Questão respondida

pedro moving Conselheiro

Quais os riscos que posso correr ligando um computador em tempo de chuva?

13 em 12/9/2009 às 11:14h

Ou de pico.

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 25 de 46 respostas encontradas (0.109 segundos)
Deto AlffConselheiro

Melhor Resposta

12Deto Alff em 12/9/2009 às 22:58h

Pedro, os riscos são basicamente 3, citarei em ordem de menor dano para maior dano. Mas primeiro algumas observações:
1 - Trovão não queima nada, já que é só uma onda de choque sonora. O que queima é raio, que é uma descarga elétrica da ordem de centenas de megavolts.
2 - Mesmo com aterramento, uma descarga elétrica da ordem de centenas de megavolts, caindo exatamente no seu poste de luz (é um azar enorme mas acredite, acontece) pode fritar tudo e mais um pouco dentro do teu computador.
3 - Estabilizador, filtro de linha e afins protegem contra picos de tensão na ordem de centenas de volts. Nenhum dispositivo que você possa comprar, EXCETO um pára-raios vai te proteger de um raio, acredite. E o pára-raio protege do raio que cai exatamente sobre sua casa; se o raio cair no poste de luz a 10 metros da sua casa, vai fritar tudo, tendo pára-raios ou não. Portanto, estabilizadores e afins são muito importantes, mas achar que eles vão salvar a tua máquina se um raio acertar tua rede elétrica é utopia.

Agora vamos aos danos:

1 - Se o teu monitor for CRT (dos antigos, os de tubo), a queda de um raio próximo pode "manchar" a tela, exatamente como faria um imã deixado pr[oximo à tela, só que muito mais intensamente. Isso ocorre porque um raio causa também um forte pulso eletromagnético ao ter sua energia conduzida entre a nuvem e o solo. Somente mantendo o monitor deligado é possível evitar o estrago (que não é tão sério mas é bem desagradável, principalmente se teu monitor não tiver a função "degauss").

2 - A queima da fonte é certa se houver um pico de corrente muito alta. Fusíveis de fontes normalmente ficam entre 2,5 e 5 amperes (dependendo do tipo de fonte e da voltagem usada na entrada) e um raio na rede elétrica passa fácil desses valores. Normalmente queima tudo por dentro da fonte e pode afetar a placa-mãe e com certeza mídias magnéticas (HD) serão muito afetados.

3 - Mas o maior risco é com certeza o modem, principalmente modem de discagem (dial-up) comum. A rede de telefonia possui muito menos proteção contra descargas de raios, e ao contrário da rede elétrica, opera em 45V, o que significa que o modem é projetado para esperar no máximo uma oscilação máxima de 70V+-, além de não possuir um fusível. Um raio na rede telefônica com o teu modem ligado nela vai fritar TUDO dentro do computador, e pode fritar VOCÊ se estiver muito perto quando isso acontecer. È de longe o maior risco de todos. Assim a dica que fica é: se houver uma tempestade de raios, desligue TUDO a começar pela linha telefônica, linha elétrica e mantenha o monitor CRT desligado. Melhor perder alguns minutos esperando a chuva passar do que perder o equipamento ou a vida. Abraços a todos.

Fonte: 12 anos de experiencia em campo e laboratorio.

RuanMentor
4Ruan em 12/9/2009 às 11:53h

Risco somente se ele não estiver aterrado, ou não haver um DPS (dispositivo contra surtos) instalado, porque se houver um pico ou raio, queimara a fonte e se a fonte não tiver proteções pode levar algum periferico junto com ela.

G.F.Conselheiro
3G.F. em 12/9/2009 às 11:26h

Em casos de chuva podem ocorrer variações bruscas na corrente elétrica.

Isto pode significar ou perda de energia ou uma grande descarga elétrica, no primeiro caso seu PC pode ser bruscamente desligado, podendo corromper alguns arquivos do Windows.

No segundo caso (descarga), isto significa que seu PC está recebendo uma carga além da necessária, e pode "queimar" alguns componentes mais sensíveis a esta variação.

Para se proteger nesses casos é sempre bom contar com um estabilizador, e em alguns casos um No-break também é indicado.

Mas o melhor a fazer é desligar o PC durante este período e esperar a tormenta passar.

WesleyDescolado
1Wesley em 12/9/2009 às 16:00h

Se tiver kaindo raio pode qeimar o seu PC todo, um raio pode atigir a rede eletrica e afetar tudo o que esta na tomada.

1றαтђєυs Æ ± « em 12/9/2009 às 18:00h

alem de correr o risco de queimar a fonte se o seu pc estiver conectado na net atravez de uma linha discada se cair um raio bem la seu pc queima na hora
pode ter certeza disso ja aconteceu comigo!

1gabriel olivera abreu em 12/9/2009 às 21:11h

se vc não tiver um estabilizador ou no brak pode dar aulguns problemas se cair um raio na rede eletrica e chegar a afeta a sua casa o estabilizador queima mas não chega a danifica muito o seu pc mas se tiver ligado só o PC na tomada sem aterramento daew com certeza vai queima aulgumas peças é claro que o dano sera bem maio intão é bom ter um terra e um estabilizador o um no brak que não vale a pena correr riscos.

