Questão respondida

Isaias Sábio

O que todo mundo precisa saber na hora de comprar um PC novo?

13 em 22/12/2009 às 02:45h

Exemplificando: Qual placa de vídeo NÃO comprar de jeito nenhum? Quais processadores NÃO são bons? Quais os componentes de PIOR qualidade que podem ser "empurrados goela abaixo" dos iniciantes em informática? Acho que essa pergunta é de "utilidade pública", é por isso que estou fazendo ela. Obrigado aos que responderem e assim ajudarem aos demais amigos do TD. Abraços.

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 24 de 24 respostas encontradas (0.062 segundos)
jkbyteMentor

Melhor Resposta

1jkbyte em 22/12/2009 às 22:31h

Veja algumas informações importantes para montar uma ótima máquina, levando em conta custos x benefícios: 1) Usar processador DualCore (DC) de 2 GHz (ou mais...) da Intel (mais estabilidade e durabilidade) ou da AMD (mais rapidez e ideal para jogos); 2) No quesito placa-mãe, para o processador DC, temos ótimas marcas e ótimos preços também, por ordem: Asus, Gigabyte, MSI, Foxconn, Zotak e ECS - para efeito de comparação de produtos e preços dê uma espiada neste site: https://www.kabum.com.br/cgilocal/kabum3/site/listagem.cgi?dep=01&sec=15); 3) No quesito memória deve-se usar memória DDR2 de 3 GB (ou mais, caso o sistema que será instalado for Vista ou Windows 7) com velocidade operando no mínimo de 800 MHz e de boas marcas como Kingston, Corsair e OCZ; 4) No que se refere a placa aceleradora gráfica para slot PCI-E (não existem placas de vídeo para PCI-E, somente placas aceleradoras gráficas, que são muito diferentes das placas de vídeo), pode-se optar pelos seguintes modelos de 1 GB, bus mínimo de 128 bits e que suporte o DirectX® 10.1, como este modelo: VGA XFX 1024MB (1GB) GeForce 9400 GT DDR2 PCI-Express PV-T94G-ZAH2 (https://www.kabum.com.br/cgi local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:01:134:76); 5) No que se refere ao “HD”, este dispositivo tem alguns detalhes técnicos importantes que poucos conhecem e que influem diretamente na velocidade e estabilidade do sistema, como por exemplo: taxas de transferências externas (em MB/s - Megabytes por segundo) e interna (em Mb/s – Megabits por segundo), memória buffer (quanto mais melhor), capacidade de armazenamento (quanto mais melhor) e a rotação por minuto (RPM – quanto mais melhor), e como exemplo de HD que se encaixa neste quesito é o modelo: HD Western Digital SATA 2 500.0 GB 7200 RPM (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:06:09:31); 6) Para esta máquina fica bem uma fonte de 500 W reais (mínimo), como este modelo: Fonte OCZ ATX 500W Real StealthXStream (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/site/listagem.cgi?dep=01&sec=10&cat=172).

6Diego Chiappetta Mendes em 22/12/2009 às 12:21h

Eu fujo de agregadores, tais como positivo, itautec, dell, etc., pois fazem computadores muito caros e com componentes de má qualidade. Certa vez fui consertar o pc de uma cliente, da marca positivo , e haviam componentes de qualidade duvidosa, tais como placa mãe Phitronics, memórias genéricas e processador OEM (sem o cooler original).
Outro fator que influencia a minha não escolha de agregadores é a demora no atendimento da garantia. Essa mesma cliente me chamou durante a garantia do mesmo pelo fato de a simples troca do HD do computador demorar 30 dias. Se fosse necessária uma inspeção para verificar se houve mau uso do componente a mesma demoraria no máximo 1 dia, então pq essa demora toda? O cliente é que sai prejudicado.
Aconselho sempre a montar um pc novo, comprando as peças, pois além de achar que fica mais barato, você pode verificar a qualidade dos componentes, além de ter uma maior personalização do PC.
Quanto às marcas, basicamente escolho as seguintes:
Placa-mãe: Asus para AMD e Intel para Intel
Processador: Athlon II X2 ou Core I3
Memória: Kingston
HD Samsung ou Seagate
Fonte: Thermaltake ou Seventeam
Placa de vídeo: depende do uso da máquina
Gabinete, mouse, teclado e monitor a escolha do freguês

