Questão respondida

Minna Aprendiz

Porque o teclado não é em ordem alfabetica? Se os números são,porque as letras não são?

14 em 24/8/2010 às 22:02h

Eu sempre me perguntei isso! Os números são em ordem, começam de baixo pra cima indo do 0 ao 9 (isso você já sabe),mas porque as letras não são em ordem?

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 22 de 22 respostas encontradas (0.094 segundos)

Melhor Resposta

31pipow Desativado em 25/8/2010 às 11:19h

" Acredite se quiser, mas o teclado que usamos hoje - conhecido como QWERTY (por causa das primeiras letras na fileira superior, na mão esquerda) - foi escolhido por tornar a digitação mais lenta. Isso aconteceu porque as primeiras máquinas, de tecnologia rudimentar, travavam os tipos quando a datilografia era muito rápida. Quando o impressor americano Christopher Latham Sholes (1819 - 1890) inventou a máquina de escrever, em 1868, tentou ordenar as fileiras em ordem alfabética - como acontece na segunda fileira, onde temos uma sequência quase completa: DFGHJJKL.

As mudanças de posição foram feitas para forçar o datilógrafo a bater nas teclas numa velocidade adequada, sem embaralhar os tipos. Por isso, o E e o I, duas das letras mais freqüentes na lingua inglesa, foram retiradas da segunda fileira, a mais acessível. A letra A, outra das mais comuns, ficou relegada ao dedo mínimo esquerdo, o menos hábil de todos.

Em 1932, depois de 20 anos de estudo, August Dvorak, também americano, criou o teclado que leva o seu nome extremamente eficiente para língua inglesa: 3 000 palavras podem ser escritas com as letras da fileira principal (contra 50 no teclado QWERTY) e a mão direita é a mais usada, Alguns fabricantes chegaram a realizar competições entre os dois teclados para determinar qual era o melhor. Infelizmente, o datilógrafo que usou o QWERTY havia memorizado o teclado inteiro, enquanto o outro catava milho. Por conta disso, o QWERTY acabou se tornando padrão industrial e assim permanece até hoje. "

Fonte: Yahoo

gleidson maiaConselheiro
3gleidson maia em 25/8/2010 às 13:10h

Além de tudo que já foi dito, A ordem que usamos também evita problemas de saúde, pois a LER - Lesão por Esforço Repetitivo é constante em digitadores por que ele usam muito o teclado numérico, dois motivos: 1- Usam somente uma mão pra digitar (a Direita); 2- Não alternância das mãos.

já pensou como seria se o teclado fosse em ordem alfabética, os canhotos só usariam a mão esquerda e os destros só usariam a mão direita, e a LER tornaria-se um problema tão constante que poderia causar a inutilidade do computador, quem usaria uma coisa tendo a certeza que ficaria sentindo dores constantes nas mãos ? valeu, um abraço.

HélioEspecialista
2Hélio em 25/8/2010 às 10:09h

Nesse layout, os pares de letras utilizados com maior frequência na língua inglesa foram separados em metades opostas do teclado, o arranjo evitava o travamento de teclas nas antigas máquinas de escrever: enquanto uma mão acerta uma tecla, a outra localiza a tecla seguinte.

Fonte: Wikipédia

2JOSÉ BATISTA em 25/8/2010 às 18:46h

Aqui tem explicações detalhadas sobre o assunto
Mas vc sabia que um brasileiro criou um layout de teclado com as letras em sequencia e que ele é utlizado, mas em pequena escala e é quase desconhecido?
Aqui tem uma pérgunta igual a sua , com varias respostas
http://www.baixaki.com.br/tira-duvidas/29169

