Questão respondida

Jeferson Aprendiz

Tecnico em Informática ou Tecnico em Redes de Computadores?

0 em 30/4/2010 às 13:18h

Qual dos cursos tem mais opção de emprego e qual tem um salario melhor? e em que ambiente de trabalho cada um atuaria? Pretendo fazer o curso na etec de São Paulo.

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 7 de 7 respostas encontradas (0.094 segundos)

Melhor Resposta

2JOSÉ BATISTA em 30/4/2010 às 21:52h

Jefferson ai tem o perfil relativo a estas duas opções . Espero que goste


Técnico em Redes de Computadores

É um curso profissionalizante. O participante aprende a montar, configurar e fazer manutenção de microcomputadores, bem como a instalação e configuração de sistemas operacionais e dispositivos de redes, seja cabeamento estruturado ou tecnologia wireless. Aprende também a administrar redes e realizar controles de tráfego, e implementar tecnologias de segurança para garantir o bom funcionamentos dos sistemas de comunicação de dados. O curso tem como diferencial a preparação para as certificações Cisco CCNA (módulos 1 e 2) habilitando o aluno (caso aprovado) a dar continuidade na Formação Cisco. A preparação para as certificações Microsoft MCTS em Windows Server 2008 Server e LPI nível 1 (Linux Professional Institute) também serão trabalhadas no curso.
(Carga horária mínima: 1.000)

Mercado de Trabalho
O Técnico em Redes de Computadores deve ser flexível e dominar os diferentes aspectos tecnológicos e organizacionais relacionados com as redes de computadores, além de compreender as necessidades e os processos organizacionais, visando à implementação de sistemas de comunicação de dados que efetivamente atendam os requisitos de negócio das empresas.
Pode atuar na execução de projetos desta natureza, desenvolver serviços de manutenção preventiva e reativa, participar da elaboração de diagnósticos e da solução de problemas, envolvendo comunicação entre computadores e dando suporte à tomada de decisões estratégicas e táticas associados a redes.

Pré-requisitos
Estar cursando, pelo menos, a 2ª série do Ensino Médio e ter conhecimentos e habilidades para a operação em ambiente Windows, envolvendo, no mínimo, tarefas relacionadas com gerenciamento de arquivos, como a criação de pastas e realização de cópias, além de digitação, formatação de texto, manipulação e formatação de planilha, montagem e apresentação de slides, gravação e impressão de arquivos e navegação na Internet.

Método
O curso é baseado em problemas trazidos pelos alunos ou propostos pelo docente e tem como eixo condutor um projeto voltado para a gestão de redes de comunicação de dados. São realizadas atividades individuais e em grupo, com discussões para proposições de soluções de questões de rede de comunicação de dados, estudos de caso e simulações em laboratório de problemas relacionados com situações reais de trabalho. As aulas são desenvolvidas também em laboratórios de software e redes. O laboratório de software poderá comportar até dois alunos por micro.
Clique aqui para visualizar o Plano de Curso.

Programa
MÓDULO 1
Infraestrutura Física de Redes de Computadores

Carga horária:200 horas

Certificação:Ao concluir o Módulo 1 o aluno recebe o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio em Infra-estrutura Física de Redes de Computadores, com validade nacional.



Pré-requisitos:Estar cursando, no mínimo, a 2ª série do Ensino Médio e ter conhecimentos e habilidades para a operação em ambiente Windows, envolvendo, no mínimo, tarefas relacionadas com gerenciamento de arquivos, como a criação de pastas e realização de cópias, além de digitação, formatação de texto, manipulação e formatação de planilha, montagem e apresentação de slides, gravação e impressão de arquivos e navegação na Internet.

Conteúdo:
• Montagem de microcomputadores e equipamentos de redes
• Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Windows e Linux
• Arquiteturas físicas e lógicas de redes de computadores
• Cabeamento estruturado
• Tecnologia Wireless

MÓDULO 2
Conectividade de Redes de Computadores

Carga horária:240 horas

Certificação:Ao concluir o Módulo 2 o aluno recebe o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio em Conectividade de Redes de Computadores, com validade nacional.



Pré-requisitos:Além dos pré-requisitos citados no módulo I, conhecimentos e habilidades para instalação e configuração de sistemas operacionais Windows e Linux.


Conteúdo:
• Protocolos de comunicação de dados de acordo com o Modelo OSI
• Controles de tráfego
• Configuração de sistemas operacionais e equipamentos de rede
• Protocolos de comunicação sem fio

MÓDULO 3
Administração de Redes de Computadores para Negócios

Carga horária:240 horas

Certificação:Ao concluir o Módulo 3 o aluno recebe o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio em Administração de Redes de Computadores para Negócios, com validade nacional.



Pré-requisitos:Além dos requisitos exigidos no módulo II será também requisitada habilidade para configuração de roteadores e switches.

Conteúdo:
• Políticas de administração de redes
• Configuração de sistemas operacionais em diferentes ambientes computacionais
• Administração de sistemas de comunicação de dados
• Controle de recursos de rede
• Planejamento de redes
• Monitoramente de tráfego

MÓDULO 4
Segurança de Redes de Computadores

Carga horária:240 horas

Certificação:Ao concluir o Módulo 4 o aluno recebe o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio em Segurança de Redes de Computadores, com validade nacional.