Fonte: www.google.com

Jhony KDescolado
5Jhony K em 22/12/2009 às 09:44h

É como o Bruno falow, se vc naum vai usar jogos pesados, entaum naum precisa de placa de vídeo. Mâs se vc quizer ter mesmo uma placa de vídeo, isso só depende do computador, se a placa mamãe suporta, ou o tipo de entrada pra placa de vídeo... Os processadores que conheco mesmo, que são os melhores, principalmente pra jogos são os da Intel - Pentium 4, Core 2 Duo, Core 2 Quad, 7i ou 5i, já o Celeron ele é bom pra processar tarefas simples, como navegar na net ( óbvio), fazer trabalhos escolares, ouvir músicas, vódeos, até jogar akeles jogos que naum "cobra" muito do processado...O resto, como caixas de som, mouse e etc, só dependem mesmo da marca. As marcas que são bons mesmo são akelas mais populares como Positivo, Samsung, Sony... Agora, tudo isso vai depender da sua necessidade. ;) Flw

Luiz CarlosAprendiz
5Luiz Carlos em 22/12/2009 às 10:54h

Tudo vai depender do USO que vc for fazer do PC...Placa de video o IDEAL É OFF BORD por ter MEMÓRIA DEDICADA,marcas dos componentes em si tbm não influencia muito,mas a marca do MONTADOR do pc INFLUI já q boas marcas usam bons componentes pq tem q zelar pela MARCA!Espero ter ajudado Isais.Feliz Natal!!!

Fonte: Experiencia PRÓPRIA!!!

SamuelSábio
4Samuel em 22/12/2009 às 17:51h

Placa-mãe: Asus para AMD e Intel para Intel
Processador: Athlon II X2 ou Core I3
Memória: Kingston
HD Samsung ou Seagate
Fonte: Thermaltake ou Seventeam
Placa de vídeo: depende do uso da máquina
Gabinete, mouse, teclado e monitor de sua preferencia

Fonte: google

RenasoftEspecialista
3Renasoft em 22/12/2009 às 12:44h

Olha, primeiramente a pessoa tem que saber a que finalidade esse computador terá, se é um computador caseiro só pra estudos, se é um computador pra trabalho, ou se é um computador mais potente pra jogos, vídeos e tratamento de fotos. Então dicidico qual a finalidade, a pessoa deve procurar saber quais configurações existem e o preço. Se a pessoa não entende muito sobre essas configurações, deverá pedir informações a pelo menos tres técnicos em informática. Depois ai sim efetuar a compra.

3¢DarkAngeL¢ em 22/12/2009 às 13:09h

Bem Prefira Sempre Placa GeForce Um Processador Bom Minimo Core 2 duo Uns 2 GB No minimo de Memoria ^^ e um HD de 250. ^^ Mais se Vc Ker uma Makina para Jogos Pesados Que exige do PC. COmpre um


QUAD CORE
4GIGAS
500HD
Geforce 2GB (Num sei se tem mais kkk )
e por Fim uma TElona Gigante para joga kkkkkk

2Deraldo Rabello em 22/12/2009 às 10:09h

1º - Verificar se as configurações se adequam as suas necessidades de uso.
2º - Verificar se as marcas dos componenetes são de boa qualidade.
3° - Conceito da empreza vendedora e se o produto tem garantia.
É recomendavel buscar orientação de algum amigo mais experiente vez q hj ha no mercado uma vasta opção de configurações.

Espero ter contribuido
Abraços

2Cristian Martins em 22/12/2009 às 10:28h

Voce tem que olha mesmo é na placa mae, quantos slots ela vai ter, que tipo de processador ela vai suporta caso voce queira troca mais tarde, e quanto de memoria ela vai aguenta . Tenho um asus com processador AMD Athlon e na epoca eu nem sabia, mas lendo o manual depois de muito tempo eu percebi que a minha placa so aceita 3 tipo de processador AMD, se soubesse teria pegado outra placa, para mim a placa mae é o mais importante pra voce ve antes de compra pc

Bruno W7 Especialista
2Bruno W7 em 22/12/2009 às 07:53h

Com a placa de vídeo não precisa se preocupar se não usar jogos pesados, processador ruim, é díficil ver, uns dos bons é AMD dual core, intel, celeron, marca, positivo, compaq, samsung, satélite, de memória 2Gb, HD uns 160Gb ou superior, pois tem que ter muita coisa para encher um HD de 160, no mínimo 4 entradas USB, E um computador que é ruim é o CCE, mas cuidando, dura muito, o problema do pc é USB(usuário super burro), fora isso é só cuidar. E é claro gravador de DVDs e CDs.

