Questão respondida

Renato Mestre

Qual é a função da bateria existente na placa-mãe?

0 em 28/12/2009 às 00:33h

quando acaba perde os dados da bios

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 11 de 11 respostas encontradas (0.219 segundos)
jkbyteMentor

Melhor Resposta

3jkbyte em 28/12/2009 às 10:42h

Explicando melhor para aqueles que não estudaram em escolas de Informática, e também para aqueles que estudaram, mas que mataram aulas no dia em que o professor (ou professores) passou a meteria sobre o assunto (OBS: Muitos professores podem não saberem a função exata da bateria): 1) Primeiramente não se pronuncia "a bios" (velha história, quem não sabe ou pensa que sabe, vive ensinando errado sempre), isto porque BIOS (Basic Input/Output System - Sistema Básico de Entrada e Saída) é o principal programa gravado numa memória flash ROM, atualmente (o programa SIW – System information Windows revela o tamanha – Size – desta memória, na minha placa-mãe (Asus P5KPL-AM) é de 1024 KB – 1 MB); 2) Esta memória flash fica integrada num chip que todos chamam (aqueles que desconhecem o assunto) de a bios; 3) Já a BATERIA não alimenta a memória flashROM, e muito menos a BIOS (quanta ignorância) e sim, uma pequena memória RAM (SDRAM) onde se armazena um pequeno programa (rascunho do programa BIOS) o “Setup” que todos conhecem (SetUp - Set de Instruções e Up de execução - algo como: Instruções sendo executada numa pequena memória RAM); 4) A “bateria” também alimenta o relógio-calendário em tempo real (RTC - Real Time Clock), sendo por isto que a data e a hora sempre estão corretas quando se liga o PC, mas, desde que a bateria não esteja descarregada; 5) Quanto a “zerar” ou “apagar” a BIOS (outra bobagens que já cansei de ler e ouvir), somente usando programas especiais para esta finalidade, exemplo: ao se fazer uma atualização do programa BIOS e ocorra uma queda de energia – caso não se use um No-break - pode-se apagar o programa BIOS e, consequentemente, a perda da placa-mãe.

IsaiasSábio
1Isaias em 28/12/2009 às 00:48h

A bateria interna do tipo Lítio (bateria de lítio) CR2032 tem a função de manter as informações da Flash-ROM (EEPROM) armazenadas enquanto o computador está desligado (somente em placas-mãe antigas, nas atuais sua principal função é manter o relógio interno funcionando).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Placa-m%C3%A3e#Bateria

1Luiz Fernando Araujo em 28/12/2009 às 00:53h

Pra manter funções como relógio, manter configuraçõe da bios, se a bateria acabar o relógio desajusta e as configuraçõe da bios voltam à configuração padrão.

JhonatasEspecialista
0Jhonatas em 28/12/2009 às 00:58h

Sim a principal função é guardar tudo enquanto o Pc esta desligado!!

MárcioEspecialista
0Márcio em 28/12/2009 às 01:09h

Principalmente a de salvaguardar as informações presentes na bios da placa-mãe.

FernandoMentor
0Fernando em 28/12/2009 às 01:39h

É manter os dados que estão na BIOS salvos e também o relógio do sistema ficar certinho.

Fonte: Meu cérebro ;D

MoxoWizardAprendiz
0MoxoWizard em 28/12/2009 às 01:52h

Os amigo terão que me desculpar, mas eu discordo de muita coisa dita. Vou explicar o porquê.
Existe na placa mãe uma memória ROM que contêm um Programa chamado SETUP que é usado para fazermos alterações do tipo: "Tenho uma Mémoria DDR 2 operando a 400 MHz..." "Minha CPU opera com temperatura X...". Por ser ROM, essa memória não pode salvar as alterações que nós (ou os técnicos) fazemos, para resolver este problema, o Fabricante introduz na Placa-mãe uma memória RAM, nós sabemos que memórias RAM são voláteis (só armazenam enquanto estiverem sendo abastecidas por eletricidade), a BATERIA serve para abastecer essa memória enquanto o micro estiver desligado. (Bem, devo concordar que essa memória tbm salva coisas do tipo: Hora, Dia, Mês, Ano, etc.)

