Nova tecnologia multitouch promete respostas mais confortáveis

1 min de leitura
Imagem de: Nova tecnologia multitouch promete respostas mais confortáveis

(Fonte da imagem: Springwise)A empresa finlandesa Senseg anunciou na última semana uma nova tecnologia que promete tornar a experiência de operar telas sensíveis ao toque mais confortável. A novidade, batizada como E-sense, utiliza um fenômeno eletrossensorial para replicar a sensação de texturas em praticamente qualquer superfície multitouch.

A tecnologia desenvolvida pela empresa dispensa o uso de vibrações utilizadas pelas telas disponíveis atualmente no mercado, que trazem como consequência barulhos indesejáveis e aumento no consumo de energia. O E-sense utiliza pixels táteis (ou tixels), responsáveis pela geração de um campo elétrico que envolve o aparelho.

Pequenas cargas elétricas passam pelos tixels, sem em nenhum momento expor o usuário a correntes elétricas. O resultado disso é sentido pelo usuário ao passar os dedos pela tela do aparelho, obtendo sensações correspondentes a um grande número de texturas, sejam elas suaves, ásperas ou até mesmo grudentas.

Tecnologia em fase inicial

(Fonte da imagem: Senseg)Para tornar o efeito possível, o E-sense utiliza uma combinação de hardware e software proprietários que estão sendo demonstrados nos escritórios da companhia localizados em Helsinki e Tóquio. Segundo a Senseg, os tixels possuem grande durabilidade e podem ser aplicados facilmente a qualquer superfície, até mesmo em tecidos.

Atualmente, a empresa está em busca de parceiros para tornar a novidade mais conhecida, e já conta com acordos preliminares com a Toshiba. Porém, não há expectativas de quando algum aparelho com a tecnologia deve chegar ao mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.