ViniCidadão
0Vini em 12/9/2009 às 22:09h

O riscos são maiores ainda quando chuva é forte com relâmpagos,alem de poder queimar a fonte do seu PC, pode queimar o sue modem (descer uma descarga elétrica pela linha telefônia, por é recomendável tirar o cabo do modem quando tiver tempos assim).

thiagoDescolado
0thiago em 12/9/2009 às 16:26h

O risco de querimar alguma peça ou seu pc inteiro pois alem dos raios quando há chuva muito intensa a corrente eletrica da tomada se torna instável e fica variando pra mais e pra menos.

WingsCidadão
0Wings em 12/9/2009 às 17:06h

Se cair raio sem aterramento queima a fonte, e se sua fonte for genérica ou antiga sem proteções, ela vai queimar outras peças junto.

Sobre pico de energia a fonte recebe a tensão alta antes que um estabilizador perceba, porque a fonte trabalha numa taxa de atualização de 50 khz, contra apenas 60hz de um estabilizador.

MatheusConselheiro
0Matheus em 12/9/2009 às 17:54h

corre o risco da energia falhar e o seu windows danificar (falo por experiencia propria)

FireDCidadão
0FireD em 12/9/2009 às 19:02h

ex: Você e seu pc ali numa viciadeira derrepente kbum!!!
um trovão daqueles que desliga a luz do seu bairro porque rachou um poste no meio!você pode queimar sua fonte,processador,placa mae,placa de video e etc...

pajerottDescolado
0pajerott em 12/9/2009 às 19:52h

em tempo de chuva nao devera haver problema. agora, o problema e se estiver no pc em tempo de trovoada. Aqui e recomendavel desligar o pc da corrente, para que se houver um raio a fonte de alimentaçao nao queime. No entanto, se tiver um DPS, podera trabalhar a vontade com o pc mesmo com trovoada sem se preocupar com picos de energia.

alexDescolado
0alex em 12/9/2009 às 20:09h

de cair um raio e dar perda total,ja aconteceu comigo,so a impressora viveu pra conta.

AlexConselheiro
0Alex em 12/9/2009 às 20:45h

Muitos riscos como queimar td seu pc .....comigo nunca aconteceu nada quando chove mais é melhor naum esperar pra ver !!

RPboladoDescolado
0RPbolado em 12/9/2009 às 20:55h

se estiver chendo apenas não ira correr risco nenhum mas se estiver trovejando sua fonte e sua placa mãe pode queimar

0vinicius fabiano em 12/9/2009 às 23:50h

se voce tiver um estabilizador, os riscos são minimos a não ser se houver uma queda de energia ai pode queimar alguma peça do pc, mas mesmo assim a fonte do pc tem uma certa segurança contra raios,pois como o estabilizador ela tem um fusivel que ajuda em caso de raios, mas não é muito recomendavel ligar seu pc no dia de chuva

flw,espero ter ajudado

0httpwwwkdsjogosnet em 12/9/2009 às 23:59h

rapaz em tempo de chuva o risco e de raio na rede eletrica cair e ir pro seu pc e logico pra vc explodindo a maquina na sau frente ja em dia de verao sol a pico e o calor q se seu pc nao estiver em lugar arejado e o crooler nao tiver funcionando legal pode haver perda de desempenho

0Desativado desde 2009 em 13/9/2009 às 00:07h

Não há riscos em relação a chuva e sim a trovões. Se não possuir aterramento, uma forte descarga elétrica pode queimar seu computador por inteiro.

FaSt22Mentor
0FaSt22 em 13/9/2009 às 01:00h

se a sua fonte não for boa.....ou a sua casa não tiver uma boa rede eletrica....
e não for aterrada.......
ai sim os riscos são grandes.....
e pode chegar a ter perda total do equipamento.........

0Thiago Rosa em 14/9/2009 às 19:59h

Em tempo de chuva com raios (tempestade de raios) proximos a sua casa é melhor evitar o uso de qualquer aparelho elétrico.

Mas se for uma chuva normal você não corre risco desde que o seu computador esteja ligado a um estabilizador ou nobreak e aterrado.

Um abraço

FelipeAprendiz
0Felipe em 14/9/2009 às 21:49h

Com um estabilizador acredito q nao causará danos ao pc, se houver uma queda d luz o maximo q acontecerá é queimar o fuzivel do estabilizador, q vc pode trocar.

AndersonConselheiro
0Anderson em 15/9/2009 às 18:03h

O principal é tomar um belo dum choque,
além disso seu pc pode ficar com defeito e pode ser muito dificil recupera-lo.

rogérioDescolado
0rogério em 15/9/2009 às 22:35h

pode queimar a fonte e tambem outras peças do computador

gpeliasAprendiz
0gpelias em 18/9/2009 às 15:04h

para raio naum vai para o raio, so tera mais chance dele bater na tua casa e entra na fiação eletrica e queimar o computador se quiser proteger mesmo veda bem ela, ou naum

0♪Cicero xp♫ em 18/9/2009 às 23:07h

pedro e simples n ligue o pc so ligue que a chuva for fraca que tiver raio pode queimar a fonte

Fonte: vlw `

Tira-Dúvidas beta