Questão respondida

lovadeus Descolado

Como limpar o teclado do notebook?

4 em 2/9/2009 às 09:05h

Muitas vezes a sujeira entra entre as teclas e fica difícil removê-la. Tem alguma forma recomendável de limpar? Sou cabreiro de passar alguma coisa entre as teclas e danificar algo por dentro. Pensei num aspirador de pó, mas será que não estraga?

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 11 de 11 respostas encontradas (0.141 segundos)
AndréAprendiz

Melhor Resposta

5André em 2/9/2009 às 09:29h

A principal dica é que você deve executar o procedimento de limpeza com o notebook desligado da tomada e com a bateria desconectada do equipamento. Se você nunca retirou a bateria do seu portátil, não se assuste o manual sempre traz uma explicação de como fazê-lo. Entretanto observando a parte inferior do notebook você verá uma trava de segurança, e por meio dela irá conseguir remover a bateria, como mostra a ilustração ao lado.

Materiais necessários: pano macio e limpo, água

As partes plásticas abrangem todas as áreas externas do equipamento exceto a tela de LCD e o teclado do equipamento. A limpeza deve ser feita com um pano levemente umedecido em água. Não se deve aplicar força na parte de trás do LCD, para não danificá-lo.


O notebook possui diversas saídas de ar, algumas posicionadas na lateral do equipamento, outras na parte de trás. Estas saídas são as responsáveis por expelir o ar quente gerado pelos dispositivos internos da máquina.

Com o uso dos bastonetes é possível remover as sujeira que ali se acumulam, liberando a passagem do ar. O pano levemente umedecido em água. Deve ser usado em um segundo momento, para remoção da sujeira maiores, que ficam por fora da ventilação.

Limpeza da tela de LCD

Materiais: Pano macio e limpo, água;

O monitor é a parte mais delicada do equipamento, a primeira coisa que posso dizer é, antes de limpar, evite sujar. Tocar a tela com os dedos à deixa engordurada, e conseqüentemente suja, por isso, deve-se evitar ao máximo tocá-la.

Quando ela estiver suja, usar o pano macio levemente umedecido em água para uma limpeza. Jamais pressione com força o pano sobre a tela, para não danificá-la. Após a limpeza, convém fazer uso de um pano macio e seco para finalizar o trabalho.


Limpeza do teclado

Materiais: pano macio e limpo, água, bastonetes de algodão, pincel fino e com cerdas macias
Diferentemente de um teclado convencional, não é possível retirar as teclas em um notebook para efetuar a limpeza. Por isto este processo torna-se um pouco mais complexo. Para as teclas, basta usar o pano macio, levemente umedecido para a limpeza. O espaço entre as teclas pode ser "varrido" usando o pincel fino e macio, e a remoção desta sujeira pode ser feita usando os bastonetes de algodão.

Caso você tenha um compressor de ar - mesmo aqueles portáteis - use-o para limpar o teclado, quando feito com prudência, é uma ferramenta importante para expelir as sujeiras que ficam presas abaixo das teclas.


A fonte que eu achei segue ae abaixo

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL994279-6174,00-SAIBA+COMO+LIMPAR+SEU+NOTEBOOK.html

4Bruno Raphael em 2/9/2009 às 20:51h

Kra...

Se já sabe o básico né?

Desliga da tomada (caso esteja recarregando a bateria)
Retire a bateria (vide manual para mais detalhes)

Agora o que você "NÃO" pode usar:

LÍQUIDOOOOOOOOS !!! Nada de água, nada de álcool, nada de veja, nada de nadaaaaaa!!!

Pq? Simples!

A maioria dos teclados (+ de 90%) são feitos usando "contatos de grafite", esses contatos, são como "pózinhos" que quando você pressiona o botão do seu teclado, existe uma rodelinha com esse "grafite" que entra em contato com uma trilha partida, causando uma espécie de "curto" (contato entre as trilhas) e assim, fazendo o botão funcionar... Esse mesmo método eletrônico é utilizado em controles remotos, membranas de forno de microondas (aquelas numeros e funções que ficam escritas naqueles plasticos) etc.

