Questão respondida

Quem inventou a internet?

0 em 14/1/2010 às 18:12h

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 3 de 3 respostas encontradas (0.107 segundos)
IsaiasSábio

Melhor Resposta

1Isaias em 16/1/2010 às 20:11h

O responsável-mor pela invenção chama-se Tim Berners-Lee, que construiu o seu primeiro computador na Universidade de Oxford, onde se formou em 1976.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet

SamuelSábio
0Samuel em 17/1/2010 às 23:38h

Na verdade a internet como a conhecemos hoje não foi inventada, ou seja, não houve um projeto para isto. O que aconteceu foi que de um projeto base ela evoluiu e chegou onde está hoje.

O projeto base que eu me referi foi chamado de ARPANET em 1969 da Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, uma subdivisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Este projeto foi durante a guerra fria entre Estados Unidos e União soviética. Com essa rede promissora, os dados valiosos do governo americano estariam espalhados em vários lugares, ao invés de centralizados em apenas um servidor. Isso evitaria a perda desses dados no caso de, por exemplo, uma bomba explodisse no campus.

A idéia foi criar um sistema de comunicação entre computadores de forma a enviar os dados divididos em pequenos pacotes e depois ser remontado no destinatário. Isto funciona assim até hoje, quando você manda um email por exemplo, sua mensagem é dividida em pequenos pacotes e são enviados separadamente ao destinatário, quando todos os pacotes chegam a mensagem é remontada como originalmente e entre ao destinatário.

Mas até aqui a internet era computadores ligados em computadores e algumas formas de trocas de informações. Até esse ponto, podemos dizer que a internet foi inventada e controlada pelo governo mericano.

Internet e o protocolo TCP IP

Em seguida os cientistas Vinton Cerf e Bob Khan criaram o TCP IP que nada mais é do que um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede.

Em seguida a idéia foi incorporada às universidades e mais tarde o cientista britânico Tim Berners-Lee e o CERN, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire - Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, criaram a World Wide Web ou WWW. Nascia aí a nossa internet ou a Web como nós a chamamos.

A web foi um ambiente onde as pessoas pudessem copartilhar arquivos no formato HTML e outras pessoas pudessem acessá-los através de um browser ou navegador, como o Internet Explorer, por exemplo.
Quando a internet foi inventada

A internet nos anos 60 e 70. A web de Tim Berners-Lee foi inventada em 1989 e portanto em 2009 completou 20 anos.
Internet ou web?

Internet é rede rede mundial de computadores. É o projeto mais antigo e não foi necessariamente inventado, mas evoluindo pouco a pouco.

Web é a plataforma criada por Tim Berners-Lee e é o local onde navegamos. Este texto que você está lendo está disponível na web e pode ser acessado pela internet, entendeu?
Tim Berners-Lee, o inventor da web

Tim Berners-Lee este no Brasil em 2009 participando de um evento em São Paulo chamado Campus Party. Ele atualmente trabalha no W3C, órgão que coordena o desenvolvimento de tecnologias e padrões para a web. Além do W3C ele é pesquisador do MIT e professor de ciência da computação na Universidade de Southampton.

Outras importantes contribuições de Tim Berners-Lee foram a linguagem HTML e o protocolo HTTP.

Fonte: http://www.luis.blog.br/quem-inventou-a-internet.aspx

0i love panico em 15/1/2010 às 10:21h

http://www.luis.blog.br/quem-inventou-a-internet.aspx

esse e um pedaço da materia

Na verdade a internet como a conhecemos hoje não foi inventada, ou seja, não houve um projeto para isto. O que aconteceu foi que de um projeto base ela evoluiu e chegou onde está hoje.
abraços

Tira-Dúvidas beta