Falcon uTorrent: primeiras impressões

3 min de leitura
Imagem de: Falcon uTorrent: primeiras impressões

Quem resolve baixar arquivos grandes na internet, sejam de filmes ou sistemas operacionais, normalmente acaba optando por um arquivo BitTorrent. Um dos clientes mais populares com suporte para este protocolo é o uTorrent, com quase 7,3 milhões de downloads até o momento.

De visual simples, com versão em português e uma grande capacidade de aproveitar ao máximo a velocidade de conexão com a internet para baixar arquivos, o uTorrent é uma das melhores opções disponíveis atualmente.

Os desenvolvedores do aplicativo lançaram recentemente um projeto que pretende revolucionar o acesso remoto a arquivos transferidos via uTorrent, é o Falcon uTorrent. A equipe do Portal Baixaki testou a versão alpha e conta tudo para você.

Falcon uTorrent?

Sim! Falcon uTorrent. Um dos diferenciais do uTorrent sempre foi a possibilidade de acesso remoto via Web UI (ainda presente na nova versão). Você habilita a função nas propriedades do aplicativo e por meio de programas de não oficiais acessa seus downloads de qualquer lugar. Contudo, isso poderia se tornar complicado, afinal eram necessárias configurações de porta, conexão e tudo mais.

O Falcon uTorrent é a versão 2.1 do aplicativo. Ela ainda está em fase alpha e por enquanto está disponível apenas com convite. Ela permite, de modo simples, que você acompanhe e acesse remotamente o conteúdo transferido no computador de sua casa, por exemplo.

Imagine a seguinte situação: você sai de casa e deixa o uTorrent funcionando. Enquanto está fora, acessa o site do Falcon uTorrent no notebook, em uma lan-house ou do trabalho e acompanha diretamente via navegador os downloads. Não somente acompanhar, mas também adicionar novas transferências, interromper ou reiniciar as que são realizadas e ainda compartilhar arquivos via link.

uTorrent dentro do  navegador

Acesso remoto simplificado

A principal novidade da nova versão do uTorrent é, sem dúvida, o acesso remoto simplificado. Na Barra de ferramentas do programa você encontra uma nova opção denominada “Remote Access Preferences” (Preferências do acesso remoto) e lá insere um nome de usuário e uma senha.

Acesso remoto simplificado

Com os mesmos dados você acessa o programa via navegador de qualquer lugar por meio de um site. Tal qual faz para verificar emails, porém, tem na tela uma interface igual à do uTorrent instalado em casa. E lá acompanha a quantas andam as transferências realizadas.

Faça o login para acompanhar seus downloads

Compartilhamento via URL

O Falcon uTorrent promete muitas novidades e uma das que já fazem parte do projeto é o compartilhamento de arquivos via URL. Acessando o uTorrent pelo site do projeto você encontra um link e pode enviá-lo para qualquer amigo. Caso ele ainda não tenha o uTorrent instalado, o aplicativo é transferido e instalado e, quando aberto, o download indicado por você já consta na lista de transferências.

Compartilhamento de torrents via URL

Transmissão de vídeo

Com o Falcon uTorrent o programa pretende adentrar um novo campo: o da transmissão de vídeo. Ao invés de esperar que o download de um vídeo termine para ser possível visualizá-lo, você pode fazer isso durante a transferência e assistir ao filme no navegador (caso sua conexão com a internet suporte tal tarefa) via DivX Web Player. Clique no botão presente na guia "Stream" (Transmistir) e curta o filme.

Transmissão de vídeo: mais uma novidade do Falcon uTorrent

Interface mínima

Além de tudo o que foi listado acima, o novo uTorrent conta com a opção “Minify Interface” (“Interface mínima”, em tradução livre), que reduz a tela do downloads para algo semelhante à janela de gerenciamento de transferências do Mozilla Firefox. O novo visual soa bem familiar para quem já usou o Transmission, cliente de torrent para Linux.

Interface mínima do uTorrent

Download remoto

Você está viajando, mas deixou um filme baixando no uTorrent em casa. Que tal assistir a ele diretamente do notebook em qualquer lugar do mundo? Com o Falcon uTorrent isso será possível, pois após o término da transferência o arquivo pode ser baixado via navegador em qualquer PC. Este recurso ainda não está disponível na atual versão do Falcon, porém, em breve deve integrar o projeto.

Mais novidades devem vir por aí

De acordo com a empresa BitTorrent, atual detentora do uTorrent, muitas novidades devem surgir nas próximas versões de teste, bem como na versão final do Falcon uTorrent. Uma das promessas é tornar mais simples a busca por torrent para o usuário, algo ainda complicado para iniciantes. Outra expectativa fica em torno dos aprimoramento de velocidade, ideal para quem é viciado em baixar torrents.

E o resultado é...

Aprovado! O uTorrent tradicional é praticamente inquestionável, dono de um desempenho invejável quando comparado a outros aplicativos do gênero. Ao que tudo indica, as novidades da nova versão consolidarão de vez o programa como o melhor cliente de torrent do mercado.

Aguardemos para ver como os usuários recebem o Falcon uTorrent e também o que as próximas versões nos trazem. O que se pode dizer desde já é que com certeza haverá "retaliação" por parte de outros desenvolvedores, afinal, este é um ramo repleto de opções e possibilidades do mundo dos softwares.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.