essa é complicada. Vamos analizar por casos.
1- localmente.
2- Remotamente.
1- se for localmente, significa que outra pessoa entra no pc quando você não está. Verifique os usuários, se só tiver um, coloque uma senha, se tiver mais, tire-os ou coloque senhas também. Mas nesses casos normalmente é alguem que convive com você.
2- Remotamente
Se o monitoramento for por parte de algum emgraçadinho qurendo roubar suas senhas, verifique as portas abertas (use um firewall para bloquea-las), bloqueie o acesso a qualquer processo que não seje de sua confiança.
Se o monitoramento for por parte da empresa em que trabalha ou instituição de ensino, nem vo ensinar, pois é o dever deles monitorar o que acontece na sua rede.
Se a sua rede é sem fio, procure um programa que criptograva os pacotes enviados e recebidos, porque como os pacotes ficam no ar, qualquer um com um pouco de conhecimento pode captura-los, mas com criptografia ele vai quebrar muito a cabeça e se for boa, nunca conseguira decifrar os dados.
Opa. Essa eu posso responder bem.
1: Obviamente passe um anti-vírus.
2: Se Seu Anti-vírus não encontrar nada, você tem que ver as conexões que seu computador está fazendo com a internet (que programas que estão utilizando ela sem você mandar, tirando os svchost.exe ).
3: Se você achar alguma conexão estranha ou anormal vá até o Gerenciador de Tarefas (Ctrl+alt+del) Procure o nome do processo e clique com o botão direito em cima> Abrir local do arquivo, depois vá até o gerenciador de tarefas de novo e finalize o processo, vá até painel de controle>sistema e procure uma opção para desativar a proteção do sistema(que na verdade é a restauração do sistema). Vá até a pasta do arquivo estranho, delete e ele nunca mais deve aparecer.
4: Se For um trojan banker(vê tudo o que você escreve e muitos anti-vírus não acham)Existe um processo chamado svchost.exe, ele só pode existir na pasta Windows/system32 e só é executado pelos usuários System, Local Service e network Service, se eles estiver sendo executado pelo seu usuário(veja no gerenciador de tarefas), Você tem que procurar um negócio chamado Bankerfix no fórum Linha defensiva, Desculpe não estar postando um link, que aliás eu tenho, mas acho que o baixaki não permite links para sites externos. Aliás, eu acabei de deletar um desses a 10 min aqui usando esse bankerfix, pode confiar.
Boa Sorte!!
pra evitar isso é só vc ativar senhas e o FIREWALL; veja a definição para firewall:
O firewall ajuda a manter o computador mais seguro. Ele restringe as informações que chegam ao seu computador vindas de outros computadores, permitindo um maior controle sobre os dados no computador e oferecendo uma defesa contra pessoas ou programas (incluindo vírus e vermes) que tentam conectar o seu computador sem permissão.
Você pode considerar um firewall como uma barreira que verifica informações (freqüentemente denominada tráfego) vindas da Internet ou de uma rede e, em seguida, joga essas informações fora ou permite que elas passem pelo computador, dependendo das suas configurações de firewall.
Baixaki » Utilidades e Segurança » Firewalls
o turkojan 5 nao pode se detectado nem a PAU! entao eskece se o turk pega vc (ainda nao existe anti virus capaz de detectalo como virus) ja era
pq se o turkojan 4 é mt BOM o 5 nem se fale,
mais para tirar o turkojan 4 do seu pc faça o boot com o avast q pega, mais o 5 nem o norton pega ¬¬
1° Iniciar > executar > msconfig > inicializar > deixa marcado somente o anti-vírus.
2° Opções de Firewall no painel de controle e desmarca a opção de acesso remoto.
3° Meu Computador > Clique com o botão direito PROPRIEDADES > Remoto > desmarque : Permitir que usuários se conectem.......
4° Faz um Scan completo em seu PC com seu anti-vírus.
Caso esteja perdendo dados etc e não esteja conseguindo achar um espião ou coisa do tipo, crie um novo usuário se não resolver formate o seu PC.
abração !