Android e iOS: como tirar fotos em 360º usando apenas o Google Street View

2 min de leitura
Imagem de: Android e iOS: como tirar fotos em 360º usando apenas o Google Street View

Já sabemos como usar aplicativos de terceiros para registrar fotos em 360º não apenas através de aparelhos Android, mas também via Windows e iOS (saiba mais). Usar as investidas da Google sobre as tecnologias emergentes de Realidade Virtual (VR) é outra forma de se capturar ambientes panorâmicos e interativos, bem sabemos.

Mas quem costuma usar o Street View somente para visitar endereços por meio da tela do smartphone está prestes a se surpreender com uma funcionalidade dinâmica oferecida de modo nativo pelo app. Acontece que é possível fazer fotos em 360º também a partir do serviço de localização da Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Exemplo de foto panorâmica capturada através do Street View

Nota: executamos o passo a passo abaixo em um celular Android, mas o mesmo processo pode ser aplicado também a aparelhos com iOS.

1 – Baixe o aplicativo

O download do Google Street View para Android ou iOS pode ser feito através destes links:

2 – Ative a opção de câmera

Abra o aplicativo em seu iOS ou Android e clique sobre o ícone de “Mais”. Selecione, então, a opção “Câmera” para ativar a função dedicada à captura de imagens panorâmicas.

Acione a opção "Câmera" para iniciar a captura

3 – Inicie a captura

Agora, basta direcionar a câmera sobre os pontos em laranja para que uma foto em 360º possa ser tirada. Mas atenção: mantenha um ponto fixo de rotação (sente sobre uma cadeira, por exemplo) e certifique-se de manter o celular o mais estável possível durante o processo de captura para que não haja tremores.

Encontre um ponto fixo de rotação e mantenha a câmera focada sobre os pontos em laranja

Note que todos os elementos que compõem o cenário à sua volta terão de ser capturados – caso contrário, a finalização da imagem panorâmica não poderá ser concluída. Feito isso, clique sobre o ícone de "check", aguarde a renderização e pronto!

4 – Compartilhe seus locais ou salve a imagem

É possível compartilhar a imagem e adicioná-la a um local ou salvá-la nos registros da sua galeria. Para atribuir um endereço e publicar a captura através do Google Street View, será preciso selecionar a opção “Publicar no Google Maps”.

Adicione um local à imagem ou compartilhe a foto com seus amigos

Em “Continuar”, opções de compartilhamento ficam à disposição do usuário: envie a cena capturada a um amigo via email, por exemplo, ou visite a galeria do seu smartphone para apreciar sua foto em 360º (ao abrir a unidade de armazenamento do celular em um PC, a pasta "panoramas" terá de ser acessada para que a foto possa ser visualizada). Fácil, não?!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.