Synaptics vai levar a tecnologia '3D Touch' para qualquer celular [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Synaptics vai levar a tecnologia '3D Touch' para qualquer celular [vídeo]

Famosa por seus produtos relacionados à sensibilidade ao toque, incluindo os trackpads de muitos notebooks, a Synaptics revelou uma demonstração em vídeo de sua própria tecnologia que faz com que as telas de dispositivos móveis consigam interpretar a pressão exercida pelos usuários. Com o nome ClearForce, a novidade pretende adicionar uma série de possibilidades aos comandos disponíveis nas telas de smartphones e tablets.

Na gravação, é possível ver usos da sensibilidade à pressão que vão além do surgimento de menus, incluindo até mesmo a possibilidade de descer barras de rolagem simplesmente apertando a parte inferior da tela com força. Esse tipo de funcionalidade seria algo bastante útil para aparelhos com displays grandes, facilitando sua utilização com uma mão.

Além disso, a novidade permitiria velocidades variáveis de rolagem de conteúdo na tela, maior controle sobre o zoom de fotos, comandos alternáveis para jogos e muitas outras coisas. Por fim, o ClearForce também vem com um recurso chamado SideTouch, que permite que você use as molduras de seu celular para navegar para cima e para baixo em sites e clicar sem ter que cobrir a imagem na tela com o seu dedo.

De poucos para muitos

Os rumores de que a Apple tivesse planos de levar a sensibilidade à pressão aos seus smartphones já existiam há um bom tempo, mas a Huawei foi a primeira a anunciar um smartphone com Force Touch, o Mate S. Ainda assim, os iPhones 6s e 6s Plus com o 3D Touch já chegaram ao mercado, enquanto o dispositivo da chinesa não foi lançado. Agora, a novidade da Synaptics deve democratizar esse tipo de tecnologia para qualquer fabricante.

Você acha que muitas fabricantes vão querer levar a tecnologia ClearForce da Synaptics para seus próximos smartphones? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.