Questão respondida

Diego F. Cidadão

Qual a diferença entre formatacao fisica e formatacao logica?

9 em 18/8/2009 às 15:31h

Me deparei entre esses dois tipos de formatacoes e gostaria de saber a diferenca e qual é melhor fazer no HD.

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 12 de 12 respostas encontradas (0.094 segundos)
maxCidadão

Melhor Resposta

8max em 18/8/2009 às 15:39h

Formatação física e formatação lógica

A formatação de um disco divide-se em duas partes: a formatação física e a formatação lógica. A formatação física, também chamada de baixo nível, envolve a criação de setores físicos no disco. Os setores são criados completos, com marcas de endereçamento e com a porção de dados estabelecida e preenchida com dados fictícios.

A formatação lógica é a conversão de um disco para os padrões do sistema operacional. Quando o disco é formatado para o DOS, por exemplo, cria-se nele uma estrutura que o DOS possa percorrer e compreender. Ou seja, quem manda na formatação lógica é o sistema operacional e o disco acaba sendo "propriedade" deste sistema operacional.

Tanto no DOS, quanto em outros sistemas operacionais, o primeiro setor da primeira trilha da face zero fica reservado para o boot: é o chamado registro de partida ou setor de boot. Neste setor fica um pequeno programa, cuja única finalidade é carregar o sistema operacional na memória.
Curiosidade

Você sabe de onde vem o termo "boot"? Ele se origina da expressão "pulling oneself up by the bootstraps", que significa "por-se de pé puxando os cordões das próprias botas". É como o sistema operacional é erguido

GustavoConselheiro
-3Gustavo em 26/8/2009 às 22:10h

Olá Diego F., Formatação lógica é a que é feita normalmente, com o comando format, a vantagem dela é que a mesma é rápida e resolve a maioria dos problemas. A desvantagem ou vantagem dependendo do que a pessoa queira, é que essa formatação pode ser revertida através de programas próprios, vc consegue recuperar uma boa parte do que havia antes no disco. A formatação fisica é uma formatação mais profunda que transforma o disco quase ao estado de fábrica, sendo impossivel recuperar os arquivos que havia antes no disco. A desvantagem da Formatação física é que a mesma é muito demorada, dependendo do tamanho do Hd e do programa usado, pode demorar até mais de 24 horas. Espero ter ajudado!

andersonNovato
-4anderson em 18/8/2009 às 15:42h

A formatação física, também chamada de baixo nível, envolve a criação de setores físicos no disco. Os setores são criados completos, com marcas de endereçamento e com a porção de dados estabelecida e preenchida com dados fictícios. Ou seja, é o que permite que o sistema operacional "veja" o disco e assim possa o formatar de forma lógica, que por sua vez, é a conversão de um disco para os padrões do sistema operacional, ou seja, para padroes que o sistema operacional possa gerenciar (salvar, remover, editar dados).

MuriloAprendiz
-4Murilo em 18/8/2009 às 15:43h

A formatação física é feita na fábrica ao final do processo de fabricação, que consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores, cilindros e isola os badblocks (danos no HD). Estas marcações funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo à cabeça de leitura saber em que parte do disco está, e onde ela deve gravar dados. A formatação física é feita apenas uma vez, e não pode ser desfeita ou refeita através de software. Porém, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional, é necessária uma nova formatação, chamada de formatação lógica. Ao contrário da formatação física, a formatação lógica não altera a estrutura física do disco rígido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso, através do comando Format do DOS, por exemplo. O processo de formatação é quase automático; basta executar o programa formatador que é fornecido junto com o sistema operacional.
Quando um disco é formatado, ele simplesmente é organizado à maneira do sistema operacional, preparado para receber dados. A esta organização damos o nome de “sistema de arquivos”. Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. O computador, no decorrer de sua utilização, tem seu desempenho geral afetado, em decorrência da instalação e remoção de diversos softwares, inclusive alguns que não removem todos os arquivos e informações do seu computador, ocasionando lentidão na sua execução. O software básico (o sistema operacional) pode apresentar falhas de funcionamento (travamentos), instabilidade no uso, espera no carregamento de programas e softwares diversos, ou casos extremos de corrompimento do sistema operacional (falhas na execução do próprio) em decorrência de uso ilegal ou ataques de vírus de computador. Uma formatação lógica apaga todos os dados do disco rígido, inclusive o sistema operacional. Deve-se fazer isso com conhecimento técnico, para salvar/guardar dados e informações (os backups de arquivos). O processo de formatação é longo, e as informações contidas no disco rígido serão totalmente apagadas (embora não definitivamente, ainda é possível recuperar alguns dados com softwares especiais). Ações preventivas de manutenção de computador podem evitar que seja necessário formatar o computador.

