Questão respondida

Raul Emmanuel Descolado

Como desativar o pedido de senha do Setup da BIOS?

2 em 21/8/2009 às 18:27h

Pois tenho um computador Nova e pareçe ter uma senha de fabrica no Setup da BIOS....mas não sei qual que é! Tem algum programa que tira a senha sem prejudicar a Bios?

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 4 de 4 respostas encontradas (0.063 segundos)

Melhor Resposta

1Desativado desde 2009 em 21/8/2009 às 18:55h

Dando um Clear Cmos. Abra o gabinete e mude de lugar o jumper que fica ao lado da bateria durante uns 30 segundos e coloque no lugar novamente.
Quando ligar o computador novamente vai aparecer um erro de Cmos, entre no Setup e reconfigure o primeiro boot pra CD ou HD, porque estará como Floopy. Saia do Setup e problema resolvido. Reconfigure data e hora pelo Setup mesmo, ou pelo próprio Windows depois.

TCHÊTCHÊUCidadão
1TCHÊTCHÊU em 21/8/2009 às 20:30h

Apagando as configurações de BIOS

Existem alguns aplicativos que conseguem apagar as configurações de BIOS, como o ClearCMOS, porém, nos testes do InfoWester, ele não foi funcional em algumas placas-mãe (especialmente as fabricadas pela Intel).

Como nem sempre é possível apelar para programas (por questões de licença, falta de acesso à internet ou outros), a utilização de códigos ou scripts se mostra melhor.

Para a aplicação de códigos, o InfoWester usou o comando debug, para MS-DOS. Por ele é possível executar códigos em linguagem Assembly (uma linguagem que, a grosso modo, trabalha diretamente com o hardware).

Apesar de ser possível executar o debug em ambiente Windows (para isso, vá em Iniciar / Executar, digite cmd e no prompt, digite debug - vá à pasta C:\windows\system32 caso o comando não seja encontrado ou não execute corretamente) é recomendável executar o script fora desse sistema. Para isso, o InfoWester usou um simples disquete de boot para o Windows 98. Como o computador já estava configurado para dar boot por esse meio, simplesmente inserimos o disquete na máquina após ligá-la.

Quando o prompt do DOS ficar acessível, digite debug e pressione a tecla Enter em seu teclado. Em seguida, insira o seguinte código. No final de cada linha, pressione a tecla Enter:

A
MOV AX,0
MOV AX,CX
OUT 70,AL
MOV AX,0
OUT 71,AL
INC CX
CMP CX,100
JB 103
INT 20
(pressione a tecla Enter mais uma vez)
G
Q

Repare que no código acima, há três letras usadas isoladamente: A, G e Q. A letra A serve para o debug saber que deve executar os códigos em linguagem de máquina. A letra G tem a função de executar as tarefas correspondentes ao código. Por sua vez, a letra Q é usada para sair do debug.

Note que durante a execução do código, uma seqüência de caracteres aparece no início de cada linha. Isso não representa erros. Trata-se apenas da indicação de endereços de memória.

Caso você digite algo errado, o debug aponta erro e repete a linha. Assim, basta digitar o código correspondente novamente, como mostra a imagem abaixo. Mesmo assim, esteja atento para digitar tudo corretamente e para não pular nenhuma linha.

Importante: cuidado para não confundir o número zero com a letra O. No código acima, essa letra não é usada.

Terminada a execução do código, basta reiniciar o computador e tentar acessar o Setup do BIOS. Se o código funcionou, a senha não será mais solicitada e assim você poderá fazer as modificações que achar necessário. É importante frisar que você terá que configurar data e hora novamente, além de outras opções.

OBS.: esse procedimento não causa danos ao sistema operacional, no entanto, nos testes do InfoWester, um computador deixou de carregá-lo. O problema foi resolvido após a opção PCI IDE Bus Master ter sido desativada no Setup do BIOS. Assim, ao ter problemas, verifique a configuração do Setup ou procure alguém com conhecimento para isso, caso não tenha muita experiência no assunto.

Outros códigos

Existem outros códigos que também podem ser usados para apagar a configuração do Setup do BIOS. Porém, alguns só funcionam em determinados modelos de placa-mãe. Assim, caso não tenha sucesso com o código anterior ou queira executar um mais simples, você pode tentar as seguintes seqüências, todas executadas no comando debug (pressione a tecla Enter no final de cada linha):

o 70 2e (o primeiro caractere é a letra O)
o 71 ff (o primeiro caractere é a letra O)
q

Código voltado aos BIOS da AMI/Award
o 70 17 (o primeiro caractere é a letra O)
o 71 17 (o primeiro caractere é a letra O)
q

Código voltado aos BIOS da Phoenix
o 70 FF (o primeiro caractere é a letra O)
o 71 17 (o primeiro caractere é a letra O)
q

Finalizando

É conveniente consultar o manual da placa-mãe antes de executar algum código para apagar as configurações do Setup do BIOS, pois existem muitos modelos que possuem um jumper próprio para isso. Além disso, a diversidade de BIOS existentes faz com que nem sempre um determinado código funcione. Assim, caso tenha feito uma série de tentativas sem sucesso, como último recurso, procure o suporte técnico do fabricante da placa-mãe.

Fonte: http://www.infowester.com

ReginaldoNovato
0Reginaldo em 24/8/2009 às 20:02h

estes computadores da nova sempre vem com senhas no setup da bios, o jeito é perder a garantia e tirar a pilha mesmo, dizem que se vc conseguir ligar para a Nova que fica em colombo, eles lhe dão a senha.

raphaelruzAprendiz
0raphaelruz em 21/8/2009 às 18:40h

o jeito que eu sei, é só você abrir o gabinete e retirar a bateria da placa mãe, esperar uns 10 segundos e recolocar ela

Tira-Dúvidas beta