Downloads do µTorrent são bloqueados pelo Google Chrome

1 min de leitura
Imagem de: Downloads do µTorrent são bloqueados pelo Google Chrome

Com milhares de download mensais, o µTorrent é um dos programas mais comuns quando pensamos em clientes de BitTorrents na internet. Entretanto, o número de programas que foi instalado nos últimos dias caiu drasticamente devido às novas restrições do Google Chrome. De acordo com o Chrome, o µTorrent possui um sério risco para as pessoas que quiserem baixá-lo, podendo infectar as máquinas com malwares.

“O µTorrent é malicioso e o Chrome bloqueou o download” é o aviso que aparece quando você tentar realizar o download do µTorrent pelo navegador da Google. Mesmo assim você pode restaurar o arquivo, apesar de ser novamente avisado de que ele pode ser danoso ao seu computador. “O arquivo irá danificar o seu computador. Mesmo que você já tenha realizado downloads desse site antes, ele pode ter sido hackeado”, diz o aviso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esse não é o primeiro caso que o µTorrent é bloqueado pelo Google Chrome, dado que isso já ocorreu no ano passado. Não existem detalhes sobre os possíveis arquivos maliciosos distribuídos via torrent, porém segundo o Google eles são disseminados através do serviço. De qualquer modo, o download está liberado através de outros navegadores.

Em nossos testes

Aqui no TecMundo, nós baixamos o µTorrent pelo seu site oficial e não enfrentamos qualquer tipo de dificuldade (aparentemente, está tudo funcionando normalmente). Os avisos parecem ter sido exibidos na última versão estável do software (3.4.2.32354). De acordo com o site Torrent Freaks, mais de 50 tipos de antivírus realizaram scans no serviço e não encontraram ameaças ativas. Nós entramos em contato com o Google do Brasil e eles disseram que casos específicos como esse não são comentados, porém que o Google avisa sim os usuários sobre sites que podem infectar o computador com malwares.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.