Questão respondida

Qual foi o primeiro sistema operacional criado? E quando?

4 em 1/9/2009 às 18:40h

História dos Sistemas Operacionais.

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 8 de 8 respostas encontradas (0.211 segundos)

Melhor Resposta

6**natan**df em 5/9/2009 às 15:40h

ai demorei pra digitar mais ta ae flw fabio presta atençao
Alguns ão de dizer-lhe que foi o DOS. Outros dir-lhe-ão que foi o MSDos (ambos são a mesma coisa). Mas a verdade é diferente, veja:
Um dos primeiros sistemas operacionais de propósito geral foi o CTSS (Compatible Time-Sharing System), desenvolvido no MIT e apresentado em novembro de 1961. Após o CTSS, o MIT, os laboratórios Bell da AT&T e a General Eletric desenvolveram o Multics, cujo objetivo era suportar centenas de usuários. Apesar do fracasso comercial, o Multics serviu como base para o estudo e desenvolvimento de sistemas operacionais. Um dos desenvolvedores do Multics, que trabalhava para a Bell, Ken Thompson, começou a reescrever o Multics num conceito menos ambicioso, criando o Unics (em 1969), que mais tarde passou a chamar-se Unix. Os sistemas operacionais eram geralmente programandos em assembly, até mesmo o Unix em seu início. Então, Dennis Ritchie (também da Bell) criou a linguagem C a partir da linguagem B, que havia sido criada por Thompson. Finalmente, Thompson e Ritchie reescreveram o Unix em C. O Unix criou um ecossistema de versões, onde destacam-se: System V e derivados (HP-UX, AIX); família BSD (FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, etc.), Linux e até o Mac OS X (que deriva do Mach e FreeBSD).
Na década de 1970, quando começaram a aparecer os computadores pessoais, houve a necessidade de um sistema operacional de utilização mais fácil. Em 1980, William (Bill) Gates e seu colega de faculdade, Paul Allen, fundadores da Microsoft, compram o sistema QDOS ("Quick and Dirty Operating System") de Tim Paterson por $50.000, batizam-no de DOS (Disk Operating System) e vendem licenças à IBM. O DOS vendeu muitas cópias, como o sistema operacional padrão para os computadores pessoais desenvolvidos pela IBM.
No começo da década de 1990, um estudante de computação finlandês postou um comentário numa lista de discussão da Usenet dizendo que estava desenvolvendo um kernel de sistema operacional e perguntou se alguém gostaria de auxiliá-lo na tarefa. Este estudante chamava-se Linus Torvalds e o primeiro passo em direção ao tão conhecido Linux foi dado naquele momento.
Você ainda verá comentários de que o DOS "virou" Windows", ou que foram os cartões perfurados, muito utilizados no ENIAC que, erroneamente, dizem ter sido o primeiro computador. Aproveitando o assunto, cartão perfurados não podem ser considerados sistemas operacionais uma vez que os computadores que os utilizavam não processevam rotinas complexas e simultaneas mas, apenas, o que estava gravado (furado) naqueles cartões, limitados às 4 operações matemáticas. Se voltarmos atrás, nessa história, encontraremos como sendo o primeiro computador o "ABACO".

Fonte: natan

VítorCidadão
3Vítor em 5/9/2009 às 19:13h

Olá, O primeiro sistema operacional foi o CTSS criado pela MIT, mas eu não considero como um Sistema Operacional, nesse caso acredito que seja o UNIX, que era muito básico, não tinha uma interface gráfica, e só poderia ser usado em máquinas de grande porte (até porque não existiam portáteis). Então a Apple e Steve Jobs inovam pela primerira vez, criando o primeiro computador portátil, possuindo um SO com interface gráfica! Jobs fez questão de começar o sistema do zero, sem se basear em unix, logo mais a apple continuou inovando na área de SO criou o Macintosh que vinha com o Mac OS, aí a historia continua, quando a microsoft entra, e rouba o projeto de Jobs, mas isso é outra história...
Para mais informações consulte a história dos Sistemas Operacionais - http://www.baixaki.com.br/info/2031-a-historia-dos-sistemas-operacionais.htm.
Espero ter ajudado, até mais!

Fonte: http://www.baixaki.com.br/info/2031-a-historia-dos-sistemas-operacionais.htm. Espero ter ajudado, até mais!

pedro movingConselheiro
1pedro moving em 5/9/2009 às 11:43h

Na verdade foi o unix, eleutilizava somente letras na cor verde e fundo preto.

EltonMentor
1Elton em 1/9/2009 às 18:55h

No início da computação os primeiros sistemas operacionais eram únicos, pois cada mainframe vendido necessitava de um sistema operacional específico. Esse problema era resultado de arquiteturas diferentes e da linguagem de máquina utilizada. Após essa fase, iniciou-se a pesquisa de sistemas operacionais que automatizassem a troca de tarefas (jobs), pois os sistemas eram monousuários e tinham cartões perfurados como entrada (eliminando, assim, o trabalho de pessoas que eram contratadas apenas para trocar os cartões perfurados).
Um dos primeiros sistemas operacionais de propósito geral foi o CTSS, desenvolvido no MIT.

Fonte: Wikipedia

Jc StyleAprendiz
-1Jc Style em 1/9/2009 às 18:59h

CTSS (Compatible Time-Sharing System) na decada de 60 eu acho ^^
Muitos dizem que foi o MS-DOS ou DOS mais nao foi :P

HenriqueNovato
-1Henrique em 7/9/2009 às 14:38h

ms dos! o que deu origem ao windows de hoje

-2Jefferson Tiago em 1/9/2009 às 19:46h

MS-DOS `` foi o sistema que deu origem ao Windows ``

chucky515Novato
-3chucky515 em 2/9/2009 às 01:43h

So pra complementar a curiosidade aqui já que oh Elton ja respondeu, o 1º Windows foi criado em setembro de 1981

Tira-Dúvidas beta