Questão respondida

O que é Proxy? E para que serve?   

2 em 2/9/2009 às 17:39h

   

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 5 de 5 respostas encontradas (0.109 segundos)

Melhor Resposta

4ISMAEL DA SILVA CAVADA em 2/9/2009 às 17:43h

proxy é um servidor que atende a requisições repassando os dados do cliente a frente. Um usuário (cliente) conecta-se a um servidor proxy, requisitando algum serviço, como um arquivo, conexão, website, ou outro recurso disponível em outro servidor.

Um servidor proxy pode, opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta do servidor e, algumas vezes, pode disponibilizar este recurso sem nem mesmo se conectar ao servidor especificado. Pode também atuar como um servidor que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. São instalados em máquinas com ligações tipicamente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado.

Esses servidores têm uma série de usos, como filtrar conteúdo, providenciar anonimato, entre outros.

Um HTTP caching proxy, por exemplo, permite que o cliente requisite um documento na World Wide Web e o proxy procura pelo documento em seu cache. Se encontrado, o documento é retornado imediatamente. Caso contrário, o proxy busca o documento no servidor remoto, entrega-o ao cliente e salva uma cópia no seu cache. Isso permite uma diminuição na latência, já que o servidor proxy, e não o servidor original, é acessado, proporcionando ainda uma redução do uso de banda.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Proxy

UranoCidadão
2Urano em 2/9/2009 às 17:53h

Proxy é o termo utilizado para definir os intermediários entre o usuário e seu servidor. E por isso desempenha a função de conexão do computador (local) à rede externa (Internet).

Aqui no Baixaki tem esse tópico (http://www.baixaki.com.br/info/972-o-que-e-proxy-.htm)

GustavoAprendiz
1Gustavo em 2/9/2009 às 20:11h

Um servidor proxy é um tipo de servidor que atua nas requisições dos seus clientes executando os pedidos de conexão a outros servidores. Um cliente conecta-se a um servidor proxy, requisitando algum serviço tal como, servidor de arquivos, web, ou outro recurso disponível em um servidor diferente.

O servidor proxy disponibiliza este recurso solicitado a este cliente, conectando-se ao servidor que disponibiliza este recurso e o repassa ao cliente. Um servidor proxy pode, opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta do servidor e, algumas vezes, pode disponibilizar este recurso sem nem mesmo se conectar ao servidor especificado.

Um servidor proxy que passa todas as requisições e responde sem alterações é normalmente chamado de gateway.

Um servidor proxy pode ser disponibilizado no computador local do usuário ou em pontos estratégicos entre o usuário e o servidor de destino ou a Internet. Pode também atuar como um servidor que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. São instalados em máquinas com ligações tipicamente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado.

É de salientar que, utilizando um proxy, o endereço que fica registrado no(s) servidor(es) é o do próprio proxy e não o do cliente.

Por exemplo, no caso de um HTTP caching proxy, o cliente requisita um documento na World Wide Web e o proxy procura pelo documento em seu cache. Se encontrado, o documento é retornado imediatamente. Senão, o proxy busca o documento no servidor remoto, entrega-o ao cliente e salva uma cópia no seu cache.

A tradução da palavra inglesa proxy, segundo o dicionário Michaelis, significa procurador, substituto ou representante.

O proxy surgiu da necessidade de conectar uma rede local à internet através de um computador da rede que compartilha sua conexão com as demais máquinas. Em outras palavras, se considerarmos que a rede local é uma rede "interna" e a internet é uma rede "externa", podemos dizer que o proxy é que permite outras máquinas terem acesso externo. Geralmente, máquinas da rede interna não possuem endereços válidos na internet e, portanto, não têm uma conexão direta com a internet. Assim, toda solicitação de conexão de uma máquina da rede local para um host da internet é direcionada ao proxy, este, por sua vez, realiza o contato com o host desejado, repassando a resposta à solicitação para a máquina da rede local.Por este motivo , é utilizado o termo proxy para este tipo de serviço, que é traduzido para procurador ou intermediário. É comum termos o proxy com conexão direta com a internet.

rogérioDescolado
0rogério em 6/9/2009 às 11:47h

o baixaki explica tudo ak nesse link
link: http://www.baixaki.com.br/info/972-o-que-e-proxy-.htm

0Alvaro Gouveia em 9/9/2009 às 17:44h

O Proxy serve para fornecer acesso de internet a uma rede local de computadores onde de acordo com a configuração do servidor pode-se acessar ou não alguns sites de acordo com o nivel de usuário. Basicamente é isso.

Espero ter ajudado.

Tira-Dúvidas beta