PS: Essas informações que nós alteramos no SETUP servem para que a BIOS (que tbm é um Programa) faça uma varredura em todo o Corpo (hardwares) do PC identificando, por exemplo, que mémoria o PC possui, a que frequência ela opera, e blá, blá, blá...

Espero ter ajudado.

Fonte: Eu.

MoxoWizardCidadão
0MoxoWizard em 28/12/2009 às 03:04h

Os senhores terão que me desculpar, mas eu discordo de quase tudo. Calma... vou explicar o porquê. (ATENÇÃO: SE PREFERIR NÃO LER TUDO PULE DIRETO PARA O FINAL, É LÁ ONDE ESTÁ A SUA RESPOSTA)

Primeiro memória "Flash" não é "EEPROM" e sim "FEPROM" que quer dizer grotescamente o seguinte: "Memória ROM Programável e apagável em `Flash`, ou seja apagável em um único pulso.

Vamos lá: Existe um programinha em nosso PC chamado de SETUP, ele vem junto com a placa mãe e está gravado em uma memória puramente ROM (só de leitura), por sua vez, no SETUP nós podemos fazer alterações que serão lidas pela BIOS (programa que se encontra tbm num tipo Memória ROM) essas alterações ou configurações podem ser do tipo: "Eu tenho uma memória DDR 2 operando em um clock de 533 e tenho tbm um HD, etc..." Assim qndo ligarmos o pc a BIOS irá ler estas informações.

RESPOSTA:

Como eu disse, o SETUP está numa memória onde só é possível LER o conteúdo dela, por isso qndo fazemos alguma alteração, essa "alteração" é salva em uma memória muito pequena do tipo RAM. Mémorias RAMs são voláteis, ou seja, se não ouver energia alimentando elas as informações SALVAS são perdidas. A BATERIA fornece energia para que esta memória nunca pare de funcionar para que não perca o seu conteúdo.
Essa é a função "exata" da Bateria da Placa-mãe.

Detalhe as informações salvas nesta memória RAM tbm são do tipo "Hora e Data", e nesse ponto concordo com aqueles que mensionaram isso.

Espero ter Ajudado

Abraço!
E um Feliz Ano Novo

Fonte: Eu msm.

MoDi Sábio
0MoDi em 28/12/2009 às 06:17h

As principais funções são:

- Manter data e hora actualizadas
- Guardar as configurações e preferências do usuário

Sem ela:

- Hora e data voltam às defenições de fábrica
- Bios deixa de conseguir salvar as alterações e sempre que voçê iniciar terá de pressionar F1

Consequência mais grave:

- Problemas com o restauro do sistema, pois como hora e data mudam irá confundir o pc, causando confusão na data e hora do restauro, acabando por dar erro ao restaurar


;)

LeandrowDescolado
0Leandrow em 28/12/2009 às 00:53h

Oi Mayara, a função da bateria interna da placa-mãe é manter a bios em funcionamento, incluindo o relógio do PC. Se não fosse por esta bateria, cada vez que você desligasse o estabilizador seria necessário ajustar novamente a data e a hora do relógio que fica na barra de sistema quando religasse o PC, p.ex. A vida útil é longa, mas você pode desconfiar que é hora de trocar a bateria quando acontecer o que dei como exemplo acima. É uma bateria simples, circular, do tipo que se encontra em qualquer loja de eletrônicos, custa menos de R$ 5,00 e você mesma pode trocar. Um abraço.

0Josue Medeiros em 28/12/2009 às 12:34h

para quando voce desligar o computador o relogio continuar funcionando...entre outras funçoes...xD

Tira-Dúvidas beta