Questão respondida

Cabos flat IDE e SATA no mesmo pc, à perda de desempenho?

1 em 15/7/2010 às 02:21h

Fiquei curioso em saber, pois desde que inventaram o cabe flat SATA, é falado que o mesmo faz com que não aja perda de desempenho, por não apresentar problemas nas transmissões de dados pro pc, ja que o cabo IDE é composto por 80 vias e conter ruídos e o SATA menos vias e praticamente estar descartado os ruídos.Mas minha duvida é, à algum problema um desktop funcionar com cabos flat SATA e IDE ao mesmo tempo, pois já vi um pc com os tais cabos e fiquei em duvida quanto ao desempenho, pois como citei acima, os cabos SATA são melhores que os IDE em relação na transmissão de dados(ruídos), ou não há nenhum problema em os 2 trabalharem juntos e haver perda na transmissão dos dados! Por exemplo um drive-cd com cabo flat SATA e um HD com cabo flat IDE, já que o SATA é melhor que o IDE, nesse exemplo não haveria perda na transmissão do HD enquanto o drive-cd com o SATA trabalharia melhor que o IDE? Ou o melhor seria optar tudo com cabo flat IDE ou só com cabos SATA, ou não à algum problema? Obrigado pela atenção de todos que leram.

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 4 de 4 respostas encontradas (0.102 segundos)
Léonux Especialista

Melhor Resposta

1Léonux em 15/7/2010 às 12:11h

Amigo colorado, não há problema nenhum em vc usar cabos IDE e SATA no mesmo pc!, desde que; um esteja ligado no HD e o outro no drive de CD ou DVD, sem problema!, o que não pode é o cabo flat IDE estar ligado ao mesmo tempo no HD e drive de CD/DVD, pois ae perderia muito desempenho, sem contar o risco de dar conflitos entre eles. Porém; prefira sempre seus hardwares ligados com os cabos SATA, além de serem mais rápidos, ainda deixa o gabinete mais arejado por serem+ finos que os IDE.
abraço.

Zeca®Especialista
0Zeca® em 15/7/2010 às 17:10h

Colorado Campeão de tudo, o meu pc o cabo sata é no hd e os drives de
cd e dvd com cabo ide e não tem problemas!

Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

jkbyteMentor
0jkbyte em 15/7/2010 às 20:51h

Sua pergunta poderia ser resumida assim: "Cabos para interfaces (chips) IDE/SATA (Serial ATA)" são melhores que os "cabos para interfaces (chips) IDE/PATA (Parallel ATA)?, SIM e NÃO! No caso de SIM, teoricamente e na prática os cabos IDE/SATA são muito melhores que os os cabos IDE/PATA, PORÉM, caso esses cabos SATA não sejam de boa qualidade e não possuam as respectivas travas nos respectivos conectores, é ai que entra o NÃO. Quando PC conta com um bom sistema de aterramento elétrico os cabos PATA de 80 vias – em termos de blindagem contra interferências externas ou geradas no próprio cabo – operam de forma muito eficiente quanto os cabos SATA de 7 vias elétricas (4 para dados e 3 para o terra).
NOTA: Os cabos PATA de 80 vias elétricas contam com “7 vias originais” (mesma quantidade de vias nos cabos PATA de 40 vias elétricas) e mais “40 vias compartilhadas” para o terra. PORÉM, toda a sinalização terra para essas 40 vias são retiradas das “7 vias originais”, como se pode ver no caso dos cabos PATA – e mais ainda no caso dos cabos SATA, devido as altas taxas de transferências de dados e sendo feitas em altas velocidades – o aterramento é OBRIGATÓRIO.

CjBAEspecialista
0CjBA em 17/7/2010 às 19:47h

Pode usar sem problemas, mas é melhor usar tudo SATA mesmo, são muito melhores, mas não tem problema usar os 2 juntos.

Tira-Dúvidas beta