Tumblr: guia completo de uso

8 min de leitura
Imagem de: Tumblr: guia completo de uso

(Fonte da imagem: Reprodução/Tumblr)

Você conhece o Tumblr? Este serviço, que já é bastante popular ao redor do mundo, é uma mistura da timeline do Twitter com o conteúdo de um blog e é voltado especialmente para os conteúdos visuais, como fotografias, ilustrações e vídeos.

Ele se destaca por ser muito rápido de configurar e bastante descomplicado na hora do uso — é possível postar qualquer conteúdo com apenas alguns cliques. Para quem quer criar uma página criativa na internet, esta é uma das melhores plataformas.

Tumblr o quê?

Antes de entender para o que ele serve, é bom aprender a falar o seu nome, que parece um pouco complicado no começo. Existem algumas pequenas variações de entonação, mas normalmente a pronúncia é algo parecido com “tâmbler”, com o “e” bem curto.

Esta plataforma nasceu em 2007, mas começou a fazer sucesso mundial apenas alguns anos depois, como acontece com a maior parte dos serviços online que não são vinculados a uma empresa como a Google. De lá para cá, mais de vinte e dois bilhões de novos posts foram criados usando esta ferramenta.

Os números impressionantes do Tumblr (Fonte da imagem: Reprodução/Tumblr)

 

Criando a sua conta

O cadastro do Tumblr é extremamente simples, composto de três passos muito rápidos. Primeiro, você precisa colocar o seu email, digitar uma senha e escolher o seu username. No próximo passo, você diz a sua idade e aceita os termos de uso do site, como mostra a imagem:

Siga os passos para criar a sua conta. (Fonte da imagem: Reprodução/Tumblr)

Depois, é só digitar um captcha que é fornecido (e pode ser trocado, se estiver muito difícil) e pronto, você já é redirecionado para o Dashboard, onde pode começar a postar e encontrar pessoas.

O próprio Tumblr tem um perfil — “Staff” —, que mostra novidades no serviço e também sugere ferramentas interessantes. As atualizações contêm, também, dicas de outros blogs que você pode seguir, com conteúdos escolhidos pelos desenvolvedores do site. Assim que você monta a sua conta, algumas ações são sugeridas, como seguir cinco pessoas e trocar o tema da sua página:

Recomendações do Tumblr para as novas contas (Fonte da imagem: Reprodução/Tumblr)

Deixe o site com a sua cara

Não é difícil mudar o tema e personalizar totalmente a página. Se você manja de HTML, pode até criar um novo tema, exatamente do jeito que você preferir. Se não, pegue um pronto e o customize, colocando novas cores e ferramentas.

Como mostra a imagem a seguir, clique no dashboard do seu site (que, quando você termina de arrumar o tema, passa a ter o nome da sua página) e, em seguida, em “Customize Theme”. Uma página-padrão é mostrada, e você precisa usar as opções da lateral esquerda para personalizar o seu Tumblr.

Personalize a aparência da sua página pública do Tumblr (Fonte da imagem: Reprodução/Tumblr)

Navegue pelos temas, escolha o que mais lhe agrada, mude as cores, adicione funções (por exemplo, uma caixa com as postagens nas quais você der like) e muito mais. Lembre-se de que os temas possuem comportamentos diferentes, pensados de acordo com o propósito do seu site.

Por exemplo, se você quer algo parecido com um blog, escolha uma opção clássica em linha, na qual os posts são mostrados um abaixo do outro. Caso contrário, existem temas bastante diferenciados, que separam os posts em quadradinhos, listras ou em um amontoado de fotografias.

Escolha o tema e visualize na hora (Fonte da imagem: Reprodução/Tumblr)

Depois de escolher a aparência do seu site, clique no botão "Use", na parte superior da janela. Na lateral esquerda, então, aparecem várias opções de customização, como a alteração do nome do blog (que não interfere na URL dele), a possibilidade de mudança das cores (para alguns temas) e muito mais. Faça os ajustes finos e então clique em "Save".

O Tumblr é uma plataforma com várias possibilidades de uso, e você precisa primeiro descobrir exatamente o que você deseja fazer com o seu site, para depois escolher o melhor tema que combine com o seu estilo e com o propósito da sua página — e isso leva a uma pergunta bem importante.

O que eu posso fazer com o Tumblr?

A resposta é simples: o que você quiser. Este serviço surgiu para ser uma alternativa aos blogs, que são dominados pelo Blogspot (Google) e pelo Wordpress. Mas a ideia era que o conteúdo fosse gerado de uma maneira mais direta e rápida, e que a interação entre os participantes fosse maior.

No Tumblr, você pode postar textos, perguntas, enquetes, fotografias, vídeos, gifs, faixas de áudio, links, frases e o que mais desejar — segundo os próprios desenvolvedores, no entanto, aproximadamente metade dos posts é composta de imagens. É possível usar o site como galeria, como portfólio, como uma maneira de se comunicar com fãs e muito mais.

Vários blogs usam a plataforma como galeria de arte online (Fonte da imagem: Reprodução/Tumblr)

A principal diferença entre o Tumblr e os blogs tradicionais é que com este serviço você pode seguir outras pessoas e ser seguido, em um sistema bastante parecido com o Twitter. Apesar de o Blogspot possuir um recurso semelhante, no Tumblr isso é muito mais evidente e interessante.

