Questão respondida

Marcos Aprendiz

O que é e para que serve um firebird?

1 em 19/1/2010 às 10:34h

Dúvidas sobre o Firebird

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 3 de 3 respostas encontradas (0.031 segundos)
IsaiasSábio

Melhor Resposta

2Isaias em 20/1/2010 às 01:40h

Firebird 1.5 é um SGBD SQL completo. É poderoso e leve ao mesmo tempo, com mínima necessidade de configuração e administração. Atende igualmente bem a aplicações de um único usuário e a aplicações corporativas. Um simples servidor Firebird pode manipular múltiplas bases de dados independentes, cada uma com múltiplas conexões clientes. E o melhor de tudo: é verdadeiramente Open Source, assim, livre de qualquer exigência de licenças, mesmo para uso comercial.

Fonte: http://www.firebirdsql.org/guide/Firebird-1.5-Factsheet-pt.html

1pipow Desativado em 19/1/2010 às 11:04h

Firebird (algumas vezes chamado de FirebirdSQL) é um sistema gerenciador de banco de dados. Roda em Linux, Windows, Mac OS e uma variedade de plataformas Unix. A Fundação FirebirdSQL coordena a manutenção e desenvolvimento do Firebird, sendo que os códigos fonte são disponibilizados sob o CVS da SourceForge.
Baseado no código do InterBase da Borland, quando da abertura de seu código na versão 6.0 (em 25 de Julho de 2000), alguns programadores em associação, assumiram o projecto de identificar e corrigir inúmeros bugs da versão original, surgindo aí o Firebird 1.0, que se tornou um banco com características próprias, obtendo uma aceitação imediata no círculo de programadores. A versão mais recente estável é a 2.1.2. A versão 2.5 está em fase beta, e trará uma nova arquitetura chamada SuperClassic, que fará a ponte para a versão 3.0, que oferecerá suporte total a SMP. O Firebird é gratuito em todos os sentidos: não há limitações de uso, e seu suporte amplamente discutido em listas na Internet, o que facilita enormemente a obtenção de ajuda técnica.
O produto é bastante seguro e confiável, suportando sistemas com centenas de usuários simultâneos e bases de dados com dezenas/centenas de gigabytes. Há suporte gratuito na Internet através de vários sítios.

O Firebird é amplamente utilizado em todo o mundo, com a maior base de usuários no Brasil, Rússia e Europa.

Fonte: Wikipédia

SamuelSábio
1Samuel em 19/1/2010 às 14:31h

Famoso banco de dados relacional com muitos recursos ANSI SQL.
Firebird é um banco de dados relacional que oferece recursos ANSI SQL-99 que rodam no Linux, Windows e plataformas Unix. Ele oferece alta performance e uma linguagem poderosa para procedimentos e triggers. Firebird já é usado em sistemas de produção sob uma variedade de nomes diferentes desde 1981.

O software é um projeto comercialmente independente de programadores C e C++, técnicos e analistas que vêm desenvolvendo-o a partir do código fonte de um sistema de gerenciamento lançado pela Inprise Corp - hoje conhecida como Borland Software Corp., a fabricante do Delphi.

Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/firebird.htm

Tira-Dúvidas beta