Questão respondida

Snoul Cidadão

o avast de vocês tbm acusou falso positivo??

13 em 3/12/2009 às 09:55h

ontem dia 2/12/09 aproximadamente as 22hrs o avast atualizou sua versão do banco de dados de vírus para a versão 091203-0. Porém com essa atualização, o avast acusou diversos programas confiáveis em meu computador (Oi velox, Adobe, Spybot, etc). Os virus encontrados foram: Win32:delf-mzg e Win32:Zbot-mkk quem está com esse problema, saiba que o erro é do avast, e o recomendado é a re-atualização do banco de dados (091203-1) a equipe do anti-virus pede desculpas por qualquer inconveniente causado pelo erro. http://forum.avast.com/index.php?topic=51647. E com vocês?? o avast também acusou esses "vírus"?

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 25 de 57 respostas encontradas (0.043 segundos)
belmon3Aprendiz

Melhor Resposta

5belmon3 em 3/12/2009 às 16:14h

Blog: Geeking

O problema aconteceu devido a uma falha na atualização do banco de dados.

Por Jacqueline Lafloufa

Na noite desta quarta-feira diversos usuários do antivírus Avast receberam alertas sobre um cavalo de tróia que havia afetado diversos arquivos, acusando infecção até mesmo em softwares seguros como o Skype e programas da Adobe.

O antivírus detectava um cavalo de tróia denominado Win32:Delf-MZG, emitindo alertas sequenciais. Felizmente tratava-se de um falso positivo, quando o arquivo não está realmente infectado, mas é reconhecido pelo antivírus como um objeto suspeito.

A falsa detecção aconteceu devido a uma falha na atualização do banco de dados, que foi liberada por volta das 22 horas (12h GMT). Muitos usuários configuram-as para acontecerem de forma automática, e a partir do seu recebimento, o Avast emitia alertas constantes sobre o suposto vírus encontrado.

De acordo com postagem no fórum oficial da Avast, por volta das 3 da manhã (5h GMT) foi liberada uma nova atualização que corrigia o problema de falsa detecção dos cavalos de tróia Win32.Delf-MZG e Win32.Zbot-MKK. “Aqueles de vocês que não usaram seus computadores entre as 12h15 e 5h50 [22h15 e 03h50 no Brasil] provavelmente não serão afetados”, disse o usuário Vlk, moderador global do fórum.

Segundo o site NeoWin, os fóruns da Avast ficaram inclusive fora do ar durante alguns períodos na madrugada, devido ao grande número de acessos de usuários que tentavam entender porque seus aplicativos estavam sendo identificados como infectados.

Quem ainda estiver recebendo alarmes sobre estes vírus deve realizar a atualização do banco de dados do programa. A empresa pede desculpas pelo inconveniente e, de acordo com Vlk, a equipe de suporte técnico está empenhada na produção de tutoriais sobre como consertar os eventuais problemas causados por esta falha.

Mais informações podem ser obtidas no suporte da Avast ou no fórum do antivírus pelo atalho forum.avast.com.

RochaAprendiz
3Rocha em 3/12/2009 às 12:03h

Aconteceu a mesma coisa comigo aqui também, ontem 02/12/09 o avast acusou virus tanto no meu computador quanto no pc da minha esposa era 23h mais ou menos (não existe rede, e nao compartilhamos arquivos), os mesmos virus citados acima, nos mesmos programas tanto no meu pc quanto no dela. Tive q deletar e perder programas como spyware doctor, team speak, dois arquivos do windows vista, entre outros. Sinto pq perdi meu spyware doctor q era gratuito baixado pelo google, fui e nao tem mais pra baixar. Infelizmente este bug o avast trouxe transtorno pra muitas pessoas.

1Wilson Marques de Oliveira em 3/12/2009 às 11:29h

É, Snoul. Comigo aconteceu isso mesmo. Cheguei até a desinstalar o Nitro PC, pensando que era ele o causador do problema. De minha parte, muito obrigado pelo esclarecimento. Um abraço.

walterDescolado
0walter em 3/12/2009 às 11:30h

eu uso o AVAST PROFESSIONAL - mas não tive esse problemas !

