Torrent: como fazer downloads seguros e baixar arquivos via hash info

2 min de leitura
Imagem de: Torrent: como fazer downloads seguros e baixar arquivos via hash info

O download de arquivos através de clientes torrent pode ser feito de várias formas. E, justamente devido ao dinamismo do método de compartilhamento online, várias ameaças ou extensões até mesmo corrompidas podem ser também distribuídas.

No entanto, garantir a integridade dos dados é possível, uma vez que métodos alternativos aos downloads via links magnéticos ou por meio dos arquivos .torrent existem. Neste tutorial, você vai aprender a baixar torrents através da sequência hash, presente em indexadores de conteúdo online

O que é hash?

Se o nome de uma extensão compartilhada via torrent for alterado, todos os usuários que até então faziam o download poderão acabar com nada mais que um arquivo corrompido em mãos. Para evitar esses tipos de problemas, um código de segurança é calculado automaticamente por um cliente torrent.

Download via hash evitam cliques sobre links magnéticos, que costumam abrir propagandas.

Significa que a sequência de números e letras compartilhada pela mídia original tem de ser conferida pelo software do internauta, o que garante a inicialização de um download seguro. A esse conjunto de dígitos se dá o nome de “Info Hash”, que está presente em grande parte dos sites que disponibilizam material via torrent (saiba mais sobre as aplicações das soluções em hash nesta página).

Por que baixar arquivos via hash?

O download de arquivos por meio do que pode ser considerada uma assinatura criptografada garante segurança ao usuário, uma vez que somente o conteúdo autenticado através da sequência numérica única é baixado. Veja, agora, como baixar arquivos sem clicar em links magnéticos ou sobre extensões .torrent a partir das suas páginas favoritas de compartilhamento de material online.

1 – Localize a “Info Hash”

Acesse sua página de distribuição de torrent e pesquise pelo arquivo que deverá ser baixado – em nosso caso, usamos o Pirate Bay e procuramos por uma versão do software de código aberto Ubuntu.

O código é longo e recheado por números e letras.

Em seguida, localize a sequência numérica listada sob o nome “Info Hash” – o código será semelhante a este: “4344503B7E797EBF31582327A5BAAE35B11BDA01”.

2 – Abra seu cliente torrent

Use um cliente torrent e selecione a opção “Adicionar Torrent a partir da URL” – no uTorrent, clique em “File” e então em “Add Torrent from URL...”. Antes de informar a Info Hash do seu arquivo, copie e cole este código na aba aberta: magnet:?xt=urn:btih:

Usamos o Utorrent, mas qualquer outro cliente pode fazer o download de arquivos via hash.

Nota: alguns sites poderão disponibilizar o indexador magnet:?xt=urn:btih: junto do hash. Em nosso exemplo, o código editado ficou assim: “magnet:?xt=urn:btih: 4344503B7E797EBF31582327A5BAAE35B11BDA01”, sem aspas.

Seu download será iniciado automaticamente.

Por fim, cole a Info Hash disponibilizada pela página de distribuição de conteúdo e aperte em “OK”. Feito isso, basta selecionar o local de armazenamento do arquivo e aguardar pela finalização do download.  

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.