Questão respondida

Ikaro Mentor

Qual o melhor buscador? E como eles funcionam?

3 em 19/2/2010 às 20:56h

Gostaria de saber qual o melhor buscador (mais completo, com vários recursos, mais rápido..). E como eles funcionam. Sempre tive essa curiosidade.

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 16 de 16 respostas encontradas (0.031 segundos)

Melhor Resposta

3JOSÉ BATISTA em 19/2/2010 às 21:11h

O melhor é o buscador do Google. Segue um link de um tutorial completo de como funciona
http://www.puc-rio.br/parcerias/yahoo/tutorial_busca.html#comofunciona

GiusepeCidadão
1Giusepe em 19/2/2010 às 21:24h

O melhor é o Google, mas outros estão se desenvolvendo como o Bing da Microsoft!
Como funcionam?
Eles buscam na Internet, ou selecionam pedaços da Internet, com base em palavras importantes.
Eles mantêm um índice das palavras que encontram, e onde eles as encontram.
Eles permitem que os usuários procurem palavras ou combinações de palavras localizadas nesse índice.

Fonte: http://informatica.hsw.uol.com.br/mecanismos-de-busca-da-internet.htm

1Firefox Kyuubi em 20/2/2010 às 08:34h

O melhor buscador é o Google, o Google funciona da seguinte forma:
Buscadores são basicamente bancos de dados inteligente. Se você já usou o fichário da biblioteca do seu colégio, então sabe já como um banco de dados funciona. Os dados são agrupados em tabelas (as gavetas do fichário), e ordenados de acordo com palavras-chave, como autor ou título. A vantagem do banco de dados sobre o fichário é que o ordenamento pode ser por um número imensamente maior de características. Já imaginou se sua biblioteca tivesse que ter trinta tipos de fichários, um para ordernar por autor, outra por título de livros, outra por ano de publicação, outra por editora, e assim por diante.

Pois bem, o que o Google faz é acumular cada página da Web num banco de dados. O endereço da página, o nome, e as palavras mais frequentes e suas respectivas frequências são todas incluídas na ficha daquela página (cada página é como um livro a ser catalogado). O mais importante, todas as outras páginas para as quais a página linca também são guardadas. Quando você digita a sua busca na caixinha do Google, o software traz todas as fichas cujo conteúdo casam com sua busca.

Para fazer isto de forma eficiente, um dicionário global é criado (o famoso dicionário reverso ou índice reverso), onde cada palavra que existe na Web aparece uma vez. E na ficha de cada palavra são colocados códigos que se relacionam com as páginas que contém aquela palavra. Uma maneira de entender isso é que cada palavra tem uma lista com os endereços das páginas que a contêm. Quando você digita uma palavra e clica em buscar, tudo que precisa ser feito é imprimir na tela as listas de endereços de todas as palavras que você pediu.

Por exemplo, se você procurar por “Ronaldo” no Google Brasil, você espera que os primeiros linques que apareçam sejam sobre o Ronaldinho Gaúcho ou sobre Ronaldo Fenômeno. Não que a primeira página seja a de Ronaldo, seu vizinho, e a resposta de posição 1,233,233 seja a primeira com Ronaldo, o jogador de futebol. Ao mesmo tempo, se você coloca “World Champion 2002”, quer que algo relacionado ao assunto apareça e provavelmente ficará decepcionado se não aparecer. E além disso tudo, sua paciência não aguenta esperar duas horas para uma busca ser respondida.

Todo buscador, do Google ao MSN Search, passando pelo Yahoo, pelo Ask Jeeves e até o Cadê, procura atender a esses três requisitos. Mas como falei do Google, vamos entender melhor como ele funciona. O crawling do Google, assim como o da maioria dos buscadores é feito através de programas de computador que vão seguindo todos os linques de uma página, e acumulando as informações das páginas visitadas, a partir de uma página inicial. Uma boa página inicial é a de um índice como o Yahoo (www.yahoo.com) . A coisa toda é feita de forma organizada, de maneira que ao final do processo, um componente desconectado da Web inteira foi explorada. Outra página inicial deve ser fornecida para explorar outros componentes desconectados. Por exemplo, é pouco usual um índice em inglês levar a descobrir páginas em alfabetos não ocidentais. Portanto o crawler, programa que faz o engatinhamento, tem que ser reinciado com uma página em japônes.

Para cada página visitada, o Google cria uma ficha de biblioteca. As palavras da página que estão no dicionário global tem suas frequências contadas, o endereço da página é anotado na ficha, e o endereço de todas as páginas para as quais a página linca são anotados. Finalmente, o próprio dicionário global é emendado caso alguma palavra nova seja encontrada.