QWERTY
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

QWERTY é o layout de teclados atualmente mais utilizado em computadores e máquinas de escrever. O nome vem das primeiras 6 letras "QWERTY" (ver figura).
A disposição das teclas foi patenteada por Christopher Sholes em 1868 e vendido à Remington em 1873, quando foi visto pela primeira vez em máquinas de escrever. Nota: Qwerty Uiop, seqüência de letras da primeira fileira, às vezes é confundido com o inventor, mas isso não passa de um mito.
Nesse layout, os pares de letras utilizados com maior frequência na língua inglesa foram separados em metades opostas do teclado, numa tentativa de evitar o travamento do mecanismo das rudimentares máquinas de escrever do século XIX. Ao alternar o uso das teclas, o arranjo evitava o travamento de teclas nas antigas máquinas de escrever: enquanto uma mão acerta uma tecla, a outra localiza a tecla seguinte.
Outros padrões foram propostos, como o Dvorak, mas nunca atingiram a mesma popularidade do QWERTY.
O layout QWERTY é adotado com alterações em algumas línguas formando os teclados AZERTY e o QWERTZ, em que as letras Y e Z estão trocadas. Símbolos, diacríticos e caracteres acentuados estão em posições diferentes nas variações internacionais do QWERTY.
Curiosamente, a palavra "typewriter" (máquina de escrever, em no idioma inglês) pode ser escrita utilizando-se apenas as letras contidas na linha superior(de cima) do teclado (QWERTYUIOP).

Aqui tem outra definição
A distribuição das teclas nos teclados já despertou a dúvida de muita gente: Por que as letras não estão em ordem alfabética? Qual o critério utilizado?

Na verdade, a ordem das letras no teclado é apenas uma cópia do padrão da máquina de escrever, criada e patenteada pelo inventor americano Christopher Scholes. Com o intuito de organizar as teclas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa, Scholes aperfeiçoou a idéia de James Densmore, seu parceiro comercial, e criou o teclado QWERTY, nome dado devido à disposição das primeiras seis teclas.

A partir daí, o padrão desenvolvido pelo americano se tornou bastante popular em todo o mundo, tendo sido incorporado na grande maioria dos teclados de computadores. No Brasil, cerca de 99% dos teclados estão no padrão QWERTY. Ao longo do tempo, outras configurações também foram criadas, como o padrão Dvorak, criado por August Dvorak e William Dealey em 1936, porém nenhum outro se tornou tão popular como o padrão desenvolvido por Scholes.

MoDi Sábio
1MoDi em 25/8/2010 às 10:42h

Pois testes por parte dos ingleses provaram que sendo o teclado, chamado de "QWERTY" devido à organização das letras, disposto deste modo, aumentava a velocidade de digitação, pois as letras mais usadas encontram-se em locais estratégicos ;)

JOAOAprendiz
1JOAO em 27/8/2010 às 21:20h

" acredite se quiser, mas o teclado que usamos hoje - conhecido como qwerty (por causa das primeiras letras na fileira superior, na mão esquerda) - foi escolhido por tornar a digitação mais lenta. Isso aconteceu porque as primeiras máquinas, de tecnologia rudimentar, travavam os tipos quando a datilografia era muito rápida. Quando o impressor americano christopher latham sholes (1819 - 1890) inventou a máquina de escrever, em 1868, tentou ordenar as fileiras em ordem alfabética - como acontece na segunda fileira, onde temos uma sequência quase completa: dfghjjkl.

as mudanças de posição foram feitas para forçar o datilógrafo a bater nas teclas numa velocidade adequada, sem embaralhar os tipos. Por isso, o e e o i, duas das letras mais freqüentes na lingua inglesa, foram retiradas da segunda fileira, a mais acessível. A letra a, outra das mais comuns, ficou relegada ao dedo mínimo esquerdo, o menos hábil de todos.

