Uso de cinto de segurança poderá ser verificado por radares

1 min de leitura
Imagem de: Uso de cinto de segurança poderá ser verificado por radares

Novos radares verificam se o condutor do veículo está usando o cinto de segurança. Imagem: DailyMotion

Novos radares verificam se o condutor do veículo está usando o cinto de segurança. Imagem: DailyMotion

Ruas movimentadas das grandes cidades brasileiras estão tomadas por radares que, pelo menos em tese, servem para reeducar os motoristas e prevenir acidentes de trânsito. Mas uma nova tecnologia já em testes na Finlândia deve aumentar ainda mais a vigilância sobre os motoristas e o cerco sobre os infratores.

Sejam todos apresentados ao “Asset”, Advanced Safety and Driver Support for Essential Road Transport, um novo radar que é capaz de detectar não somente a velocidade em que transitam os veículos, mas também se o motorista e os passageiros estão utilizando o cinto de segurança, e se as mãos do condutor estão na posição mais adequada sobre o volante.

Além disso, o novo equipamento pode verificar se um carro não está muito perto do outro, bem como identificar sua placa e informar se o veículo está em débito com o Estado. Os novos radares são capazes de capturar diversas imagens a uma distância de até 4,5 Km, que são enviadas por satélite para um banco de dados.

Com isso, pretende-se agilizar o monitoramento e também a ação dos agentes de trânsito para punir os infratores, onde quer que eles estejam. O periódico inglês Daily Mail afirmou que até 2013 os novos radares devem estar presentes em todo o continente europeu.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.