Tutorial: como ativar o Fastboot no Moto G4 e no Moto G de 2ª e 3ª gerações

2 min de leitura
Imagem de: Tutorial: como ativar o Fastboot no Moto G4 e no Moto G de 2ª e 3ª gerações
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Usuários que não apenas desejam consultar o status do Android, mas também têm a intenção de fazer modificações avançadas de software podem ativar as opções de segurança do aparelho e, assim, iniciar o celular modo de recuperação.

Esse tipo de tarefa é realizado corriqueiramente por quem precisa restaurar o sistema através, por exemplo, da instalação manual de um novo firmware. Disponíveis à maioria dos celulares com o SO da Google, os recursos de manutenção dos dispositivos da Motorola podem ser acessados a partir do Fastboot Mode.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste tutorial, portanto, você vai aprender a iniciar o smartphone em modo avançado. O método pode ser executado através dos mobiles de duas formas: é possível tanto usar uma combinação entre os botões “Power” e de volume quanto, no Moto G4, instalar o Android SDK e, a partir dele, realizar as modificações necessárias.

Disponibilidade

O Fastboot Mode está disponível para os aparelhos Moto G de 2ª Geração e versões posteriores, tais como o Moto G de 3ª Geração e o Moto G4.

O que é o Fastboot Mode

O modo Fastboot permite a consulta ao status do software e hardware do telefone. Além disso, a modificação das partições e até mesmo a instalação manual de firmwares podem ser feitas por usuários experientes. Dedicadas a desenvolvedores, as opções de inicialização suportam comandos para a restauração do sistema, que pode ser feita por meio do celular ou através de um computador.

Celulares da Motorola possuem o Fastboot Mode como modo de recuperação

Aprovado pela Motorola, o método avançado de manutenção não deve prejudicar a garantia do smartphone. No entanto, quem não estiver habituado com as ferramentas de Fastbook Mode e instalar, por exemplo, um firmware corrompido em uma partição indevida poderá perder dados pessoais e, quiçá, deixar o celular inutilizável.

Desta forma, atenção: execute as modificações de partições e firmwares em seu Motorola apenas se você possui conhecimentos avançados em informática.

Fastboot Mode a partir dos botões “Power” e de volume

A maneira mais rápida de ativar o modo de inicialização avançada é pressionando os botões “Power” e de volume. Veja como é fácil!

O modo de recuperação pode ser ativado a partir desta tela

Desligue seu celular e, então, pressione os botões “Power” e volume para baixo juntos, de 2 a 5 segundos. Solte seus dedos do aparelho e pronto!

Use o Android SDK para iniciar o Fastboot Mode

Atenção: este método é indicado apenas a quem está familiarizado com o Android Studio e funciona somente com o Moto G4.

Opções dedicadas a desenvolvedores podem ser ativadas através do Android Studio, o que permite a customização de parâmetros de recuperação e instalação de ROMs.

1 - Faça o download do Android SDK através do site do desenvolvedor ou baixe o pacote ADB/Fastboot diretamente em seu PC na versão do seu sistema:

2 - Para que a instalação do Android Studio possa ser concluída, um Java Development Kit (JDK) deve ser selecionado (clique aqui e consulte os pacotes disponíveis).

Lista de JDKs disponíveis

3 - Agora, ative o modo "Depuração USB" por meio das opções de desenvolvedor: abra a aba "Programador" e ative a chave em Depuração USB".

A depuração USB deve ser usada somente por desenvolvedores

4 - Feito isso, conecte o celular via USB, através dos drivers devidamente atualizados, e execute a extensão “fastboot.exe”, na pasta C:\Android\sdk\platform-tools. Se você baixou o arquivo executável diretamente em seu computador, encontre a ferramenta e dê dois cliques sobre ela.

5 - Para reiniciar seu celular sob o Fastboot Mode, abra o Prompt de Comandos e digite o código adb reboot bootloader. Aperte “Enter” para executar o comando e iniciar seu aparelho sob o modo de recuperação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.