Fonte: Walter

RogerioAprendiz
0Rogerio em 3/12/2009 às 11:32h

Sim. O Avast também acusou este "vírus" em meu computador ontem (02/12/2009).

Fonte: Rogério

humbertocorteziaConselheiro
0humbertocortezia em 3/12/2009 às 11:22h

bom eu to usando o avast 5 agora porem ele acusou o atube de ser um virus eu não sei porque pois quando estalei ele não acusol nada depois de atualisa ele ficol assim mais eu gosto do avast

DavidCidadão
0David em 3/12/2009 às 11:48h

Bem... é bom ver uma companhia admitir os seus erros. Só falta a Microsoft pedir desculpa por todas as tretas que faz.
Mas isso é pedir muito.
Já usei o Avast sem ter tido problemas do género. Agora uso o ESET... e até agora tudo numa boa

viniCidadão
0vini em 3/12/2009 às 12:31h

Olá, Realmente o avast estáva ( ou está) comproblemas após a atualização de ontem... aqui ele tava mostrando que até o Media Player era virus Oo`` não sei como está agora pois desinstalei e coloquei o Beta. Quem tiver mais informações postem ai pro pessoal. Flws

Fonte: Google.com.br Meu Computador

IPBCidadão
0IPB em 3/12/2009 às 16:25h

eu uso profissional e mesmo assim não conseguir escapa dessa falha, eu ate já ia excluir alguns arquivo, mas agora sei que foi uma falha do anti-vírus, fico mais tranqüilo. valeu mesmo

0Fernando de Oliveira em 3/12/2009 às 16:27h

Boa tarde. Fui mais uma das vítimas desse vírus. De repente, o Avast passou a acusar que diversas pastas do meu sistema estavam infectadas por esse falso vírus. Como confio no Avast, passei a excluir os arquivos. Como eram muitos, comecei a mandar para quarentena. Só que depois li que era um bug do Avast ou coisa assim. Ai já era tarde, tinha excluídos alguns arquivos que nem lembro quais são, pois foram muitos. Acreditei mesmo que fosse um cavalo de tróia, apesar de não ter entrado em nenhum site suspeito ou ter baixado qualquer arquivo. Se tiver algum problema no desempenho do pc nos próximos dias, acho que terei que formatar. Tudo porque confie no AVAST.

Fonte: eu mesmo.

0Vlademir Pacheco Custodio em 3/12/2009 às 16:52h

Na verdade o que o Avast fez foi localizar virus que estavam em aplicativos ao estilo advanced system care,auslogisc ou seja limpadores, pois eles fazem a função de procurar trojans e spywares, e quando fazem essas varreduras as vezes eles se alojam dentro do próprio programa em questão. Esses programas são bons mas devem ser desabilitadas as funções de procura de trojans e spywares. Deixar que o Antivirus sim faça esse tipo de varredura, pois a quarentena dos antivirus geralmente tem suporte para manipular esses intrusos.

EfeMirConselheiro
0EfeMir em 3/12/2009 às 17:10h

Como se já não bastassem os problemas reais com essa praga, houve uma infeliz atualização do anti-vírus AVAST! que passou a detectar infecção generalizada no meu computador...
Meu pc (que usa AVAST! Home) funcionava normalmente até a meia noite de ontem; derrepente, passou a acusar milhares de infecções pelo Troyano Win32:Delf-MZG... começando pelo "Spyboot"... A solução de remover alguns aplicativos não deu resultado...
Depois de algum tempo, comecei a desconfiar que poderia ser um `falso positivo`, pois alguns aplicativos (que foram instalados após a reformatação e reinstalação do sistema) e que não haviam sido sequer acessados, acusavam infestação... Utilizei a varredura com outros anti-vírus e/ou ferramentas que me reportaram "não haver infecção por malwares conhecidos"...
A solução só veio na manhã de hoje com a atualização VPS 91203-1 da AVAST!...
Os aplicativos que eu havia desinstalado já os re-instalei e espero que não tenha havido danos no `kernell` do Windows XP Pro.
Detalhes, no link:

http://www.infospyware.com/blog/avast-antivirus-se-vuelve-loco-win32-delf-mzg/comment-page-1/#comment-3155

