Questão respondida

tobias Aprendiz

o que é chipset e qual a sua funçaõ??

1 em 23/11/2009 às 10:32h

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 7 de 7 respostas encontradas (0.203 segundos)

Melhor Resposta

2Renan Mattos em 23/11/2009 às 10:46h

O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não é usado mais em placas-mãe modernas.

Fonte: wiki

IsaiasSábio
0Isaias em 23/11/2009 às 11:03h

Chipset é o nome dado ao conjunto de chips (set significa “conjunto”, daí o seu nome) usado na placa-mãe.
(http://www.clubedohardware.com.br/artigos/568/1)

É o "centro de controle" do computador, controla o barramento do processador, da memória, transferência de dados do HD e muito mais.
(http://forum.clubedohardware.com.br/qual-funcao-chipset/21411)

ricardoAprendiz
0ricardo em 23/11/2009 às 11:29h

É o nome dado ao conjunto de chips, são eles chipset ponte norte que controla o trfego de dados entre processador, a memoria, o slot AGP e o chipset ponte sul que controla o barramento pci e a tambem as interfaces usb e ide

Lázaro JrConselheiro
0Lázaro Jr em 23/11/2009 às 11:39h

Geralmente os chipset são constituidos de silício e são responsáveis por contrololar hardwares. Os chipsets estãos presentes na maioria dos eletrônicos, principalmente os que não possuem processador sendo o chipset responsável pelo controle total. Os chipsets estão presentes e celulares, sons, dvds, MP3, Computador, etc. Os computadores possuem dois chipsets, o chipset sul o norte. O chipset sul é responsável por controlar os perificos on-board como PS2, vídeo, som, rede, serial, paralela, usb; já o chipset norte controla os hardwares como memória, processador, etc.

AlexMentor
0Alex em 23/11/2009 às 20:41h

Um Chipset é o nome dado ao conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa-mãe e cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI, AGP e o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, Timer, controle dos sinais de interrupção IRQ e DMA, entre outras.

Fonte: http://www.baixaki.com.br/info/1402-o-que-e-chipset-.htm

RafaelMentor
0Rafael em 23/11/2009 às 20:45h

Este circuito desempenha um papel muito importante no funcionamento de uma placa de CPU, ele pertence a escala VLSI (Very Large Scale of Integration) ou seja, no seu interior existem centenas de milhares de transistores.

O Chipset é um dos principais fatores para o bom desempenho de um PC, ficando atrás do processador e das memórias. Por isso sempre há a necessidade de escolher placas de CPU com o chipset adequado. Há vários fabricantes no mercado como Intel, Via, Ali, Sis, OPTi, UMC, etc. As diferenças entre um fabricante e outro se referem a qualidade e tecnologia empregada no chip.

A maioria dos Chipsets é formada por dois chips principais (veja a figura abaixo), conhecidos como North Bridge (Ponte Norte) e South Bridge (Ponte Sul).
Mas, afinal para que serve o Chipset?
Bem, seus diversos circuitos servem para realizar uma série de funções a nível de hardware, como:
Controle do barramento PCI;
Controle do barramento AGP;
Controle do barramento ISA (pc`s mais antigos);
Controle e acesso a memória, incluindo a cache L2;
Controle dos sinais de interrupção IRQ, e DMA;
Timer;
Controle da Interface IDE;
Controle da Interface USB.

O Chipset está também relacionado com o clock externo do processador e das memórias. Por exemplo, se o seu processador possui um clock externo de 133MHz, mas a tecnologia do seu Chipset foi baseado em um barramento externo de 100MHz, então você não conseguirá tirar proveito do barramento de 133MHz.

Muitos Chipsets também possuem integrados nele circuitos como de som e vídeo... são as famosas placas de CPU de baixo custo com som e vídeo on-board.

O North Bridge é ligado diretamente ao processador e a partir dele é feito o acesso às memórias e ao barramento AGP, ele faz a geração dos sinais e o controle do barramento PCI.
O South Bridge controla as interfaces IDE, USB, ISA e ele se comunica com o North Bridge através de um barramento PCI, ou seja, ele também é um dispositivo PCI, mas interno à placa de CPU e portanto controlado pelo North Bridge. No South Bridge também está conectado o BIOS e um chip chamado de Super I/O, no qual estão as interfaces de mouse e teclado, interfaces seriais, paralelas, e interface para drive de disquete.

Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/O-que-e-o-Chipset-e-para-que-serve/

0Cicero :) Novamente Ao Tira-Dúvidas em 24/11/2009 às 00:10h

Um chipset ( em português: conjunto de circuitos integrados) é um grupo de circuitos integrados ou chips, que são projetados para trabalhar em conjunto e que são geralmente comercializados como um produto único.

Tira-Dúvidas beta