Questão respondida

Gabriel Descolado

Qual a diferença entre analógico e digital? Por exemplo nos celulares o sinal analógico e digital?

2 em 26/3/2010 às 21:46h

Eu perguntei pra técnica da loja do meu pai qual era a diferença entre TDMA e CDMA e ela disse que TDMA é analógico e CDMA é digital, mas qual a diferença entre analógico e digital?

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 6 de 6 respostas encontradas (0.047 segundos)
Samuel SouzaConselheiro

Melhor Resposta

5Samuel Souza em 26/3/2010 às 22:06h

Gabriel, a diferença entre o sistema analógico e o digital está, basicamente, na forma como a informação é enviada do celular à torre. Nos dois sistemas, a voz é enviada por ondas de rádio, mas os telefones digitais convertem o que está sendo falado em uma série de números ou dígitos (combinação binária). Já no sistema analógico, a voz é enviada no mesmo formato em que as palavras foram faladas. E o que isso significa? No sistema digital a conversação é muito menos suscetível a ruídos e interferências do que no sistema analógico, o que torna praticamente impossível a escuta clandestina. Além disso, a tecnologia digital permite a oferta de serviços avançados, como identificador de chamadas e as mensagens de texto. Isso sem falar na economia de bateria, pois a transmissão do sinal no sistema digital requer menos potência do que no sistema analógico.

FLW...

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060726105938AA0NNhb

Zeca®Especialista
2Zeca® em 26/3/2010 às 22:07h

Para saber o que é "TDMA" vá nesse link - http://pt.wikipedia.org/wiki/TDMA

Para saber o qué é "CDMA" vá nesse - http://pt.wikipedia.org/wiki/CDMA
Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

2JOSÉ BATISTA em 27/3/2010 às 20:04h

Diferença entre telefones celulares analógicos e digitais?

Os três serviços de celular mais populares dos Estados Unidos são os telefones celulares analógicos comuns (AMPS), telefones celulares e PCS. O serviço celular analógico é o assunto de Como funcionam os telefones celulares (confira o artigo para aprender tudo sobre eles).

Há dois tipos populares de sistemas digitais nos Estados Unidos. Um deles é genericamente conhecido como "serviço digital" e o outro é chamado de maneira distinta de "PCS".

"O serviço digital" usa telefones digitais, mas se comunica normalmente com torres AMPS comuns. Uma ligação é feita usando o protocolo AMPS normal e então a conversa é transmitida digitalmente (veja aqui Como funcionam os CDs para obter informações acerca de como mudar de sinais analógicos para sinais digitais). Os telefones digitais dividem uma canal de voz AMPS em três canais digitais usando uma técnica chamada de acesso múltiplo de divisão de tempo (TDMA). Isso significa que três telefones podem compartilhar o mesmo canal e que cada um deles entende que somente usa o canal durante parte do tempo. De modo que um telefone usa o canal durante frações de segundo, depois o segundo telefone e então o terceiro, e o ciclo se repete. Como você pode ver, telefones celulares digitais são híbridos entre o sistema analógico e a tecnologia digital.

Os telefones PCS são totalmente digitais. Eles usam um conjunto totalmente separado de torres e um conjunto totalmente separado de freqüências - entre 1,85 e 2,15 gigahertz (GHz). Devido às freqüências maiores, deve haver mais torres e mais próximas umas das outras. Devido ao fato de ser completamente digital, a criptografia e os códigos de correção de erros podem tornar as ligações muito mais claras e quase impossíveis de serem interceptadas. Normalmente, o PCS agrupa outros serviços como paging (serviços de rádio chamada), identificação de chamada (caller ID) (em inglês) e até mesmo e-mails.

Fonte: http://informatica.hsw.uol.com.br

EfeMirConselheiro
2EfeMir em 27/3/2010 às 22:25h

Os primeiros celulares instalados no Brasil eram analógicos e usavam o protocolo AMPS. Nesse sistema cada Estação Rádio Base comportava apenas 50 ligações simultâneas pois as conversas entre os aparelhos eram transmitidos integralmente, via ondas de rádio analógicas... quando excedia esse limite, o sistema `dava ocupado` e você ficava `aguardando uma vaga`... quando surgia a frequencia livre, tanto o celular chamado como o chamador tocavam e você podia estabelecer a conexão.
Posteriormente, o serviço movel celular foi digitalizado, aumentando a capacidade de tráfego por ERB; tanto o TDMA - Acesso Multiplo por Divisão de Tempo - (usado pela Claro) como o CDMA - Acesso Múltiplo por Divisão de Código - (usado pela Vivo) são sistemas digitais de telefonia celular, que possibilitaram ampliar o numero de conversações simultaneas, quer seja por transmissão de fatias (TDMA) ou por transmissão de codigos (CDMA) das ligações. Esses três sistemas são de origem americana...
Posteriormente, ainda digital, foi implantado o modelo europeu GSM (sistemas de chip), usado por todas as empresas atualmente no Brasil.

jkbyteMentor
1jkbyte em 27/3/2010 às 10:35h

O Samuel explicou bem com o seu texto, basta você consultar esta IMAGEM:

http://img260.imageshack.us/img260/8261/sinaisditaisanalgcos1.jpg

-2httpwwwkdsjogosnet em 27/3/2010 às 02:13h

basicamente e isso mesmo k o samuel faloww a diferença fica na reproduçao do som com ou sem ruido mesmo

Tira-Dúvidas beta