Pré-requisitos:Além dos requisitos exigidos no módulo II será também requisitada habilidade para configuração de roteadores e switches.

Conteúdo:
• Políticas de segurança
• Configuração segura de sistemas operacionais
• Firewalls
• Criptografia
• Administração de chaves públicas e privadas
• Reação a incidentes

MÓDULO 5
Gestão Empreendedora

Carga horária:80 horas
Pré-requisitos:Estar cursando, no mínimo, a 2ª série do Ensino Médio e ter conhecimentos e habilidades para a operação em ambiente Windows, envolvendo, no mínimo,tarefas relacionadas com gerenciamento de arquivos, como a criação de pastas e realização de cópias, além de digitação, formatação de texto, manipulação e formatação de planilha, montagem e apresentação de slides, gravação e impressão de arquivos e navegação na Internet.

Conteúdo:
• Identificação de oportunidades de negócios
• Definição de diretrizes estratégicas para o empreendimento
• Planejamento e abertura de empresas
• Elaboração de plano de negócios
• Estratégias de comercialização
• Modelos financeiros e contábeis


Documentos para Matrícula
– Requerimento de Matrícula
– Documento de Identidade com foto e com validade nacional (cópia).
– Histórico Escolar de conclusão de ensino médio (duas vias: original e cópia ou cópia autenticada e cópia simples) ou declaração da escola que comprove estar cursando a escolaridade mínima exigida (original)
http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse&course=3093&template=380.dwt&unit=NONE&testeira=474


TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Perfil do Profissional: O técnico em Informática desenvolve sistemas através de análise e programação, projeta, configura e instala redes, projeta e confecciona trabalhos em CAD e páginas para Internet.

Área de Atuação: Pode atuar em indústrias, comércio, prestação de serviços, escolas, hospitais e outros locais onde existir a necessidade de recursos de Informática.


Duração do Curso: 3 anos, com estágio durante o curso.

Período de Funcionamento: tarde.


Público-alvo

Alunos que concluíram o Ensino Fundamental e que queiram realizar o Curso Técnico concomitantemente com o Ensino Médio ou alunos que já tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio.


VALOR DO CURSO


COMPONENTES CURRICULARES



1ª SÉRIE
Fundamentos de Informática
Linguagem de Programação I
Organização de Empresas e Contabilidade
Sistemas Operacionais
Técnicas de Operação I
Técnicas de Programação I



2ª SÉRIE
Aplicativos Gráficos
Banco de Dados
Desenho Técnico
Estágio Supervisionado
Linguagem de Programação II
Técnicas de Operação II
Técnicas de Programação II
Técnicas de Treinamento e Suporte I


3ª SÉRIE

Desenho Assistido por Computador
Estágio Supervisionado
Introdução a Análise de Sistemas
Linguagem de Programação III
Rede de Computadores
Técnicas de Desenvolvimento
Técnicas de Programação III
Técnicas de Treinamento e Suporte II
Teleprocessamento


Qualificações Intermediárias

v Módulo I – Operador de Microcomputador (1ª série)

v Módulo II – Webdesign (2ª série)

v Módulo III – Programador Júnior (3ª série)

v Módulo IV – Operador de Rede e CAD (3ª série)

ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO:
Para obter o Certificado de Técnico em Informática, o aluno deve cumprir 400 horas de Estágio, que podem ser 200 horas na 2ª série e 200 horas na 3ª série ou 400 horas no final do curso, porém não poderá ultrapassar o prazo máximo de 5 (cinco) anos para a conclusão do curso.
http://www.unitau.br/colegio-unitau/educacao-profissional/tecnico-em-informatica

1Vinicius Augusto Costa Lima em 30/4/2010 às 16:10h

ha maninn, eu acredito que tecnico em redes e de informatica se equivalem viu, vai depender muito do emprego que a pessoa conseguir, o unico diferencial é que o tecnico em redes, ele trabalhara com administraçao de computadores, invasoes de sistemas, quedas de link de internet, etc, pra mim, é mais responsabilidade.

1Leoman Alves Moitinho em 30/4/2010 às 14:16h

Olá. O Técnico em Rede de Computadores, tem um local garantido junto aos provedores de Internet, haja visto que a Anatel exige que o provedor tenha como funcionário um ´Técnico nesta área para que possa fornecer o acesso aos usuários. Daí uma grande vantagem.

diego CesarConselheiro
0diego Cesar em 30/4/2010 às 14:32h

tecnico em informatica pois lida com informatica geral ao inves de tec. em rede de computadores.

Ricardo Aprendiz
0Ricardo em 30/4/2010 às 15:04h

Informatica é mais abrangente mais não tão especifico qto redes. Eu te aconselho Redes pois já cursei é um otimo curso e tem muito campo de atuação.

Obs : Sabendo-se que redes não será só ficar parado em frente do monitor resolvendo problemas. Vai ter muita mão na massa com instalações e cabeamento

0pipow Desativado em 30/4/2010 às 15:37h

Também acredito que seja o de informática, porque é mais amplo o que se aprende.

flp.bnMentor
0flp.bn em 30/4/2010 às 13:39h

Tecnico em redes tem um salário melhor, pois é mais especifico, agora em questão de emprego xega a ser igual, naum tem muita diferença

Tira-Dúvidas beta