Boa Sorte.

2Jatobá280 em 22/12/2009 às 09:14h

Uma dica super importante é a escolha da placa mãe, não compre com apenas um slot PCI simples por as montadoras usam esse slot para o modem (claro, se voce usar banda larga pode retirar, mas muita gente ainda usa a discada). Outra é a questão da memória, se for comprar com 2 GB, prefira com apenas um módulo (tem montadora que vende com 2 módulos de 1 GB) para que mais tarde possa deixar com 4 GB.

Vinícius The TuxEspecialista
2Vinícius The Tux em 22/12/2009 às 09:18h

Tai Bruno gostei do USB... hehehe

soh comentando hj em dia HD de 160 e 2 GB de ram eh pouco hein....

no minimo 300 HD e 3 GB ram

abraço.

processador se for dual core de no minimo 2.8 cada.

abraço

Fonte: da kbç@ do tio vina

2l. gustavo.h .bernini em 22/12/2009 às 16:03h

ter uma conheçimento de preços , pesquisar , estar ligado no q é bom ruim ja é suficente amigo abrcs

LeandroDescolado
1Leandro em 22/12/2009 às 18:18h

um pc com uns
* 2 gb de memória
* core 2 duo ou quad core
* placa de video da ATI ou Nvidia
* 250 HD.

FernandoMentor
1Fernando em 22/12/2009 às 18:39h

Primeiramente tem que prestar atenção ao Processador. Acho que ele é o componente básico, fundamental e mais importante para um microcomputador. Mas, o que devemos prestar atençao quando se fala de processador? Eu acho que temos que olhar primeiramente, se ele é quad-core (4 núcleos), dual-core(2 núcleos, etc, quanto mais núcleos tiver, vai ser melhor, vai ter mais desempenho. Precisamos olhar também à frequência do processador, ou seja, o clock dele. O que é isso? Bem, a frequência é tipo a velocidade em que ele trabalha, isso é medido em GHz, quanto mais GHz, mais desempenho, velocidade seu PC terá. Atualmente, eu recomendo que se compre um PC com uns 2,5 GHz para cima, para se ter um bom desfruto da máquina. Também se deve olhar a memória cache do processador. Os processadores modernos tem três níveis de cache: L1, L2 e, os mais recentes, L3. Quanto maior a quantidade de armazenamento dessa cache, melhor desempenho também o PC terá. Essa cache serve para armazenar instruções e dados, para que programas possam ser abertos e executados mais rápidamenente. Também se deve oberservar, claro, a marca do processador, os melhores são AMD e Intel, tem também, já ouvi falar, em Via, nunca vi na vida mas já ouvi falar.

Agora vou falar um pouco sobre memória. Bem, a memória ela serve para que você possa executar um programa, o programa fica armazenado nela enquanto ele tiver aberto, para ler isso aqui que to digitanto você com certeza usou um navegador, e com certeza ele tá armazenado na memória RAM do seu microprocessador. A memória também tem uma velocidade, que é medida em MHz, quanto maior essa medida, melhor será o desempenho. Aconselho que quando for comprar o PC, compre um computador com no mínimo 3 GB de memória RAM, que é a quantidade de dados, informações, traduzindo: programas abertos, ela vai conseguir armazenar enquanto você estiver usando o computador.

Falando agora do HD, ou Hard Disc, ou disco rígido. A capacidade de um HD também é fundamental para não ter dores de cabeça no futuro. Os HDs também tem velocidade, que é RPM, rotações por minuto, ainda tem armazenamento de buffer, mas não sei explica isso bem. Bom, recomendo que se compre um HD, hoje em dia, com pelo menos uns 500 GB de armazenamento, é o necessário para um longe tempo de utilizaçao de um computador por um usuários normal, da pra salva muita coisa, se precisar de mais, no futuro vai dar pra fazer um aumento dessa capacidade comprando outro.

Bem, também é importantissimo observar, se a pessoa que vai compra o computador vai usar muito para jogar, a placa de vídeo. As melhores empresas que fabricam esse dispositivo são ATI e Nvidia. As placas de vídeo também possuem memória, para gamers, recomendo pelo menos uma placa de vídeo com 1 GB, não conheço bem sobre esse assunto mas, recomendo uma Nvidia 9800 GT no mínimo para quem quer jogar.

