Comparação entre clientes torrent. Qual é o melhor?

8 min de leitura
Imagem de: Comparação entre clientes torrent. Qual é o melhor?

O compartilhamento de arquivos foi uma das melhores invenções que houve na era da internet. A princípio a tecnologia era exclusiva para alguns (isso ainda nos tempos do Napster, época em que poucas pessoas tinham acesso a internet), mas aos poucos ela foi difundindo-se — momento em que o Kazaa fez um sucesso absurdo — e virou a febre que é hoje, onde temos vários programas para baixar arquivos.

Absolutamente, quase tudo que você imaginar existe nas redes de compartilhamento, todavia era raro encontrar uma rede como a do BitTorrent. Talvez o único programa que fornecia uma rede tão grande e com arquivos raros era o eDonkey, o qual atualmente é representado pelo eMule. Atualmente as redes P2P foram aposentadas para arquivos muito grandes, dando espaço às músicas e vídeos, isso porque uma nova forma de compartilhamento surgiu e domina sobre tudo, os arquivos Torrents.

Pois bem, após essa pequena história, queremos sanar de uma vez por todas as dúvidas que os usuários possuem quanto aos clientes torrent. Qual o é melhor? Qual possui velocidade superior em download? Qual deles envia arquivos mais rápido? Para responder a todas essas dúvidas, testamos os quatro programas mais baixados para downloads de arquivos Torrent, são eles: µTorrent, BitComet, Azureus Vuze e BitLord. Detalhe: não incluímos neste teste aplicativos com redes comuns de P2P, tais como o Shareaza, o Ares, entre outros.

Aplicativos mais baixados

Observação: Não incluímos o BitTorrent nos testes, porque ele é muito semelhante ao µTorrent, inclusive ambos são desenvolvidos pela BitTorrent. Sendo assim, o µTorrent pode representá-lo de forma igual, pois ambos são idênticos em quase tudo.

O mais importante: velocidade de download

Realizamos o mesmo teste com os quatro programas, utilizando um arquivo de aproximadamente 4 GB, obtido no maior site de downloads de arquivos Torrent. O teste que realizamos foi parcial, de modo que deixamos cada programa funcionando por uma hora, observando constantemente a velocidade de download.

Claro que sabemos que este teste não possui uma precisão absurda, pois os aplicativos foram testados em momentos diferentes, fator que pode gerar uma pequena margem de erro nos resultados, considerando que em determinados momentos poderia haver mais usuários com o arquivo online. Levando isso em consideração, abaixo mostramos o arquivo que utilizamos para teste e as respectivas fontes, o que comprova que em momento algum, os softwares sofreram com problemas de velocidade, pois o número de fontes do arquivo é enorme (confira abaixo o arquivo utilizado para os testes de download).

Arquivo utilizado nos testes

Resultados dos testes de download

Gráfico comparando velocidades de Download

Como é possível visualizar nos gráficos, o Azureus Vuze foi o grande campeão em downloads. Com uma velocidade incrível, o software conseguiu baixar quase 40% a mais do que os demais programas. O segundo software mais veloz foi o µTorrent, que apresentou uma taxa de download excelente e não deve deixar a maioria dos usuários esperando muito tempo na hora de baixar arquivos.

Em terceiro lugar temos o BitLord, que obteve uma taxa de download máxima muito boa. Por último ficou o BitComet, o qual foi uma verdadeira decepção. Com taxas medíocres e sendo o programa mais lerdo para iniciar o download, o BitComet é o programa menos indicado para usuários que estejam procurando por um programa de downloads compatível com o protocolo BitTorrent.

O mais rápido para baixar arquivos

Upload: qual envia mais rápido?

O teste de upload foi semelhante ao de download, com a diferença de que utilizamos outro arquivo para o teste. O arquivo que usamos era menor e realizamos o upload completo desse arquivo para poder verificar as taxas máximas e mínimas de envio. Infelizmente neste teste não foi possível calcular a velocidade média dos programas, mas com os dados de upload máximo já é possível perceber qual programa compensa mais.

Resultados

Resultados dos testes de Upload

Os gráficos acima esclarecem bem o grande campeão nos envios, que foi o µTorrent. Além de conseguir a maior taxa de envio, o aplicativo conseguiu manter o envio sempre acima de 21KB/s, uma grande vantagem sobre os demais softwares. Em segundo lugar ficou o Azureus Vuze, com taxas muito parecidas com a do µTorrent. O BitComet e o BitLord deixaram muito a desejar, porque levaram um tempo muito longo para completar o envio do arquivo.

O mais rápido para enviar arquivos

Programas de peso

Claro que não poderíamos deixar de testar quais são os programas que mais exigem do computador. Para isso, testamos por determinado tempo o comportamento de cada software, analisando o quanto de memória eles utilizam e o respectivo trabalho que dão ao processador.

Resultados

Resultados dos testes na utilização de memória RAM

Nota-se claramente que o µTorrent é a melhor opção em questão de leveza. O software sempre foi conhecido por utilizar poucos recursos do computador e nossos testes comprovam isso claramente. O µTorrent conseguiu ocupar sempre menos do que 16 MB da memória RAM, enquanto que seus concorrentes ultrapassam esse valor facilmente, sem nem ao menos estar realizando tarefas.

