Questão respondida

Qual a Diferença entre os cursos superiores Ciencias da Computação e Engenharia da Computação?

1 em 7/9/2009 às 22:53h

Qual é melhor?

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 9 de 9 respostas encontradas (0.063 segundos)

Melhor Resposta

4Emerson WooDoo em 8/9/2009 às 00:05h

Ciência da Computação
Também chamado de "ciências da computação" por algumas instituições de ensino, esse é um curso que aborda de maneira aprofundada os conceitos e teorias da computação, dando uma sólida formação em áreas como estruturas de informação, algoritmos, linguagens de programação, desenvolvimento e análise de sistemas, entre outras. É uma área que trabalha essencialmente com software e que tem um forte embasamento em fundamentos matemáticos e em cálculo. O estudante de Ciência da Computação é preparado para resolver problemas reais, aplicando soluções que envolvam computação, independente de qual seja o ambiente ( comercial, industrial ou científico). Quem se forma nesta área, tem uma variedade grande de carreiras profissionais a seguir, uma vez que a computação é aplicada em diversas áreas do conhecimento.


Engenharia da Computação
Esse curso tem muitas semelhanças com o curso de Ciência da Computação, tendo, inclusive, disciplinas em comum. Alguns países chegam a não fazer distinção desse curso com a Ciência da Computação. No entanto, nos países que a fazem, a Engenharia da Computação é diferenciada por se destacar no projeto, desenvolvimento e implementação de equipamentos e dispositivos computacionais. Grossamente falando, é uma área que trabalha mais com hardware, o que a torna, até certo ponto, também semelhante a cursos como engenharia elétrica. Quem se forma neste curso, torná-se apto a projetar e a implementar sistemas de hardware e software em equipamentos, aplicações industriais, redes de comunicação, entre outros.

Fonte: http://www.infowester.com/col290804.php

UALACEEspecialista
3UALACE em 8/9/2009 às 01:26h

Ciência da computação é o estudo dos algoritmos, suas aplicações e de sua implementação, na forma de software, para executação em computadores eletrônicos.

Engenharia de Computação é um curso superior com disciplinas especializadas que combinam a Eletrônica e a Ciência da Computação.

Enquanto em Ciência da Computação existe um foco mais específico em matemática computacional, desenvolvimento de software, complexidade de algorítmos, e bancos de dados, a Engenharia de Computação foca mais em hardware, e tecnologia das ferramentas base da computação, processos, automação, software embarcado, sistemas operacionais e compiladores.

Fonte: wikipédia

2henrique santana dos santos em 7/9/2009 às 23:09h

Sou cientista da computação.
e sempre ah essa pergunta vo responder de um jeito simples.
Cientista : cria um software para programar o robo a fazer o que e comandado.
Engenheiro:Cria o robo para recebe essa tecnologia .

Qual mais dificil?
Engenharia da computação tem que ser muito bom em fisica.

TarsoDescolado
1Tarso em 8/9/2009 às 01:00h

Ciência da Computação é um curso focado para o setor de software. Você estuda muita programação, essas coisas... Já o curso Engenharia de Computação é focado mais para o Hardware. Você estuda menos sobre software e bem mais sobre eletrônica, matemática, física... Engenharia de computação é uma mistura de Ciência da Computação e Engenharia eletrônica e é um curso bem mais difícil.. Ambos os cursos são bons, cada um tem o seu foco. Agora sem dúvida, a Engenharia da Computação é mais curso que Ciência da Computação.

BillConselheiro
1Bill em 8/9/2009 às 01:19h

Diferença entre CC e EC

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação visa a formação de profissionais que irão atuar no desenvolvimento de soluções sistematizadas para os problemas do mundo real com o emprego fundamentado das técnicas e métodos da Computação bem como na concepção de novas técnicas e métodos para as diversas áreas da computação, tais como: banco de dados, engenharia de software, linguagens de programação, inteligência computacional, teoria da computação, realidade virtual, redes de computadores e arquiteturas de computadores.

O curso de Engenharia de Computação oferece uma formação para que o profissional possa conceber sistemas de computação completos, do ponto de vista dos componentes de software, hardware e de comunicação. Tais sistemas incluem os de propósito geral (computadores pessoais), mas também os sistemas específicos que podem ou não interagir com outras áreas do conhecimento, como eletrônica, mecânica, biologia, etc. A concepção destes sistemas demanda uma formação aprofundada para o entendimento e desenvolvimento de hardware e sistemas de comunicação, software básico, além das interfaces entre estas áreas.
A diferença entre os perfis de profissionais formados pelos dois cursos pode ficar mais clara se considerarmos como exemplo um telefone celular que deverá ser adaptado para executar alguma aplicação escrita na linguagem JAVA: enquanto que a aplicação será desenvolvida por um profissional formado em Ciência da Computação, o hardware do telefone deverá circuitos ou software básico que permita a execução de um programa na linguagem JAVA. Esta adaptação deverá ser feita por um Engenheiro da Computação, que deve conhecer a estrutura e princípio de funcionamento de um telefone celular, porém não é o profissional que vai projetar um telefone celular (este seria o papel do Engenheiro Eletrônico).

Fonte: http://notitia.cin.ufpe.br/servlets/newstorm.notitia.apresentacao.ServletDeNoticiaVinculada?codigoDaNoticiaVinculada=402&dataDoJornal=atual

VINIMentor
0VINI em 8/9/2009 às 09:02h

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Fone: Copiei do Ualace foi boa... as afirmativas estão corretas em relação a cada curso.

0William Diego Lopes em 8/9/2009 às 00:21h

Engenharia de Computação é voltada para a arquitetura dos PCs, a pessoa aprende a engenharia eletronica etc. Ciencias da Computação é voltado para programação, aprende a criar softwares.

martinhoAprendiz
0martinho em 8/9/2009 às 00:25h

eu estou fazendo o curso de Ciência da Computação e só é bom pra quem gosta de programar (fazer programas) e engenharia da computação (axo eu) que é para fazer as peças de computador.
mais o mercado de trabalho está mais afim é de Ciência da Computação pois construtores de placas de computadores tem aos montes e programadores é bem fraquinho...

resumindo...
caso queira dinheiro faça ciência da computação.
caso queira ser mais um no mundo a fazer peças de computador faça engenharia da computação.

ou faça que nem eu, faz 1º engenharia e depois ciência :P

Fonte: minha intuição

DouglasCidadão
-1Douglas em 7/9/2009 às 23:34h

Cara va a uma facul que tenha os dois cursos e faca uma visita. E a melhor opcao quando se esta em duvida de qual curso seguir. Se possivel fale com alguem que trabalhe na area.

Fonte: Pessoal

Tira-Dúvidas beta