Também com tudo isso é preciso prestar atenção na fonte, uma fonte para essas características boas que comentei até agora precisa de pelo menos 650W reais. Uma fonte serve para alimentar energicamente o PC, ou seja, para ele ficar ligado.

Um computador além de tudo isso que já falei precisa, se você não quer trocar tão cedo de computador, de: drive de CD/DVD; portas USB com a quantidade que você acha que vai precisa, 3 tá bom; placa de som para você ter uma boa qualidade na hora de ouvir uma música; placa de rede, para você se conectar na internet, navegar na internet, usar orkut e MSN; também claro um Monitor de umas 17" polegadas; etc, tem uma outra série de itens a serem considerados, mas é muita coisa pra mim colocar aqui.

Ufa, cansei de digita, espero ter ajudado a quem precisava disso.

Fonte: Meu cérebro ;D

NatanCidadão
1Natan em 22/12/2009 às 19:19h

Depnde do uso mas como disse o amigo ai para baixo é melhor vc montar o pc.

que eu recomendo hj pra se for jogos os componetes é assim:

placa mãe asus,intel e gigabity

processadores intel e amd

amd recomendo

phenon ii x3 ou x4

e intel

core 2 quad ou core i7,i5 e i3

memorias

corsair ou kingston

hds

sansung ou seagate


placa de video

tanto faz sendo nvidia ou ati radeon
mas lembrando procure semppre pegar um modelo bom de placa de video

Fonte: nATAN

1RUDIMAR MAGRINI em 22/12/2009 às 14:57h

ja uq vc pediu quais sao os piores lixos da informatica vamos la evite ao maximo :

placa mãe pc chips durabilidade media 6 meses

processador celerom ( nem va atras idempedente do uso por mais que vc diga nao kero jogos em meu pc vc entrai aki no baixaki mesmo e da de kara c\ akele jogo ai fas 1 gb de download e na hora...)

o melhor custo beneficio do mercado

processadores athlom ,colocam os da intel comendo poeira eu mesmo uso um phenom x3 8400 em materia de jogos e aplicativos pesados sao os melhores e custam 1\2 dos da intel e suas placa mães sao bem mais baratas

placa mãe ; recomendaria asus ou gigabyte a asus e excelente pra over

uma boa pra amd e a m2a74-am custa en torno de 199,00

memoria : eu sempre usei markivisom o pente de 2 gb ddr 2 800 ta 66,00 cada no ml

gravador de dvd : recomendaria lg nunca me deu problema e custa 105,00

gabinete ;qd for investir investi numa case mod cara tipo uma x blade ta entorno de 136,00 porem seus coolers são de 16 cm de diametro e deixa seu pc como c estivesse no polo norte kkk ..exelente pra over .

fonte uma boa e da marca c3 ta en torno de 119,00 uma de 500 watts reias

placa de video : ati pega uma ati radeom hd 4650 de 1 gb ta en torno de 209,00 e a melhor custo x beneficio do mercado

hd : ficaria sempre c\ um samsung de plo menos 500 gb sata

monitor ; pega uma tela lcd samsung ,lg sao os 2 melhores de plo menos 19 polegadas a e widescrenn evite crt tubo de imagem e coisa do passado alem de consumirem mais energia e prejudicar a visão .

som : de cara investe num sistema de som tipo uma vicini 4400 pmpo ta en torno de 168,00 5.1 c\ controle remoto

teclado mouse : ec sempre usei clone ..

estabilisador: evite se nao quer investir num no break coloca o pc direto na tomada e bem melhor ...eu mesmo uso o meu em 220 v direto na tomada meu ultimo estabilisador pego fogo ...os estabilisadores sao de pessima qualidade evite-os ao maximo eles so atrapalham o trabalho da fonte..

Fonte: jo

1Super Tecnico em 22/12/2009 às 15:25h

Saber se a marca e boa e se muita pessoas tve problema com a marca o sistema operacional se e um otimo sistema nao aceite sistemas que sejam vista starter ou xp starter a qualidade do processador e da placa mae se vem com drive de dvd se nao vinher nao aceite porque o drive de dvd e muito importante e mais a qualidade do hd quanto de memoria ram de preferencia 2gb e a memoria do hd e mais nao compre pc`s com marcas desconhecidas

1Jorge Erverson Dias Batista em 22/12/2009 às 15:41h

A primeira dica é prestar atenção no Chipset da Placa mãe para saber se estar comprando um computador que venha suprir as suas necessidades, pois apartir dele vc sabe qual o processador funcionara bem, quantidade de memoria e hardware onboard.

dica - Intel usa essa como exemplo essa nomeclatura X D DG, seguido de duas casas decimais, a primeira representa a serie do chip e as tecnologias a ele oferecidas devem ser pesquisadas, e a segunda o nivel da placa.

uma placa com Chip G31 é uma placa mãe de baixo custo que visa usuarios comuns

----------------------------

outra dica é memoria ram , procure memorias com frequencias boas e quantidade de memoria grande, hoje em dia duas ddr2 de 800mhz 2GB cada não é exagero.

