser digitado na barra de endereço do navegador. O manual do aparelho sempre traz informações como o IP, usuário e senha.

Se você não tem o manual e não sabe as informações corretas para acessar as opções do roteador, pode buscar tais dados na internet. Basta digitar a marca e o modelo em um site de busca para conseguir os dados necessários.

O endereço IP pode ser encontrado nas configurações de rede do próprio computador. Pressione os botões Tecla do Windows + R e digite “cmd” na janela que aparecer. Isso fará com que o prompt de comandos do Windows seja exibido. Agora, digite “ipconfig” e pressione Enter.

Como e por que mudar o nome da minha rede sem fio?

Diversas informações a respeito da rede serão exibidas. Procure pelo item “Adaptador de Rede sem Fio Conexão de Rede sem Fio” e anote o endereço IP mostrado em “Gateway Padrão”. Pronto, agora é só abrir o navegador e digitar a informação adquirida anteriormente.

A maioria dos roteadores utiliza “admin” para nome de usuário e senha padrão. Caso não consiga acessar as configurações com tais informações, experimente usar “user” no lugar de “admin” ou deixar o campo da senha em branco.

Hora de personalizar

Depois de acessar as configurações do roteador, é hora de personalizar o nome da rede. Grande parte dos aparelhos oferece a opção para modificar a identificação da rede logo na primeira tela, a fim de facilitar um pouco a vida dos usuários. Porém, nem sempre é assim.

Em alguns modelos, o campo para personalizar o título do ponto de acesso pode ser encontrado nas opções de wireless, normalmente identificados como “WLAN”, “WAN” ou “WIRELESS”.

Como e por que mudar o nome da minha rede sem fio?

Agora, é localizar o campo responsável pelo nome da rede e alterar o seu conteúdo. Tal informação geralmente é identificada como “Wireless Network Name”, “SSID”, “Network Name” ou “Gateway Name”. Vale lembrar que é preciso ter cuidado para não alterar configurações importantes da rede, evitando assim possíveis problemas na sua conexão.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!