3D Touch, a tecnologia de profundidade de toque na tela do iPhones 6S

2 min de leitura
Imagem de: 3D Touch, a tecnologia de profundidade de toque na tela do iPhones 6S

A Apple não só anunciou o iPhone 6S e oiPhone 6S Plus nesta quarta-feira (9) durante um evento de mais de uma hora e meia de duração: a empresa também mostrou as tecnologias que tornam esse o smartphone mais avançado da companhia até agora. Uma dessas novidades é o 3D Touch, uma tecnologia de multitoques que garante uma experiência touchscreen muito mais imersiva.

Assim como o Force Touch do Apple Watch, o 3D Touch é capaz de sentir a "profundidade" do toque do seu dedo na tela e, dependendo do nível de pressão aplicada, responde com uma alta variedade de funções.

A função de três "níveis" de toque será adicionada em uma série de apps e funções do iPhone, diferenciando tapas rápidos, toque suave do dedo e maior pressão no display. Quer um exemplo? O teclado pode virar um trackpad, o sistema de multitarefas é mais rapidamente acessado e os desenhos podem ficar mais complexos: ao aplicar "pressão" durante o rabisco, uma cor fica mais forte ou até borrada na tela.

Novas respostas rápidas e até alguns atalhos foram adicionados e você pode fazer uma personalização pré-configurada em seus apps: pressione com força o ícone do Mapa para receber a rota para casa ou o ícone da Câmera para ativar diretamente o modo selfie.

Novidade na ponta dos dedos

O 3D Touch também opera com games, com toques mais profundos sendo golpes mais fortes, por exemplo, enquanto os mais leves são comandos básicos. Desenvolvedores ainda terão que conhecer a tecnologia e criar diferenciais para utilizá-la na totalidade, então fique de olho para mais novidades.

Além disso, a resposta ao toque é imediata: você sente pequenas vibrações no dedo em tempo real confirmando o que você acabou de executar na tela. Isso ocorre graças ao motor táptico

Peek e Pop

O 3D Touch adiciona novos membros à família de tecnologias de telas sensíveis que já inclui o multitouch, o swipe e os toques tradicionais. Os movimentos são o "Peek" e o "Pop"

O "Peek" é uma espécie de "espiadinha" em um conteúdo sem a necessidade de um toque completo: se basta você segurar o dedo levemente em um email na sua caixa de entrada para ter um acesso prévio a um pedaço do conteúdo. Se ainda há mais a ser mostrado e você quer visualizar o todo, basta pressionar um pouco mais forte no mesmo ponto ("Pop", que vem da palavra estouro em inglês) para que a janela seja expandida.

O recurso também funciona enquanto você usa o GPS ou a câmera do smartphone. Com o "Peek" e o Swipe, ou seja, deslizando a tela levemente para os lados, você clica na thumbnail dos retratos tirados anteriormente para ver rapidamente as fotos que já estão na galeria. Desse modo, você nem sai do modo de captura em si. O "Pop" abre a foto normalmente.

O iPhone 6S e o iPhone 6S Plus serão vendidos nos EUA a partir de 25 de setembro.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.