em 1932, depois de 20 anos de estudo, august dvorak, também americano, criou o teclado que leva o seu nome extremamente eficiente para língua inglesa: 3 000 palavras podem ser escritas com as letras da fileira principal (contra 50 no teclado qwerty) e a mão direita é a mais usada, alguns fabricantes chegaram a realizar competições entre os dois teclados para determinar qual era o melhor. Infelizmente, o datilógrafo que usou o qwerty havia memorizado o teclado inteiro, enquanto o outro catava milho. Por conta disso, o qwerty acabou se tornando padrão industrial e assim permanece até hoje. " fonte yahoo copiei do cara ai de baxo mais me dao alguma nota

arturxzConselheiro
0arturxz em 28/8/2010 às 11:02h

Eh porque nesse layout, a pessoa fica forcada a digitar mais devagar, pois, se fosse em ordem alfabetica, a pessoa digitaria tao rapido que os erros apareceriam demais.

HDDOGAprendiz
0HDDOG em 28/8/2010 às 13:38h

Bem os teclado de hoje em dia são bem sofisticados e confortáveis mas respondendo para a sua pergunta bem os teclados não são em ordem alfábetica porque se fosse dificultaria um pouco mas tambem era dificel o mundo escrever em ordem alfabetica.Qwerty é a mais conhecida no mundo mas tambem azerty mas se nós for compara num jogo nos iamos jogar com B,K,L,U ou com a forma normal W,A,S,D

0Lucas Martins de Oliveira em 28/8/2010 às 22:40h

Isso realmente é estranho...mas tem uma explicação logica...é que se fosse tudo um do lado do outro os dedos iriam se trombar toda hora, teriamos que trocar de mão e mais um monte de coisa, iria dar muito trabalho, por isso que foi feito assim, ele foi pensado com caltela para que não ocorreçe nenhuma descrepancia...
O nosso sistema de teclado é ABNT+2 Brasileiro - São paulo

0Avaliação de Software em 29/8/2010 às 17:07h

Resposta resumida: Existe diversos padrões de teclado (QWERTY, QWERTZ, AZERTY) que foram criados para tornar a digitação mais lenta, já que na época as máquinas de escrever eram equipamentos mecânicos e como em ordem alfabética eles digitavam muito rápido, algumas letras acabaram não saindo e forçando o datilografo a escrever a página novamente (ainda não existia o backspace!). E também foi criado para prevenir dores constantes nas mãos.

Fonte: Respostas mais antigas dessa pergunta!

bernardoAprendiz
0bernardo em 30/8/2010 às 19:26h

Porque como você pode ver na primera fileira ha as vogais u,i,o,e e na segunda fileira ha a vogal a porque quando voce olha para o teclado a primeira letra que voce ve e o a que a mais usada.Assim com esse efeito fazendo que voce digite mais rapido.Se voce em ordem alfabetica não iria combinar com a ordem de seus dedos.

Luara HanaAprendiz
0Luara Hana em 30/8/2010 às 20:16h

Os teclados dos computadores são baseados nos teclados das máquinas de escrever, ou seja, no layout "Qwerty" (as seis primeiras letras da primeira fileira) de 1870.
Na realidade a máquina de escrever foi criada originalmente em 1784 com um teclado na ordem alfabética. O problema é que como as vogais mais comuns são muito próximas no alfabeto, ao datilografar um texto as barras com as letras que batiam na fita para imprimir o caractere no papel se enroscavam. O objetivo do layout atual era separar as vogais para que um atraso ocorresse durante a datilografia dando tempo para as que barras com as letras não enroscassem. Mas agora não existem mais barras que se enroscam. Cada dígito é meramente um impulso elétrico provocado ao toque no teclado do PC. Porque estamos usando este velho modelo extremamente anti-intuitivo em nossos teclados?
Diversas alternativas foram criadas ao Qwerty, com o Dvorak sendo o mais famoso (apesar de ser fabricado por pouquíssimas marcas). Muitos alegam que seus layouts são ergonômicos ou permitirem uma digitação mais ágil, mas não há evidências sobre isto. Se alguém desse para você, agora mesmo, um teclado com as letras em ordem alfabética você levaria muito tempo para reaprender a digitar. Possivelmente o engavetarias. O custo desta mudança simplesmente seria muito alto, não necessariamente em termos monetários, mas em tempo, e as pessoas não estão dispostas a isto.