O motivo pelo qual o µTorrent não ocupa tanta memória RAM é meio óbvio, pois ele é o único que cumpre somente as tarefas de baixar e enviar arquivos através do protocolo BitTorrent. Cada um dos demais softwares tem suas peculiaridades, sendo que alguns trabalham inclusive com a rede do eDonkey. Todavia, em alguns casos, como o do Azureus Vuze, o consumo de memória é excessivo, fator que o torna o menos indicado para usuários que possuam um computador de configuração mais modesta.

Resultados dos testes na utilização do processador

Os resultados da utilização do processador foram quase iguais aos do consumo de memória, sendo que o programa que mais exige do CPU é o Azureus Vuze. O µTorrent novamente foi o grande campeão, sendo ideal para utilizar em conjunto com outros aplicativos ou para deixar rodando enquanto o computador está ocioso. O BitComet e o BitLord obtiveram resultados parecidos, sendo boas opções para quem não consegue se adaptar ao µTorrent.

Interface e detalhes de cada programa

µTorrent

O µTorrent possui uma interface muito simples, fator pelo qual o programa é um destaque na sua categoria. A vantagem de possuir um visual limpo e descomplicado fez com que muitos usuários aderissem ao software, porque ele não ocupa muita memória e você sempre consegue obter as principais informações quanto aos seus downloads.

Visual do uTorrent

A configuração do µTorrent também é uma grande vantagem do aplicativo, porque o usuário consegue resultados instantâneos com as alterações efetuadas no painel de configurações, diferente dos outros aplicativos, onde tudo é um bocado mais complicado. O controle de velocidade é preciso e muito útil para usuários que utilizam conexões de baixa velocidade.

BitComet

Quando o assunto é Torrent, muitas pessoas já pensam no BitComet. Ele é o segundo aplicativo com mais downloads na categoria, mas isso certamente não se deve a sua interface. O visual do programa não é feio, porém ele é um pouco poluído e possui botões demais, ou seja, quem procura facilidade, dificilmente vai se adaptar com o BitComet.

Visual do BitComet

As configurações do BitComet não são muito precisas, mas de modo geral o usuário consegue limitar as bandas de download e upload, definir o número máximo de conexões e efetuar downloads sem grandes problemas. Vale salientar que o BitComet possui uma vantagem sobre alguns softwares do mesmo gênero: ele tem suporte à rede do eDonkey (com a utilização de um plugin).

Azureus Vuze

O Azureus Vuze possui uma imensa quantidade de adeptos, sendo que há vários motivos para isso. O visual do programa é muito atraente e fácil para localizar as funções diversas do aplicativo. Todavia, há algumas coisas que para muitos usuários pode ser inútil, como as opções de conteúdo em Alta Definição (Rede HD do Vuze), a conexão direta com dispositivos externos (nem todo mundo possui um PS3 ou outro dispositivo compatível com o software) e as opções de contato com amigos, as quais são dispensáveis para a maioria dos usuários.

Visual do Azureus Vuze

Contando com uma quantidade incrível de detalhes, o Azureus Vuze só peca por não facilitar nas configurações gerais do programa. Ainda que seja possível escolher o nível de usuário, o software não explica detalhadamente cada função, o que pode gerar configurações péssimas para algumas conexões, fator que pode resultar em downloads lentos.

BitLord

O visual do BitLord é bem interessante, pois não possui muitos entulhos e traz as opções mais interessantes para o usuário. O software leva uma grande desvantagem sobre seus congêneres, por não possuir uma configuração tão precisa quanto à velocidade e conexão com os servidores de arquivos Torrent. Além disso, o BitLord não tem tradução completa para o português, fator que dificulta um pouco a configuração geral.

Visual do BitLord

Ao menos o BitLord tem a vantagem de possuir suporte total a rede eDonkey, algo interessante para alguns, mas não necessário para todo usuário que procure um software de download de arquivos Torrent.

Qual devo usar?

Bom, a partir dos testes, fica bem claro qual é o programa mais rápido na hora dos downloads, mas isso não significa que ele é o mais indicado. O µTorrent é, sem dúvida, o programa mais indicado para quem deseja baixar arquivos com boa velocidade, enviar arquivos com uma rapidez incrível e ainda não quer deixar o computador sobrecarregado com um cliente Torrent. Além de possuir tradução para o português, o µTorrent possui as configurações mais precisas e eficientes entre os softwares compatíveis com o protocolo BitTorrent, por isso ele ganha essa disputa.

Evidentemente, os demais programas não são ruins, contudo eles não trazem tantas vantagens como o µTorrent, portanto, são recomendados para quem não gosta do µTorrent, ou que preferem possuir um software com mais funções e compatibilidade com outros protocolos e suporte a outras redes. O Azureus Vuze é uma excelente opção para quem possui um computador com memória sobrando e um processador mais eficiente, afinal ele demonstrou ser o programa mais rápido nos downloads.

Agora é com você, escolha o programa que mais lhe agrada, que melhor atende suas expectativas e seja mais um usuário do gigante mundo dos arquivos Torrent. Gostou da análise? O programa que você usa está entre os que foram testados? Comente e compartilhe sua experiência conosco, queremos ver você participando em nosso site.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.