Agora há pouco, houve pronunciamento da AVAST!, conforme link:

http://forum.avast.com/index.php?topic=51647

FrancyCidadão
0Francy em 3/12/2009 às 17:23h

Olha só, isso não aconteceu no meu pc pq desinstalei o avast há algumas semanas, mas por causa de um falso positivo dele perdi a conecção com a minha internet pq exclui um suposto vírus sem prestar atenção a que se relacionava... aí qdo fui ver, excluir o programa do modem q uso... agora vou ter de reinstalar de novo!

GudinesAprendiz
0Gudines em 3/12/2009 às 17:30h

Estranho .. aqui em casa o avast atualizou e informou o Ares de Falso Positivo !! tentei reinstalar o Ares .. baixei de novo e tbm deu falso positivo !!

ruy Aprendiz
0ruy em 3/12/2009 às 17:45h

acusou sim, e causou muitos transtornos mesmo, eu até já mudei de antivirus por causa disso, desinstalou varios programas meus, fez eu perder um monte de tempo precioso até eu desconfiar que o problema era do avast e nao do meu pc, agora to usando o antivirus da microsoft!

ruy Aprendiz
0ruy em 3/12/2009 às 17:51h

eu tinha o spyware doctor free e perdi por causa deste avast ontem, agora só encontro versões nao livres.

EfeMirConselheiro
0EfeMir em 3/12/2009 às 17:53h

Me parece que tanto as versões Pro como Home foram afetadas... Conforme informa o post da AVAST!: "Those who have not used their computers between 12:15am and 5:50am will most likely not be affected."

0ANGELO MIQUELÃO FILHO em 3/12/2009 às 18:00h

O meu também deu uma dor de cabeça danada, a solução foi desinstalar e instalar o avg, pois ele acusava que meu modem 3g estava infectado por horse´trojan, além de desinstalar varios aplicativos meus... fiquei quase a madrugada toda fuçando e só agora pouco consegui detectar o problema. Que coisa não!!! rsrsrsrsr

Fonte: AMF

EduardoAprendiz
0Eduardo em 3/12/2009 às 18:54h

e por isso que n uso ele !

Fonte: eu mesmo

Eliel RSDescolado
0Eliel RS em 3/12/2009 às 19:50h

aqui comigo aconteceu exatamente como vc relatou no meu caso foram os programas realplayer, advanced system care, iobit 360, k-lyte mega codec ao todo foram sete algums que iniciavam junto com o windowns tive que desinstalar porq nao abriam mais. ao meu ver esse foi um erro gravissimo que jamais pode voltar a acontecer ainda mais de uma empresa tao renomada quanto a alwil que a maior desenvolvedora de softwere free desse tipo.

AbdiasDescolado
0Abdias em 3/12/2009 às 20:24h

Eu também tive esse problema, mas eu logo percebi que se tratava de uma falha e desativei todos os serviços do Avast para evitar que arquivos fossem excluídos. Ainda consegui recuperar os que já haviam sido identificados como ameaças na "quarentena".

Por sorte meu sistema nem nenhum de meus programas foram danificados.

Vamos ter paciência e compreenção, erros acontecem. Nem por isso o Avast deixa de ser um excelente antivírus!

0koqueirobentoboy em 3/12/2009 às 20:27h

então no meu computador ta normal o avast e ainda não veio a dar esse pobleninha e ainda bem que não aconteceu nada de achar que algum programa meu e virus então tudo blz aki ainda mano ok

rubensAprendiz
0rubens em 3/12/2009 às 20:34h

apago meu ultraiso, e n ta atualizando =x

0JOSÉ BATISTA em 3/12/2009 às 20:37h

Pelo que entendi o problema foi geral e afetou todos os usuarios do antivirus

weezerNovato
0weezer em 3/12/2009 às 21:04h

sim aconteceu comigo tambem ,coloquei o norto denovo!!

Fonte: ha

Tira-Dúvidas beta