Uma timeline como a do Twitter

Quando você segue alguém no Tumblr, os posts dessa pessoa vão para o seu Dashboard, que é o nome da timeline nesta plataforma. Como no Twitter, os posts aparecem na ordem em que foram postados, e você pode voltar as páginas para ver os conteúdos mais antigos.

Timeline do Tumblr, com os posts em ordem cronológica. (Fonte da imagem: Reprodução/Tumblr)

Neste mesmo local, na parte de cima, está uma barra mostrando várias opções de envio. Por exemplo, se você quiser fazer o upload uma fotografia para o seu Tumblr, basta clicar em “Photo” para abrir a janela de postagem desse tipo de conteúdo. Cada uma dessas opções possui uma página diferente, de acordo com o que você quer mandar para o seu site.

Preencha todos os campos corretamente e envie a foto, sempre se lembrando de colocar a fonte, mesmo que a imagem seja sua. Existe uma opção de colocar um link direto para que quando alguém clicar na foto, uma página externa seja aberta automaticamente. Já que, no Tumblr, uma postagem pode ser facilmente espalhada, é importante identificar o seu criador.

Exemplo de postagem de uma fotografia com link direto para a fonte (Fonte da imagem: Reprodução/Tumblr)

Ferramentas na timeline

As principais interações do Tumblr podem ser feitas diretamente na timeline, sem nem precisar abrir o post em outro local. Na parte de cima de cada entrada existem alguns botões, os quais você pode usar para reblogar um conteúdo ou dar like.

Quando você rebloga algo, na verdade você está replicando aquela postagem, e o Tumblr fica encarregado de indicar automaticamente quem postou aquilo anteriormente. O sistema de like funciona como no Facebook, e você pode indicar se deseja que o conteúdo que você curtir apareça na sua página pessoal ou não.

Comente, compartilhe ou curta os posts de quem você segue. (Fonte da imagem: Reprodução/Tumblr)

Nem todos os posts podem ser comentados, isso depende do dono do blog. Se você vir um balãozinho de fala ao lado do botão de compartilhamento, isso quer dizer que é possível escrever uma resposta para aquela postagem.

No cantinho do post na timeline existe uma borda que, quando o mouse é passado, parece que se dobra. Clique ali para abrir o post diretamente na página de quem o publicou. Desta forma, se você quiser enviar o link para alguém, basta copiar a URL.

A sua página pessoal

O Tumblr não é apenas um sistema de leitura de conteúdo, apesar de todo o esquema da timeline e de seguir as pessoas. O seu foco principal é servir como um blog e, por isso, você tem uma página pessoal que pode ser acessada por qualquer pessoa que tenha o endereço, mesmo que não estiver cadastrada no serviço.

Um exemplo de página pessoal no Tumblr (Fonte da imagem: Reprodução/Tumblr)

Normalmente o endereço da página pessoal é seguido de “tumblr.com”, como em “www.staff.tumblr.com”, porém, é possível utilizar apenas a plataforma do blog, migrando o endereço para um domínio pago.

Como já foi mencionado, você pode alterar o layout e o tema da sua página quando quiser, de maneira fácil e completamente gratuita. Novos temas são adicionados com bastante frequência pela equipe de desenvolvedores do serviço.

As celebridades e o Tumblr

Assim como o Twitter, o Tumblr é uma plataforma muito utilizada por celebridades para interagir com os seus fãs, mostrando um pouco da vida particular em fotografias, gifs, citações, textos e até vídeos.

Página do ator Joseph Gordon-Levitt (Fonte da imagem: Reprodução/Tumblr)

Por ser uma plataforma que permite um contato mais próximos com os fãs, geralmente esses sites são atualizados pelo próprio artista, e não por uma equipe de assessores de imprensa. Isso é ótimo para quem gosta de conhecer melhor a vida particular dos seus ídolos.

Alguns artistas que possuem Tumblr: Lady Gaga, Katy Perry, Beyonce, Pete Wentz (vocalista do Fall Out Boy), Hayley Williams (vocalista do Paramore), Britney Spears, Dianna Agron (Quinn Fabray, de Glee), Joseph Gordon-Levitt, Matthew Gray Gubler (Dr. Reid, de Criminal Minds), Thomas Gibson (Aaron Hotchner, de Criminal Minds), Neil Gaiman (escritor), Ingrid Michaelson e Zooey Deschanel.

Tumblr de Thomas Gibson, o Aaron Hotchner, de Criminal Minds (Fonte da imagem: Reprodução/Tumblr)

Siga os perfis mais interessantes

Apesar de não existir um local de pesquisa no próprio site, para encontrar pessoas e perfis, é possível encontrar vários endereços interessantes procurando no Google ou através do conteúdo reblogado pelos seus amigos. Quanto mais você usar, mais pessoas interessantes você vai encontrar.

Clique em "Follow" para seguir os seus perfis preferidos (Fonte da imagem: Reprodução/Tumblr)

 

Para seguir alguém no Tumblr basta abrir a sua página e clicar no botão “Follow” que aparece no cantinho superior direito da página (como é mostrado na imagem acima), se você estiver logado no serviço. As atualizações da pessoa passam, então, a aparecer no seu Dashboard.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.