-------------------------

na hora de comprar um processador observe sempre a linha que ele pertence e qual é a sua necessidade. Os fabrincantes sempre tem varias linhas de processadores, cada uma com um publico alvo

computadores de escritorio, usuarios de internet e multimidia
CELERON DUAL CORE ou SEMPRON

jogos sem muita atuais sem exigencia grafica "Graficos no maximo"
Athlon II x2, x3, ou superior ou Pentiun Dual Core

jogos com graficos exelentes em seus niveis maximos de qualidade e velocidade, emuladores pesados como o Dolphin para nintendo Wii, aplicações 3d com auto cad 2010

Phenon II X4 ou Core I7, Core I5

o objetivo não é favorecer um fabricante ou outro, mas sempre pesquise em testes de desempenho os processadores equivalentes e o custo beneficio que ele trará.

HD - Memoria e velocidade sempre são necessarios para um bom desempenho SATA 2

Obeserve a conectividade da placa mãe se for onboard, algumas placas dão suporte até a HDMI e ESATA.

Placa de video segue o mesmo padrão dos outros hardware, existem placas de video para todos os publicos,

evite gargalos, não compre placas de video de grande porte com processador de baixo custo e pouca memoria ram, e fonte de baixa potencia real.

Boa sorte

1Vitor Santos - Feliz Natal Para Todos ! em 22/12/2009 às 15:43h

Dependendo Do Tipo de Pessoa Que vai Usar. Se For Viciado Em Jogos Online , Deve ter Uma Boa Placa de Video , Memoria ...

Fonte: Minha Inteligencia. XD

1Djalma Pereira de oliveira junior em 22/12/2009 às 15:58h

Eu acho que em primeiro Lugar os dois maiores fabricantes de processadores tam como INTEL e AMD deveriam deixar de fabricar porcarias tipo "Celeron e Sempron" se a empresa tem o melhor a oferecer porque oferecer o melhor e o pior não precisariamos nos preocupar em escoleher somente optar não acham!!!

heavydDescolado
0heavyd em 22/12/2009 às 21:00h

algumas coisas, placas de video só nvidia ou ati, placas mãe da intel (cuidado que vemdem placas com chipset intel como placas intel) ,asus e msi, memórias não se tem tantos problemas apesar que se quiser maior desempenho procure memórias de marcas conceituadas


sobre a positivo é sim fato que eles usam peças inferiores em seus pcs mas não são pcs de má qualidade , muitas vezes são pcs mal configurados e com uma ou outra peça ruim, o meu com 256 de ram e video onboard roda hero online,metin 2 e grand chase sem nenhum lag e o unico problema é o cooler que mais parece um trambolho da positivo e era mal configurado e a positivo tem a grande vantagem de que possui todos os drivers disponiveis em seu site já das outras marcas não posso falar pois tenho um pc da positivo e um outro de montagem prórpia (o todo poderoso com 2 radeon hd 5970)

0haroldo cesar moreira em 22/12/2009 às 21:02h

Nunca compre um semp thoshiba, a não ser que queira gastar dinheiro atoa, pois eu comprei um notebook modelo is 1462, em um mes de uso queimou, foi pra garantia ficou 30 dias la, liguei no call center que mais parace um barracão, uma feira, quem atendeu era o segurança da empresa ! por ai vc´s imaginam a Semp Thoshiba não tem nem 0800 - pra quem é fora de são paulo etc... agora Sony vaio eu gostei e Dell eu tb gostei nunca me deu problemas... mas a tal da semp thoshiba e outra esse modelo a empresa não se dispõe a atualizar o Vista para o 7 mesmo que vc´ compre na data exigida pelo site da Semp Thosiba..

As informações do DERALDO RABELLO E DO ZINA ESTÃO LEGAIS ...

0Cicero :) Novamente Ao Tira-Dúvidas em 24/12/2009 às 13:36h

eu gosto do apropiados para jogos.

Tira-Dúvidas beta