Eu trabalho com eletrônica, entao confie em mim... não use nada líquidos!!! Pois você pode deixar cair água nesses "pózinhos" e fazer uma "laminha" que depois vai virar uma "cagadinha" que vai acabar com o seu teclado...

MANEIRAS PRÁTICAS E CORRETAS DE LIMPAR UM TECLADO (TANTO DE NOTEBOOK QUANTO DE PC)

1° usando uma latinha de ar comprimido (melhor solução)
vire seu teclado em várias posições (de lado, cabeça pra baixo etc) e vá disparando ar comprimido contra ele

2° utilizando algum dispositivo que crie vento (ventilador, secador de cabelo, ventiladores de mão, nebulizadores etc). O secador não precisa estar no frio ou no quente, não há problemas de utilizá-lo no quente, pois ele não tem força suficiente pra derreter um componente, senão, imagina como sairiam as freguesas de um salão (há,há!). Nebulizadores também são ótimos, é só usar o nebulizador acompanhado da mangueirinha e sem a máscara por favor, a menos que seu teclado seja asmático (he,he!)

3° Aspiradores de pó
também uma ótima solução, é só utilizar os processos antes escritos aqui

4° Pincéis, escovas de cerdas finas e macias etc

"Ahh!!! Mas o meu teclado está engordurado, está com mancha e só vai sair com água!"

Nesse caso, você deverá usar um pano úmido, mas não pode deixar cair uma gota dentro do teclado... você deve pegar o pano, colocar pouca água e torcer até que não caia mais nenhuma gota dele... ai sim você pode passar por sua conta e risco. Eu passo, mas sou técnico de informática e tenho ciência do que estou fazendo e do risco da consciência dos meus atos.

Fui!

3claudinei da silva rio em 2/9/2009 às 09:23h

Diferentemente de um teclado convencional, não é possível retirar as teclas em um notebook para efetuar a limpeza. Por isto este processo torna-se um pouco mais complexo. Para as teclas, basta usar o pano macio, levemente umedecido para a limpeza, o espaço entre as teclas pode ser "varrido" usando o pincel fino e macio, e a remoção desta sujeira pode ser feita usando os bastonetes de algodão, caso você tenha um compressor de ar - mesmo aqueles portáteis - use-o para limpar o teclado, quando feito com prudência, é uma ferramenta importante para expelir as sujeiras que ficam presas abaixo das teclas.
Em casos de sujeira extrema, que a solução com água não esteja resolvendo, recomendo comprar álcool isopropílico e fazer a seguinte mistura: uma medida de álcool para cada duas de água. Utilize essa mistura para a limpeza, mantendo a regra de o pano ficar apenas levemente umedecido.





pedro movingConselheiro
3pedro moving em 2/9/2009 às 12:35h

Eu uso um secador no meu ligado no frio , e um pincel de sedas finas.

R.RebirthMentor
2R.Rebirth em 2/9/2009 às 13:20h

O TECLADO. Como fazer para que este objeto tão simples e ao mesmo tempo tão importante, fique limpo e em condições de uso.


Bom, vamos parar de fazer conjecturas e irmos logo ao que interessa.

Limpar o teclado é simples mais requer alguns cuidados:

1º - Desligue o seu computador

2º - Com o computador desligado, vire o teclado com as teclas para baixo e utilizando um pincel com cerdas flexíveis, passe entre as teclas. Isso vai ajudar a remover, toda a sujeira ali contido.

3º - Caso queira também pode fazer uma limpeza na teclas para remover sujeira ali impressa, existem duas formas: a primeira é você fazer uma foto do teclado e remover todas as teclas, lavando-as com água e sabão neutro e de posse da foto, montá-lo novamente. A segunda forma é fazer a remoção e a limpeza de cada tecla e depois recolocar no local

4º - Lembre-se, o teclado é um dispositivo eletrônico e está sujeito a panes e mau contato. Se usado de forma correta poderá ser útil por anos, por este motivo evite alimentar-se sobe o teclado

