Questão respondida

ACN015 Mentor

Como que funciona a memória cache de um processador ?

4 em 24/10/2009 às 12:04h

Eu queria saber disso pelo seguinte: normalmente quando vou comparar um processador com o outro, só vejo quatro coisas: consumo de watts, tipo do soquete (para ver se ela é compátivel com a minha placa mãe), número de núcleos e a sua frequência. Então queria saber como a memória cache funciona e qual a sua importancia no processador.

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 9 de 9 respostas encontradas (0.063 segundos)

Melhor Resposta

8D.Ferreira em 24/10/2009 às 12:37h

Entendendo sobre o funcionamento da Memória CACHE da CPU

Memória Cache

É uma memória de alta velocidade que faz a interface entre o processador e a memória do sistema. A memória cachê é uma memória embutida no processador que serve para armazernar os dados freqüentemente mais usados. Ela evita na maioria das vezes que seja necessário recorrer à memória RAM, muito mais lenta se comparada a cache.



Este tipo de memória é usado como um intermediário na execução do processador com a memória RAM, já que é capaz de conversar muito mais rapidamente, sem espera. O trabalho da memória cache é tão importante que, sem ela, o desempenho de um processador pode ser seriamente comprometido.


São usados dois tipos de cache primário, ou cache L1 (level 1); e secundário, ou cache L2 (level 2). Este último é um pouco maior em termos de capacidade e passou a ser utilizado quando o cache L1 se mostrou insuficiente.


Antigamente, um tipo distinguia do outro pelo fato de a memória cache L1 estar localizada junto ao núcleo do processador, enquanto que a cache L2 ficava localizada na placa-mãe.


Atualmente, ambos os tipos ficam localizados dentro do chip do processador, sendo que, em muitos casos, a cache L1 é dividida por alguns fabricantes em duas partes: "L1 para dados" e "L1 para instruções". Existem processadores que trazem até um cache L3 (level 3).


Sempre que o processador precisar ler dados os procurará primeiro no cache L1. Caso a informação seja encontrada, o chip não perderá tempo, já que o cache primário funciona na mesma freqüência que ele.
Se o dado não estive no cache L1, então o próximo a ser visto será o cache L2. Mesmo encontrando o que procura no cache secundário, o processador levaria algum tempo, mas não tanto quanto perderia caso precisasse acessar diretamente a memória RAM.

Como funciona a memória cachê

O sistema de cache inicia tentando ler tantos dados da memória dinâmica quanto possível e guarda-os em sua memória estática de alta velocidade (ou cache). Quando requisições do processador chegam, ela checa se os endereços requisitados são os mesmos dos que já foram lidos da memória, caso seja, os dados são enviados diretamente da cache para o processador, caso contrário, ela permite que o processador acesse a memória principal (o processador realiza este acesso lentamente).




Então o sistema de cache atualiza seu conteúdo com o que foi lido da memória pelo processador e tenta ler tantos dados quanto o possível antes que a próxima requisição do processador chegue.

Fonte: http://www.overbr.com.br/forum/estudo-entenda-como-funciona-mem-ria-cache-do-processador-t29218.html?s=9b4428721e6280756dd91976142e303a&

KlaytonCidadão
4Klayton em 24/10/2009 às 12:42h

A memória cache é uma memória de alta velocidade que é utlizada dentro do processador pra agilizar os cálculos e processos que ele faz.
É como se fosse um bloco de anotações onde ele bota os dados que vai precisar pra fazer os cálculos.
Como a memória ram do PC não tem velocidade suficiente pra manter o processador alimentado com esses dados, ele carrega na cache, que trabalha na mesma velocidade do processador, ou próximo disso, pra que possa ser lida de fomra mais rápida.
Quanto mais memória cache o processador tem, mais dados ele poderá processar sem ter que esperar pela memória ram.

Existem niveis de memória cache:
Cache L1: A cache mais interna e mais rápida do processador. É utilizada para fazer as operações fundamentais dos processos.
Geralmente varia entre 512 KB a 1 MB
Cache L2: É a cache que armazena os dados a serem processados, basicamente é a que é mostrada na especificação do processador.
Geralmente varoa de 1 MB a 256MB (nos processadores top de linha).

Há ainda processadores que usam cache L3, mas é mais raro (geralmente AMD`s).

Os "L" siguinificam "Level", o nível da cache no processador.

Resumindo: Quanto mais memória cache o processador tiver, mais dados ele consegue processar sem ter atrasos.

alecgnAprendiz
4alecgn em 24/10/2009 às 13:36h

Nosso amigo Renan Mattos está redondamente equivocado...
Não confunda MEMÓRIA CACHE DO PROCESSADOR com cache da internet ou do browser... Não tem nada a ver uma coisa com a outra...
A memória cache é a memória interna do processador, uma memória ultra veloz q ele usa para armazenar os dados ou instruções para o processamento q estiverem na memória RAM; é um ciclo: o disco rígido passa as informações para a RAM, q é mais rápida do q ele; a RAM, por sua vez, passa essas informações para a memória cache do processador, q é mais rápida do q a RAM;
Há todo o conceito de REGISTRADORES tbm, mas não vou me aprofundar muito...
Grande abraçO!

3Carlos Paixão em 26/10/2009 às 00:19h

E ai, meu caro.
Permita-me te responder de uma maneira mais didática.

O Pc foi criado para substituir/auxiliar as tarefas da vida real, e o seu funcionamento tb eh parecido.

Imagine-se trabalhando em uma mesa cheia de documentos. Vc tem todos na mesa, mas aqueles que vc precisa usar com mais frequencia, vc os deixa mais próximo da sua mao. Com a memória cache é exatamente a mesma coisa: aquilo que vc utiliza com mais frequencia o processador encarrega de armazenar em cache, que é um local bastante proximo das células de processamento, tornando dessa forma, o seu acesso bem mais rápido do que se os mesmo arquivos se encontrassem ociosos no HD.

Bem, resumidamente é isso!

Espero ter ajudado...

Abraços, meu velho...

juninhoAprendiz
2juninho em 24/10/2009 às 13:12h

A memoria cache é pura e simples..
ela só armazena suas ultimas acões para que quando vc as faça novamente essa msm acão seja ezecutada com mais rapides

2Rafael Corrêa Gomes em 24/10/2009 às 12:52h

É basicamente o potencial de seu processador!

1Renan Mattos em 24/10/2009 às 12:55h

Memória Cache
É a área de armazenamento temporário do browser. Quando o utilizador visita uma página Web, é automaticamente armazenada uma cópia dessa página na cache do computador, ou seja numa directoria existente no disco duro.
Se o utilizador volta à página que visitou recentemente, o browser pode ir lê-la à cache em vez de ir ao servidor original na Internet, poupando tempo e recursos de rede.

AlexMentor
1Alex em 24/10/2009 às 12:36h

a memoria cache é uma memoria de alto desempenho que vai auxiliar o processador na sua atividades, aumentando o desenvolvimento dele

1Desativado desde 2009 em 26/10/2009 às 17:19h

A memória cache serve para armazenar os dados mais requisitados pelo processador, agilizando o acesso aos dados armazenados na memória RAM.

Tira-Dúvidas beta