Fonte: Yahoo

Sexy GirlDescolado
0Sexy Girl em 6/9/2010 às 10:47h

As teclas das primeiras máquinas de escrever mecânicas eram em ordem alfabética! Só que com o tempo eles observaram que as mesmas se enroscavam muito já que as letras mais usadas tipo A e B, ou as vogais e certas consoantes que aparecem muito juntas faziam com que as teclas se enroscassem d+! Então os inventores da época decidiram colocar as letras mais usadas umas distantes das outras.....! Resolveu o problema... e o que temos hj é o teclado QWERTY que recebe esse nome seguindo a ordem das primeiras teclas alfabéticas.....!

JeymesDescolado
0Jeymes em 25/8/2010 às 16:31h

As teclas das primeiras máquinas de escrever mecânicas eram em ordem alfabética! Só que com o tempo eles observaram que as mesmas se enroscavam muito já que as letras mais usadas tipo A e B, ou as vogais e certas consoantes que aparecem muito juntas faziam com que as teclas se enroscassem d+! Então os inventores da época decidiram colocar as letras mais usadas umas distantes das outras.....! Resolveu o problema... e o que temos hj é o teclado QWERTY que recebe esse nome seguindo a ordem das primeiras teclas alfabéticas.....!

Claudio FloripaEspecialista
0Claudio Floripa em 25/8/2010 às 17:36h

Minna, gostei muito de sua pergunta e da aula que o amigo Pipow nos deu. Eu nunca havia entendido por quê a "confusão" que fizeram com as letras, agora tudo ficou claro. Abçs, Claudio

FernandoMentor
-1Fernando em 25/8/2010 às 21:02h

Eu quando fiquei sabendo que o teclado convencional (esse todo embaralhado que usamos hoje) foi feito para digitar mais devagar fiquei decepcionado hehe

hacker souzaCidadão
-1hacker souza em 25/8/2010 às 23:28h

por que é um jeito mais facil de digitar, porque imagine só vc iria te que digitar o A e ter que procurar o W e Então assim vc iria digitar com uma mão só.

slashDescolado
-1slash em 26/8/2010 às 13:31h

as teclas são como referencia por exemplo a tecla "d" tem como referencia proximas as teclas "e" e "a" e por ai vai

Fonte: eu

ramonDescolado
-1ramon em 26/8/2010 às 14:07h

O teclado qwerty (q eh o que td mundo usa) foi escolhido porque antigamente as maquinas de escrever vinham com o teclado em ordem alfabética e com isso os datilógrafos escreviam muito rápido e como a maquina de escrever era um equipamento mecânico as veses algumas letras não saiam fazendo que o datilografo que as digitava tinha que escrever a pagina inteira novamente.

Diego SantosCidadão
-2Diego Santos em 27/8/2010 às 09:30h

eu acho que fica mais confortável
se vc percebeu, as letras que mais utilizamos são:
A, S, T, M, N, R, S, L e B
A fica longe do S, e são muito utilizados

Leonardo HenriqueEspecialista
-2Leonardo Henrique em 25/8/2010 às 12:58h

Ja pensou em um teclado assim como ficaria horrivel para digitar rapidamente ?
Entao, fizeram esses teclados assim do jeito que é hoje, colocaram em ordem, para ter mais facilidades na digitação.

PauloDescolado
-4Paulo em 27/8/2010 às 14:21h

o primeiro teclado lancado no mundo funcionava de orden alfabetica mas nao deu muito serto por isso um tal de qwerty desidio bagunca tudo e entao deu tam serto que e dessa forma ete hoje a o nome do cara sao as 6 primeiras linhas do teclado

Tira-Dúvidas beta