Toyota promete carro com célula combustível e emissão zero para 2015

1 min de leitura
Imagem de: Toyota promete carro com célula combustível e emissão zero para 2015

Quem disse que a CES 2014 é só para apresentar novos gadgets? A Toyota está na feira e fez promessas incríveis na área de energia alternativa. A montadora apresentou um protótipo de veículo movido por célula combustível (FCV, na sigla original) e afirmou que ele pode ser comercializado já em 2015.

O conceito do carro é bastante simples: a célula combustível gera eletricidade a partir do hidrogênio. O gás, combinado com oxigênio, faz uma reação química que recarrega a bateria e coloca o motor elétrico para funcionar. A emissão desse processo? Vapor de água, praticamente inofensivo. A "recarga" completa levaria menos de três minutos e garante cerca de 480 km de estrada.

A aceleração, uma das preocupações de quem não é fã de energia alternativa por causa da baixa potência do automóvel, é de zero a 95 km/h em cerca de dez segundos. Vale lembrar que, recentemente, Elon Musk disse que essa tecnologia é "besteira".

Agora vai?

Há um ano, a Toyota já passeia com um protótipo camuflado pelas estradas dos Estados Unidos, testando o veículo movido por célula combustível em várias condições climáticas e de terreno. Promessas sem data já eram feitas, mas só agora o ano de 2015 foi citado com maior certeza. Por enquanto, nem preço ou o nome do modelo que será usado foram divulgados.

O lançamento do FCV ocorreria primeiro na Califórnia, estado norte-americano que já conta com projetos universitários e governamentais na área, incluindo um sobre a instalação de 68 pontos de abastecimento de hidrogênio durante o lançamento dos primeiros modelos, demanda suficiente para atender a 10 mil carros. Até 2024, esse número pode chegar a 100 estabelecimentos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.