Questão respondida

PIPOW Mentor

QUal a diferença entre os HD`s : IDE e SATA ??

0 em 1/12/2009 às 14:45h

...

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 11 de 11 respostas encontradas (0.156 segundos)
claytonConselheiro

Melhor Resposta

3clayton em 1/12/2009 às 14:54h

Veja bem, o HD é um componente mecânico. O SATA pode alcançar a velocidade de 150MBps. Já o IDE pode chegar a 133MBps. Deu pra perceber que a diferença é bem pequena. Mesmo assim os HDS não conseguem chegar a essa velocidade. Eles trabalham abaixo de 133MBps, devido a limitações mecânicas. Então a "DIFERENÇA" não existe. Mas como o SATA é uma tecnologia mais recente é melhor levar um HD SATA, pois nunca se sabe o que acontecerá com o IDE daqui há alguns anos...

Fonte: http://www.guiadohardware.net/comunidade/desempenho-hd/125585/

2Aislan Luiz Wendling em 1/12/2009 às 14:57h

Além da diferença de arquitetura como o Fabiano mencionou, o SATA é mais novo, tem plug de alimentação diferente do IDE e tem taxa de transmissão mais rápida.
A transmissão é feita diferente, pois na IDE a transmissão é paralela e no SATA é serial, por isso não precisa de um cabo tão largo.

ricardoAprendiz
1ricardo em 1/12/2009 às 15:10h

amigo pelo que eu sei e que o hd ide trabalha com uma transmissao de dados mais lenta na faixa dos 133 mb/s, alem de ter o seu preço mais caro do que os hds sata, quanto ao hd sata existem tres tipos sao eles sata 1 que trabalha com 150 mb/s, sata 2 que trabalha com 300 mb/s e sata 3 que trabalha com 600 mb/s voce tem que ver qual a sua placa mae suporta, ha o hd sata nao precisa ser jampeapo, espero ter ajudado

CrazyMentor
1Crazy em 1/12/2009 às 14:51h

SATA
Serial ATA, SATA ou S-ATA (acrônimo para******Advanced Technology Attachment) é uma tecnologia de transferência de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa (mass storage devices) como unidades de disco rígido e drives ópticos.

IDE ou ATA
ATA, um acrónimo para a expressão inglesa Advanced Technology Attachment, é um padrão para interligar dispositivos de armazenamento, como discos rígidos e drives de CD-ROMs, no interior de computadores pessoais. A evolução do padrão fez com que se reunissem em si várias tecnologias antecessoras, como:

* (E)IDE - (Extended) Integrated Drive Electronics
* ATAPI - Advanced Technology Attachment Packet Interface
* UDMA - Ultra DMA

Fonte: Wikipédia

wallaceDescolado
0wallace em 1/12/2009 às 15:13h

hd e um coponente da cpu que armasena os dados do pc
a principal difereça entre eles é que o sata é o mas resente e trasmite os dados mas rapido do que o ide esta é a principal diferença.

0JOSÉ BATISTA em 1/12/2009 às 16:48h

http://www.guiadohardware.net/comunidade/hd-ide/685358/
DE uma olhada nessa materia

AlexMentor
0Alex em 1/12/2009 às 22:09h

O IDE, do inglês Integrated Drive Eletronics, foi o primeiro padrão que integrou a controladora com o Disco Rígido. Os primeiros HDs com interface IDE foram lançados por volta de 1986 e na época isto já foi uma grande inovação porque os cabos utilizados já eram menores e havia menos problema de sincronismo, o que deixava os processos mais rápidos.
Inicialmente, não havia uma definição de padrão e os primeiros dispositivos IDE apresentavam problemas de compatibilidade entre os fabricantes. O ANSI (American National Standards Institute), em 1990, aplicou as devidas correções para padronização e foi criado o padrão ATA (Advanced Technology Attachment). Porém com o nome IDE já estava mais conhecido, ele permaneceu, embora algumas vezes fosse chamado de IDE/ATA.

O SATA ou******ATA, do inglês******Advanced Technology Attachment, foi o sucessor do IDE. Os Discos Rígidos que utilizam o padrão SATA transferem os dados em série e não em paralelo como o ATA. Como ele utiliza dois canais separados, um para enviar e outro para receber dados, isto reduz (ou quase elimina) os problemas de sincronização e interferência, permitindo que frequências mais altas sejam usadas nas transferências.
Os cabos possuem apenas sete fios, sendo um par para transmissão e outro para recepção de dados e três fios terra. Por eles serem mais finos, permitem inclusive uma melhor ventilação no gabinete. Um cabo SATA pode ter até um metro de comprimento e cada porta SATA suporta um único dispositivo (diferente do padrão master/slave do IDE).

Fonte: http://www.baixaki.com.br/info/2580-quais-as-diferencas-entre-ide-sata-e-sata-ii-.htm

Nerd Descolado
0Nerd em 5/12/2009 às 04:59h

o tipo de cabo flat,o conector, e o desempenho(velocidade de transmição de arquivos,etc...). e tb td o q eles falaram ai em cima

Fonte: conhecimento

0Cicero :) Novamente Ao Tira-Dúvidas em 5/12/2009 às 23:10h

Waârley Esse Artigo deve resolver sua Dúvida.

http://www.guiadohardware.net/comunidade/hd-ide/685358/

Michael Conselheiro
0Michael em 1/12/2009 às 14:57h

Os conectores http://www.ackadia.com/computer/images/sata-vs-ide-bg.jpg

Rodrigo`Cidadão
0Rodrigo` em 1/12/2009 às 14:54h

A diferença aparente sao os cabos, o sata é um fio pequeno geralmente vermelho e o IDE é fino e largo, os tipo SATA ou SATA II tem mais velocidade de envio e recebimento de informações, ja o IDE é mais lento, tambem tem as entradas e saidas diferentes, hoje em dia praticamente todas as placas mae vem com entradas SATA, mas ainda continuam tambem com as portas IDE, vale lembrar que voce tem q ter o HD especifico para cada tipo de cabo.

Tira-Dúvidas beta