Manual Deskterity: a Microsoft demonstra conceito de desenho e edição de imagens em telas TouchScreen

2 min de leitura
Imagem de: Manual Deskterity: a Microsoft demonstra conceito de desenho e edição de imagens em telas TouchScreen

A tecnologia de interfaces sensíveis ao toque tem evoluído mais a cada dia. Hoje, não é novidade alguma encontrar diversos dispositivos que utilizam essa forma de entrada de dados ao invés dos teclados. Ainda assim, a maioria deles aceitam apenas uma das formas para reconhecimento de dados: ou caneta ou toque.

Os dispositivos que permitem a utilização de ambos, literalmente apenas deixam que o usuário escolha se prefere utilizar o toque ou a caneta para a manipulação da interface. Entretanto, ainda não foi (comercialmente) explorada a ideia de utilizar esses dois métodos em conjunto. Para imaginar alguns benefícios simples, basta pensar em situações do cotidiano: um contorno pode ser feito de forma mais fácil com o apoio da mão e a liberdade de traçar a linha com uma caneta, por exemplo.

Recentemente, a Microsoft montou um vídeo chamado “Manual Deskterity”, no qual são revelados os benefícios e novas ferramentas que podem ser criadas combinando as duas coisas: toque e caneta. O vídeo foi montado sobre uma espécie de “tablet” da Microsoft (a Microsoft Surface) para demonstrar as possibilidades que um usuário pode ter se puder utilizar a caneta e o toque em conjunto em suas experiências com interfaces touchscreen.

Combinar toque e caneta = novas possibilidades

O princípio básico da coisa é que o toque serve para manipular os objetos presentes na interface e a caneta é utilizada para funções de escrita, contorno, etc.. Partindo dessa premissa, o vídeo criado mostra como podem ser criadas ferramentas poderosas a partir da combinação inteligente destas duas formas de entrada em interfaces sensíveis ao toque.

Toque + caneta = ferramentas novas e muito interessantes

Entre as possibilidades desenvolvidas, está o fato, por exemplo, de você poder copiar imagens selecionando-as com o toque e clicando na tela com a caneta (para produzir e posicionar as cópias). De forma similar, você tem a liberdade de selecionar várias imagens soltas na tela com o toque e reuni-las em um único lugar apontando-o com a caneta.

Para recortar uma imagem, você pode segurá-la com os dedos e contornar a parte ou forma que se deseja retirar com a caneta. O mesmo poderia ser feito com bordas, figuras geométricas, etc.: apenas segurando com o toque e utilizando a caneta para emoldurar o elemento que se pretende recortar na figura.

Ainda na categoria de “cortes em determinada imagem”, uma ideia interessante é demonstrada. Enquanto segurar um elemento com os dedos e passar a caneta cria um recorte perfeito, segurá-lo com o toque e passar o dedo gera um efeito semelhante a “rasgar” o objeto.

Com relação ao campo dos “desenhos”, utilizando o toque e a caneta juntos permite criar contornos (ou desenhar formas a partir de contornos) de maneira simples: os dedos seguram e a caneta cria o tracejado. Você pode criar efeitos a partir de sombras, pois o toque gera uma sombra na interface (que desaparece se for simplesmente ignorada) e a caneta pode estender o efeito a um objeto.

Além das funções citadas, também é possível criar efeitos combinando cores. Por exemplo, você pode utilizar um formato de pincel para  a caneta, selecionar uma imagem com os dedos (para criar uma cópia) e “pincelar” com a caneta. A cópia criada fica com o efeito de pincel. Da mesma forma, também é possível criar réplicas inteiramente coloridas, selecionando a foto com o dedo e “colando” com a caneta utilizando a cor desejada.

Combinar uso simultâneo de caneta e toque pode trazer ideias diferentes e muito criativas para interfaces touchscreen. Conte-nos o que achou desta novidade comentando o artigo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.