Questão respondida

Vitor :] Descolado

Ficar muito tempo no celular pode causar algum problema à saude?

6 em 8/10/2009 às 12:15h

Fico umas 3 ou 4 horas no celular, por dia, mais ou menos. quero saber se isso pode causar algum dano a minha saude

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 16 de 16 respostas encontradas (0.063 segundos)
Carlos MisaelDescolado

Melhor Resposta

2Carlos Misael em 8/10/2009 às 21:49h

No manual do meu celular diz o seguinte, "Informações da Organização Mundial de Saúde - As mais recentes informações científiicas indicam que não há necessidade de precauções no uso de telefones celulares. Na eventualidade do assunto ser motivo de preocupação, voce poderá controlar sua propria exposição a campos RF (Rádio Frequência), quanto a de seus filhos, limitando a duração das ligações ou através de dispositivos que permitam a utilização do aparelho celular longe da cabeça ou do corpo". Então todos os celulares estão de acordo com as diretrizes internacionais para exposição a ondas de rádio, além de aqui no Basil todos os aparelhos deverão está homologados pela ANATEL. Não adquira aparelhos que tenham sido alterados e que não tenha o selo da ANATEL, pois poderá fazer mal a sua saúde.

PrimeAprendiz
1Prime em 9/10/2009 às 00:49h

Não há comprovação científica, mas alguns estudos indicam a possibilidade de que o uso do celular no bolso da calça pode atrapalhar a formação dos espermatozóides.
É bem difícil dizer, mas eu não arrisco, celular só na mochila agora xD

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/37/artigo39631-1.asp

1ROMUALDO ANTONIO DE MELO em 9/10/2009 às 13:54h

olha amigão , como diz o ditado :
" tudo que é demais , enjoa "
temos varias informações em contradições e por via das duvidas , em se tratando de saude é melhor prevenir do que remediar ...então , até que não tenhamos motivações que superem as possiveis informações de males provocados pelo uso de algumas tecnologias , acho melhor tentarmos ser o mais cautelosos possivel .. afinal nossa saude é só nossa e cada um é responsavel pelo interesse em preserva - la ..
um abraço !!!

Marcello MZDescolado
1Marcello MZ em 9/10/2009 às 15:51h

Não. O único problema é a sua conta de telefone vir muito alta e você ter um enfarte. Fora isso não tem problema algum.

1Desativado desde 2009 em 11/10/2009 às 10:26h

Nada comprovado, mas eu já li que os aparelhos celulares emitem radiação, o que pode levar a casos de câncer.

NinhO .Cidadão
0NinhO . em 12/10/2009 às 15:17h

provavelmente a visao

RafaelCidadão
0Rafael em 9/10/2009 às 01:30h

Provavelmente ainda não, mas como eu sempre digo, a Tecnologia além de ser um fator benéfico a toda nosso cotidiano, o que mais nos prejudica é ficarmos dependentes disso tudo, espere até um dia seu celular pifar, e verá o quanto é preso a isso, e isso sim faz mal.

-1Renan Mattos em 8/10/2009 às 12:24h

Devido ao enorme aumento de aparelhos celulares em todo o mundo há a preocupação de que sua radiação possa apresentar perigos à saúde. Isso porque aparelhos celulares usam onda eletromagnéticas na faixa de microondas. Essa preocupação induziu algumas pesquisas. A Organização Mundial de Saúde conclui que danos sérios à saúde são bastante improváveis de acontecer devido aos aparelhos celulares e suas estações.

Porém, algumas nações - como Áustria, Alemanha e Suécia - recomendam aos seus cidadãos que minimizem os riscos da radiação ao:
* Usar "hands-free" ou viva-voz para diminuir a radiação na cabeça.
* Manter o aparelho celular longe do corpo.
* Não usar o aparelho celular dentro do carro sem uma antena externa.

Parte das ondas de rádio emitidas por um aparelho celular é absorvida pela cabeça. As ondas de rádio emitidas por um aparelho celular GSM pode ter um pico de 2 watts, enquanto um telefone analógico pode transmitir até 3,6 watts. Outras tecnologias, como CDMA e TDMA, liberam ainda menos, tipicamente abaixo de 1 watt. A força máxima liberada por uma parelho celular é controlada por agências regulatórias de cada país.

Efeitos termais dos aparelhos celulares

Um efeito bem conhecido da radiação de microondas é o aquecimento dielétrico, no qual qualquer material dielétrico (como um tecido vivo) é aquecido pela rotação das moléculas induzidas pelo campo eletromagnético. No caso de uma pessoa usando um aparelho celular, a maior parte do efeito de aquecimento ocorrerá na superfície da cabeça, fazendo com que sua temperatura eleve-se por uma fração de grau. Nesse caso, o nível de elevação da temperatura é de uma ordem de magnitude menor do que o obtido pela exposição direta da cabeça à luz solar. A circulação sanguínea no cérebro é capaz de regular o excesso de calor ao elevar o fluxo sanguíneo no local. Porém, a córnea do olho não tem esse mecanismo de regulação de temperatura. Cataratas prematuras são conhecidas como uma doença ocupacional de engenheiros que trabalham em transmissores de rádio de alta potência. Entretanto, não foi relacionada a incidência de catarata com o uso de aparelhos celulares, possivelmente devido à baixa potência destes.

