Malandragem! uTorrent está usando seu PC para minerar Bitcoins

1 min de leitura
Imagem de: Malandragem! uTorrent está usando seu PC para minerar Bitcoins

Quem instalou ou atualizou o aplicativo uTorrent em computadores com Windows pode estar ajudando alguém a enriquecer sem saber. Isso porque a versão mais recente do aplicativo foi construída com uma linha de código dedicada à mineração de Bitcoins. Chamada de Epic Scale, a ferramenta se aproveita de ciclos de processamento dos computadores para fazer a mineração enquanto o software está em execução.

Denunciada em fóruns oficiais do próprio uTorrent, a ferramenta estaria causando redução no desempenho dos PCs, ao mesmo tempo em que existe um aumento na energia elétrica demandada para os recursos. Não demorou muito para que a própria equipe de desenvolvimento do  software assumisse a responsabilidade sobre o código instalado na atualização.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com um porta-voz, este app Epic Scale não pode ser instalado sem permissão dos usuários — apesar de não haver grandes informações sobre a instalação dele —, sendo que a remoção também seria bem facilitada. Segundo a fonte, o recurso foi adicionado ao uTorrent para ampliar as receitas do software, que vem perdendo espaço nos últimos anos. Ainda não há informações possíveis retiradas dele em uma atualização próxima.

[Atualizado]

Alguns leitores entraram em contato informando que a "malandragem" não é tão malandra assim, pois estaria sendo mencionada nos termos de uso. O problema é que, como dissemos anteriormente, os usuários do fórum do uTorrent alegam que isso não foi mostrado de maneira clara durante as instalações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.