Melhores programas de download por torrent

Conheça algumas dicas para quem quer aderir ao sistema torrent de download.
  • Visualizações73.258 visualizações
Por Willian Fonseca em 21 de Outubro de 2008

Com o advento da conexão de banda larga, que permite downloads em alta velocidade, diversas tecnologias foram desenvolvidas para facilitar ainda mais a troca de arquivos e informações através da rede. Um dos meios que alcançou grande sucesso entre usuários comuns é o Torrent, uma forma inovadora de espalhar os arquivos entre todos.

Explicando de um modo descomplicado, o método de compartilhamento por torrent consiste na transferência de um mesmo arquivo, ou pedaços dele, por todas as pessoas conectadas ao serviço. Isso significa que, se você busca por um arquivo específico e mil pessoas já têm ele em seu computador, todas elas servirão como fontes de transferência, o que torna o aplicativo um sucesso pela quantidade de arquivos disponíveis em sua rede.

Facilitando a transferência

Com o grande número de adeptos do sistema de transferências por torrent, diversos aplicativos foram e estão sendo desenvolvidos para auxiliar o usuário, facilitando buscas, gerenciamento e outras funções indispensáveis para o processo.

BITTORRENT e µTORRENT

Criado pelo desenvolvedor do sistema de transferências em torrent, o BitTorrent foi o pioneiro a lidar com o serviço. O programa sempre foi uma referência para o gênero e, por muito tempo, dominou completamente o mercado.

No entanto, logo surgiria o µTorrent, um forte concorrente que dividiria a preferência dos usuários de torrents, trazendo diversas inovações simples e eficazes, como métodos de busca por arquivos, além de interface mais amigável e simplicidade para rodar em computadores comuns.

Tendo em vista a ameaça que o µTorrent representava, Bram Cohen, criador do BitTorrent, adquiriu o µTorrent no final de 2006. A partir desse momento, a nova versão do pioneiro dos torrents ficaria muito semelhante ao seu maior concorrente, por passarem a usar as mesmas funções em quase todas as suas características.

Qualquer semelhança é mera imitação!

Características

Os dois softwares prezam pelos mesmos aspectos, apresentando funções simples e intuitivas, que levam mesmo o usuário menos familiarizado com o sistema torrent a dominar rapidamente todas as suas principais possibilidades.

A interface dos aplicativos é muito amigável, exibindo todas as suas características muito bem distribuídas pela janela principal, permitindo visualizar o andamento dos downloads em tempo real, manipulando-os de várias maneiras.

Outro detalhe interessante de ambos são as configurações pré-estabelecidas para a conexão, o que era uma verdadeira complicação nas primeiras versões do BitTorrent. Agora, basta instalar o programa e começar a baixar, sem precisar de conhecimentos avançados sobre conexões e portas de saída e entrada para fazê-lo funcionar corretamente.

A maior diferença entre os aplicativos é seu sistema de busca, em que as pesquisas através do BitTorrent são feitas em seu próprio site, menos acessado que as realizadas no µTorrent, feitas através do site MiniNova, um verdadeiro sucesso entre os usuários.

Para quem é indicado

Se você está procurando facilidade na transferência de arquivos por torrent, não deixe de tentar o Bit Torrent ou o µTorrent. Por serem do mesmo dono, os aplicativos são muito semelhantes em seus aspectos básicos, diferindo apenas no método de pesquisas, em que a aceitação é maior no µTorrent.

Azureus, a opção para usuários avançados

Se você entende bem de configurações e aplicativos em torrent em geral, uma boa opção pode ser o Azureus, um aplicativo que, embora seja mais pesado e complicado que os demais, permite realizar diversas modificações em suas funções, o que é ideal para usuários avançados.

Uma função importantíssima para quem é exigente em resultados para as buscas é o fato do Azureus permitir conexões com diversos outros serviços de torrent, o que torna a gama de arquivos distintos encontrados bem maior que a da concorrência.

Mais opções e configurações que a concorrência.

Para quem é indicado

Como dito acima, o Azureus é uma indicação para o usuário que saiba lidar com torrents com maior facilidade e esteja apto a configurar o aplicativo de várias formas. Vale lembrar que o programa pesa mais que seus congêneres, o que demanda um PC um pouco melhor para aproveitá-lo.

Como decidir?

Uma boa notícia para os iniciantes na utilização do sistema de torrents para transferir arquivos é que os melhores programas do gênero são muito simples e de fácil domínio por todos, outro fator que torna o serviço um sucesso entre os usuários.

O download dos aplicativos é muito rápido, o que permite a você testar cada um deles em questão de minutos, comparando rapidamente aspectos como conexões, velocidade de downloads, interface e facilidade no uso, características que, na maioria dos casos, são muito semelhantes. Baixe agora os aplicativos para torrent mais famosos e descubra o porquê do rápido crescimento dessa vertente na atualidade.

 



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!