Tem sido defendido que algumas partes da cabeça são mais sensíveis a danos da elevação de temperatura, particularmente as fibras nervosas. Resultados mais recentes de uma equipe científica sueca no Karolinska Institute têm sugerido que o uso contínuo de aparelho celular por mais de 10 anos acarretaria em um pequeno aumento na probabilidade de desenvolver neuroma acústico, um tipo de tumor cerebral benigno. Essa elevação na probabilidade não foi notada naqueles que usaram celulares por menos de 10 anos.

Efeitos genotóxicos dos aparelhos celulares

Pesquisa grega do final de 2006 encontrou relação entre a radiação de aparelhos celulares de danos ao DNA. Em dezembro de 2004 um estudo Pan-Europeu chamado REFLEX, que envolveu 12 laboratórios de vários países, mostrou algumas evidências de dano ao DNA de células em culturas in vitro quando expostas a de 0,3 a 2 watts/kg. Houve indicadores, porém não evidência rigorosa de outras alterações celulares como dano a cromossomos, alterações na atividade de certos genes e elevação na taxa da divisão celular.

Aparelhos celulares e câncer

Em 2006 foi publicado um grande estudo dinamarquês sobre a relação entre o uso de aparelho celular e câncer. O estudo acompanhou mais de 420 mil dinamarqueses por mais de 20 anos e não encontrou elevação no risco de câncer.

Outros estudos de mais de 10 anos que investigaram a relação entre o uso de aparelho celular e câncer:
* Estudo sueco de 2005 concluiu: "os dados não dão suporte à hipóteses que o uso de aparelho celular está relacionado ao aumento do risco de glioma ou meningioma".
* Estudo britânico de 2005 conclui que: "não há risco substancial de neuroma acústico na primeira década de uso dos aparelhos celulares".
* Estudo alemão de 2006 declarou que "não foi observado elevação de risco de glioma ou meningioma entre usuários de aparelhos celulares, porém estudos de mais longo prazo precisam ser feitos para confirmar a conclusão".

Fonte: Copacabana Runners

-1Wilson Marques de Oliveira em 8/10/2009 às 16:09h

P`ra tua saúde eu não sei, mas para a saúde financeira da operadora é ótimo.

DIOGO SUMAIOAprendiz
-1DIOGO SUMAIO em 8/10/2009 às 18:40h

Vitor olha eu uso muito mais muito mesmo, não sinto nada até agora tenho um total de 5 celulares fico muito tempo neles quase o dia todo ,e isso já faz muito tempo ,uns 7 anos eu creio,e nada sinto até o momento,se vc usa muito e está com certo receio,use a viva voz ou então um fone de ouvido ok. um abraço.Diogo

-2D.Ferreira em 8/10/2009 às 12:23h

Apesar dos estudos, ainda não há provas sobre o celular causar algum dano à saúde.
Em alguns países, já estão obrigando as empresas a retirarem suas antenas de locais próximos de núcleos residenciais. Outros países estão esperando a população ficar doente para fazer isso.

O uso do aparelho celular também pode fazer mal e alguns estudiosos recomendam um tempo máximo de uso por dia.
Se o celular chega a esquentar enquanto está em funcionamento é porque as ondas que ele recebe causam esse aquecimento. Colocando o aparelho próximo à cabeça, com certeza esta também receberá as ondas.

Fonte: Yahoo

-2JOSÉ BATISTA em 8/10/2009 às 13:06h

Nao existe nada comprovado se o uso de celular pode causar algum problema de saude. Eu uso muito tambem. Mas certeza ninguem tem viu.

-2pipow Desativado em 8/10/2009 às 15:55h

Não se tem provas amigo mas dizem que não é bom ficar grudado ao telefone o tempo todo porque ele emite radiações e toda ela não faz bem a saúde.

ProCyberDescolado
-2ProCyber em 8/10/2009 às 16:07h

Sim: atualmente foi comprovado que o celular usado em ecesso tem as mesma consequencias que ouvir sons em fone.

-3Firefox Kyuubi em 8/10/2009 às 20:16h

Que pergunta besta!!!
COMPLETA PERDA DE TEMPO!!!

-4Justiceiro em 8/10/2009 às 20:08h

vc pode ficar broxa e seu braço cair

Tira-Dúvidas beta