-4Vinicius Lima em 18/8/2009 às 15:43h

A formatação física é feita na fábrica ao final do processo de fabricação, que consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores, cilindros e isola os badblocks (danos no HD). A formatação física é feita apenas uma vez, e não pode ser desfeita ou refeita através de software. Porém, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional, é necessária uma nova formatação, chamada de formatação lógica.

Ao contrário da formatação física, a formatação lógica não altera a estrutura física do disco rígido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso, através do comando Format do DOS, por exemplo. O processo de formatação é quase automático; basta executar o programa formatador que é fornecido junto com o sistema operacional.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_r%C3%ADgido#Formata.C3.A7.C3.A3o_do_disco

eNyXAprendiz
-4eNyX em 18/8/2009 às 15:45h

...Caro amigo a formatação de um disco divide-se em duas partes: a formatação física e a formatação lógica. A formatação física, também chamada de baixo nível, envolve a criação de setores físicos no disco. Os setores são criados completos, com marcas de endereçamento e com a porção de dados estabelecida e preenchida com dados fictícios.

A formatação lógica é a conversão de um disco para os padrões do sistema operacional. Quando o disco é formatado para o DOS, por exemplo, cria-se nele uma estrutura que o DOS possa percorrer e compreender. Ou seja, quem manda na formatação lógica é o sistema operacional e o disco acaba sendo "propriedade" deste sistema operacional. Espero ter ajudado.

Mateus HackAprendiz
-4Mateus Hack em 18/8/2009 às 15:50h

Formataçao logica é quando vc só exclui a partiçao (desmonta) e toca o windows de novo por cima... Se dados estáo ali ainda, mas não estao visiveis.
E formataçao logicaé quando todos os cluster(menos espaço de armazenamento de dados) dos seu hd a nivel baixo.. Resumindo.. ele ZERA fisicamente, não sendo possivel a restauraçao dos dados.

-4Adan Casagrande em 18/8/2009 às 15:57h

A formatação física é feita na fábrica ao final do processo de fabricação, que consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores, cilindros. É feita apenas uma vez, e não pode ser desfeita ou refeita através de software.

A formatação lógica não altera a estrutura física do disco rígido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso. É necessária para que o disco possa ser lido e reconhecido pelo sistema operacional, e pode ser feita quantas vezes forem necessárias.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_r%C3%ADgido

-4RAFA activate em 18/8/2009 às 15:57h

vou te explicar no português claro:

formatação logica so apaga todos os arquivos do PC e bem mais rapido e pratico de fazer

formatação fisica so é necessario fazer 1 ves quando voce acaba de compra um HD novo ele e quando voce define qual sistema de arquivo o HD sera o mais usado é o NTFS que começou a ser usado com o Windows XP essa formatação eu repito so é para quem acabou de comprar e instalar um HD novo

espero ter te ajudado e vote por favor :)

BrenoCidadão
-4Breno em 18/8/2009 às 16:09h

A mística formatação física não existe, pois só é realizada na fábrica do HD, seria como rasgar toda a superfície magnética do disco, e a formatação lógica é a clássica formatação em que apaga todos os arquivos e o sistema operacional e etc...
Abraços...

-4CαяłiиЋøs em 18/8/2009 às 22:13h

EU AXO KI A FISICA É VC FORMATA O HD E LOGICA É NO DISCO LOGICO OU SEJA CDS E DVDS

chucky515Novato
-4chucky515 em 23/8/2009 às 18:30h

Logica seria a formatação "comum" como por exemplo com o CD do windows a Física é do fabricante que faz os riscos no disco do HD

Tira-Dúvidas beta