Fonte: http://www.aprendaefaca.net/2007/08/limpeza-do-teclado.html

1Magno - Oliveira-MG em 2/9/2009 às 16:58h

Deve ter mais ou menos uns 15 anos que venho socorrendo “curiosos” que, de algum modo, danificaram laptops, palms, handhelds, PCs, Monitores LCD e vários outros equipamentos (seus, de seus pais, ou de amigos), .
É sempre bom manter os equipamentos limpos e todas as dicas aqui postadas estão corretas. Mas a questão é: quanto vale o equipamento pra você? Ou vale à pena correr o risco?
No caso de limpeza externa recomendo uma flanela nova, seca e livre de resíduos que possam agredir a superfície do seu equipamento ( um grão de areia faz um bom estrago), e todo o procedimento de limpeza deve ser feito de modo bem suave.
Limpando o teclado, por fricção com pano macio seco ou flanela, ou com pincel de cerdas macias, ou ainda com o jato de ar de compressor ou secador de cabelo ligado no frio: há risco de que acidentalmente alguma tecla se solte. Abaixo da tecla há um mecanismo plástico, geralmente branco, composto por duas peças encaixadas entre si, que prendem a tecla ao teclado. A tentativa de fixação da tecla neste dispositivo sem experiência pode danificar definitivamente os encaixes da tecla ou partir os engates do dispositivo, de modo que a tecla não possa ser fixada novamente ao teclado.
Quanto ao uso do secador de cabelo se, por descuido, ligá-lo no quente irá deformar todas as teclas a que o ar tiver contato. As teclas são fabricadas de um polímero muito resistente a pressão ou toque em temperaturas ambientes ou de operação conforme manual dos fabricantes . Exemplos mais comuns: alguém derramou café, suco, água ou refrigerante e tentou secar com um secador de cabelo ligado no quente.
Conclusão: Os fabricantes não vendem em separado peças para teclado, você tem que comprar o teclado inteiro. Dependendo da marca ou modelo do notebook, não há no mercado nacional, tem que importar. Fica muito caro. Demora muito a chegar. E é muito raro conseguir um teclado sem defeito de outro notebook que estragou. Pode ficar meses na assistência ou a vida inteira. Por causa de (1) simples tecla, ou melhor, de uma limpezinha de nada você pode ter que gastar, em média, entre R$ 400,00 (pros notebooks mais baratos) à até R$ 1.200,00.
Então, se você é daqueles usuários que transpiram demais as mãos (liberam gordura pelos dedos), cospem quando falam (é só olhar se há manchas (pequenas bolinha) na tela de LCD), tem problema de queda de cabelo ou caspa, ou ainda usa o equipamento em ambientes muito agressivos como carpetes e cortinas de tecido, depósitos sem limpeza, balcões de comércio ou próximo a locais onde há grande fluxo de tráfego de veículos, por causa do monóxido de carbono (aquele pozinho preto que sempre aparece na superfície do móveis do escritório), mesmo que sempre limpe o seu equipamento com uma flanela seca, procure uma empresa especializada em notebooks e peça a mesma que faça uma limpeza completa para você (interna e externa).
Vale a pena, não é caro e tem garantia de serviço.
Pronto, qualquer incidente que ocorrer no procedimento de limpeza fica por conta da empresa que fará o serviço. Algumas empresas, para cativarem o cliente, costumam não cobrar pelo serviço ou um valor tão irrisório quanto a uma gratificação.

Neto SampaioDescolado
1Neto Sampaio em 2/9/2009 às 09:09h

Com um pincel e pano. Sem mais detalhes.

MatheusCidadão
1Matheus em 2/9/2009 às 09:20h

Limpo com pincel cara...Ai consigo tirar com facilidade a sujeira que se acumula entre as teclas.Logo depois com um pano pouco umedecido com álcool ou até mesmo agua apenas, para tirar a sujeira que fica sobre as teclas etc...

paulo pageAprendiz
-1paulo page em 2/9/2009 às 18:10h

pega o seu aspirador de pó.e com um pano vc limpa a superficil , ai vc pega um cotonete e uala ja era

AlineMentor
-1Aline em 10/9/2009 às 09:38h

Pano macio e limpo, levemente umedecido em água , bastonetes de algodão, pincel fino e com cerdas macias

jorgeNovato
-6jorge em 2/9/2009 às 09:34h

Mande para um lugar odne concerta computadores e pergunat se pode limpar.

Tira-Dúvidas beta