Ao fim do processo de crawling – que há uns dez anos atrás demorava cerca de uma semana para visitar a Web inteira, e hoje demora bem mais que um mês – o Google tem um gigantesco banco de dados com informações concisas da página. Uma enxugada no dicionário global é feita, para remover palavras frequentes demais, como por exemplo preposições, e para remover palavras infreqüentes demais, como um erro de tipografia exdrúxulo. Por isso, se seu nome for muito incomum (muito mesmo), você não será indexado pelo Google. Se seu nome for muito incomum, mas você cometer um ato que te põe nas capas de vários jornais, a frequência do seu nome aumenta, e o Google vai te indexar.

O próximo passo é então como o scoring do Google é feito. Uma maneira natural de ordenar as páginas, quando uma busca é feita, é simplesmente pela frequência com que a palavra buscada aparece na página. Por exemplo, se você busca por “mágica”, uma página que contenha a palavra mil vezes, é provavelmente mais importante do que uma que contem a palavra somente dez vezes. Infelizmente, um esquema simplista como este pode ser facilmente burlado, com indivíduos criando páginas que tenham milhões de vezes a palavra “mágica”, mesmo sem ser relacionado ao assunto ou para vender um livro específico de mágica.

Fonte: http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=1867 e http://www.googlando.com.br/pagerank/Como-funciona-o-Google.php

O SombraDescolado
1O Sombra em 20/2/2010 às 09:51h

é o google
ele diponibiliza muito mais dados que os outros buscadores
de uma forma mais facil para agnete ncontrar o que deseja

1Marcos André - UNIRIO em 20/2/2010 às 10:42h

O da Google sem duvida.
Abraço.

fabricioDescolado
1fabricio em 21/2/2010 às 13:43h

Acredito que seja o google

coyoteAprendiz
0coyote em 23/2/2010 às 11:03h

pra mim é o google, é rapido e sempre axa alguma coisa...eu procuro videos pra ver no meu monitor ips e sempre axa o que eu procuro

0Antonio Pereira em 19/2/2010 às 23:13h

Olá Ikaro

O Google
é a melhor meta buscador na internet. Ele possui um banco de dados com + de três bilhões de páginas e mesmo assim consegue apresenta-las em menos de meio segundo ficando apenas por conta da velocidade da sua conexão com a internet e a velocidade de seu computador.

O Google não apresenta um site que fala daquele assunto, mas sim, a página com os termos digitados. É claro que numa busca, um site importante pode aparecer, mas não mostrar exatamente aquilo que você gostaria de ver, por isso procure dar uma descrição mais detalhada, ponha mais palavras-chave para que o Google possa retornar o assunto desejado.

O Google supera os outros sites de busca em quase tudo, suas páginas são leves praticamente sem imagens, Não tem janelas popup, não precisa fazer longos cadastros, atualizações e outras burocracia que vários sites do mesmo gênero nos pedem.

Boa sorte.

Fonte: http://goo.gl/CZos

0pipow Desativado em 20/2/2010 às 00:09h

O mais completo é o Google, mas estou usando atualmente o Bing, que também é muito bom.

ThiagoConselheiro
0Thiago em 20/2/2010 às 01:02h

O melhor e o Google mesmo.O cade? do yahoo tb e bonzinho.
Link:
www.google.com.br
=D

WevertonCamposEspecialista
0WevertonCampos em 20/2/2010 às 01:04h

Com certeza o Google.

Jhon HerbertDescolado
0Jhon Herbert em 20/2/2010 às 02:46h

Google, com certeza é o navegador e o site mais acessado da internet.

SamuelSábio
0Samuel em 19/2/2010 às 21:20h

Na minha opnião é o Google.
Para saber como ele funciona:
http://www.googlando.com.br/pagerank/Como-funciona-o-Google.php

CjBAEspecialista
0CjBA em 19/2/2010 às 21:04h

O melhor que eu conheça é o Google.Vou tentar explicar como funciona, mas não sei se esta certo. Quando buscamos alguma palavra, o nome procurado ira pra um servidor da Google, onde estão cadastrados os sites, assim o nome buscado vai ser procurado no servidor, se for encontrado, os resultados da pesquisa serão enviados para o computador de origem da busca.
Espero ter ajudado.

0Júnior007 em 19/2/2010 às 21:04h

cara o melhor buscador é o google mesmo, ele é bem mais completo e rápido.

PedrocaEspecialista
0Pedroca em 19/2/2010 às 21:09h

O melhor mesmo é o Google, e como funciona, o Marco explicou tudinho, pelo menos acho que é assim.

Tira-Dúvidas beta