Questão respondida

Moonwalk Conselheiro

O que é o Buffer e para que serve?

1 em 16/4/2010 às 22:54h

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 8 de 8 respostas encontradas (0.189 segundos)

Melhor Resposta

4Vinicius Augusto Costa Lima em 17/4/2010 às 10:23h

é tipo assim, pra voce gravar apenas um bit no hd, demanda muito tempo, o processador tem que enviar a informaçao pra memoria, da memoria pra placa mae e da placa mae pro disco (HD), ai o hd tem que procurar um espaço livre, posicionar a agulha e entao gravar o dado.
e como sabemos, qualquer arquivozinho possui no minimo Kb geralmente de tamanho, imagina arquivos gigantescos, isso iria demorar bastante e ate ocasionar erros no disco. portanto o que os experts fizeram, criaram um espaço virtual na memoria, do qual nomearam de buffer, e esse buffer guarda uma certa quantidade de dados requisitados para gravaçao em disco, ai quando esse buffer está cheia ai sim que se manda gravar, pois assim economiza tempo gravando tudo de uma vez so e gera menos erro na gravaçao dos dados.
bom, basicamente é isso, espero ter te esclarecido

3D.Ferreira em 16/4/2010 às 23:01h

Em ciência da computação, buffer é uma região de memória temporária utilizada para escrita e leitura de dados. Os dados podem ser originados de dispositivos (ou processos) externos ou internos ao sistema. Os buffers podem ser implementados em software (mais usado) ou hardware. Normalmente são utilizados quando existe uma diferença entre a taxa em que os dados são recebidos e a taxa em que eles podem ser processados, ou no caso em que essas taxas são variáveis.
Os buffers são mecanismos muito utilizados em aplicações multimídia, em especial nas aplicações de streaming

Buffer circular

Buffer circular é um buffer cujo conteúdo é escrito e lido de maneira circular, ou seja, a última posição do buffer é sucedida pela primeira. Assim, um algoritmo de leitura que leia a última posição do buffer e necessite continuar lendo irá retornar ao início do buffer e proceder a leitura a partir daí. O mesmo vale para algoritmos de escrita, sendo que a escrita numa posição não-vazia provoca a perda do conteúdo original.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Buffer_(Ci%C3%AAncia_da_computa%C3%A7%C3%A3o)

jkbyteMentor
1jkbyte em 17/4/2010 às 09:08h

Memória buffer do HD – o que é e como funciona
Buffers para Alocação de endereços na memória: Quando uma linha de parâmetro é inserida no Config.sys do MS-DOS/Windows, especifica a quantidade de memória que será alocada para o cache de disco. Seu valor básico (padrão) é 30 Buffers, mas pode-se acrescentar até 99. Na hora de comprar um HD, por exemplo, vários itens devem ser observados para se obter o melhor desempenho e estabilidade do mesmo. Vejamos aqui quais são: 1= Em especial, primeiramente deve-se observar com qual capacidade do “buffer” (memória SDRAM integrada aos circuitos internos do HD para o armazenamento de dados temporariamente) que, no quesito desempenho do HD, ela faz muita diferença; 2= No caso da memória SDRAM, o buffer pode ser uma área (pequena ou grande) da memória principal, onde se armazenam dados temporariamente para uso do sistema. Com isto, o sistema ganha tempo e melhor desempenho na execução dos programas já lidos na mídia do HD; 3= Existem os “buffers reais” (chips de memórias integrados nos próprios dispositivos, como nos HD`s SATA modernos de 500 GB que conta com 16 MB (ou mais, e quanto maior melhor) e os “buffers virtuais” (áreas criadas na memória SDRAM principal ou na própria mídia do HD – Memória virtual); 4= Veja neste link (> https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:06:09:62 <) a quantidade de buffer de 32 MB (MegaBytes) para este modelo de HD (Seagate SATA II 2000 GB (2TB) 7200 RPM); 4= A memória cache L1, L2, L3 e até L4 (Level ou Nível 1, 2, 3, 4) integradas no núcleo (ou núcleos, no caso de processadores com tecnologias Dual e Quad Core) são memóriaa buffers dos processadores; 5= Porém, ao contrário do buffer dos HDs que usam chips de memória SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory), os buffers dos processadores usam chips de memória SRAM (Static Dynamic Random Access Memory), que são chips muito mais rápidos que os chips de memória SDRAM – as SRAM operam na mesma freqüência de clock dos processadores, se o processador operar a 3 GHZ ela também operam a 3 GHz; 5= Com relação ao HD, além do recurso “buffer” que devemos observar na hora de comprar um HD, outros itens também tem influência direta no desempenho do HD, ver a dica “Requisitos técnicos para maior desempenho do HD”. Mais dicas neste link:
http://dicdicasinfo.blogspot.com/

RenasoftEspecialista
1Renasoft em 17/4/2010 às 09:57h

Uma pequena área de memória ultra-rápida usada para melhorar a velocidade de acesso a um determinado dispositivo.

1Samuk Drum em 17/4/2010 às 15:20h

É uma memória temporária utilizada para escrita e leitura de dados

1JOSÉ BATISTA em 16/4/2010 às 22:59h

É uma memória bem rápida que ajuda pra melhorar a velocidade de acesso!
semelhante ao que usa a memória cache no processador!
e quanto maior, mais informações conseguirá carregar ao mesmo tempo

EfeMirConselheiro
1EfeMir em 17/4/2010 às 20:20h

Hilas, os colegas do fórum deram as informações técnicas sobre a utilização técnico-funcional do termo `buffer` na informática...
Eu só gostaria de acrescentar que, literalmente, em inglês `buffer` significa: amortecedor, para-choque, polidor...
Daí, a analogia feita quanto ao uso para a informática...
Abraços

Fonte: dicionarios

0Alysson Nathan Girotto em 17/4/2010 às 16:40h

eu também tinha essa dúvida e agora eu sei que é uma espécie de memória.

Tira-Dúvidas beta